Amo essa canção!

24/08/2010

Que País é Esse??? É a P...Do Brasil!

Por que esse título assim tão...? Porque eu estou com ódio, estou revoltada, indignada, gritando, gritando bem alto, porque eu estou com meu estômago revirando de nojo, porque estou doendo de tanta vergonha, porque eu tenho vontade de enfiar a minha cabeça na terra, como faz um avestruz, para não ter que encarar o espelho todos os dias pela manhã e pensar que sou brasileira. Para não pensar que nasci e vivo aqui, nesse país ridículo onde tudo vira uma piada e, diga-se de passagem,  todas elas são piadas de extremo mau gosto; onde as pessoas acham simplesmente engraçado que os políticos nos roubem descaradamente, como sempre fizeram e ainda adotem o slogan "rouba mas faz..." Faz o que, pelo amor de Deus! Fico com vergonha de dizer que no meu país qualquer "mulher fruta" vira celebridade, e olha que aqui temos um pomar inteiro repleto de "frutas", onde no currículum consta: "sabe ler e escrever"(será que sabe mesmo?tenho minhas dúvidas se não fazem parte dos 65%  que são considerados analfabetos funcionais) e agora caros amigos, até elas estão pleiteando  os mais altos cargos políticos do meu país, e não duvido que cheguem lá, pois na comunidade onde trabalho, já ouvi falar de algumas pessoas que vão votar no palhaço "Tiririca"(o palhaço mais ridículo e sem graça que já vi na vida) E e se perguntamos  o que motivou a escolha, essas pessoas respondem que "ele é legal". Da mesma forma que vi outras pessoas elegendo Collor de Melo para presidente da república, porque "ele era bonito."
Eu, há muito tempo tinha decidido que não iria assistir a nenhum espetáculo do Circo chamado "Horário Eleitoral Gratuito", graças à Deus, não sou obrigada a ficar ouvindo tamanhos desmandes. Hoje porém, conversando com duas amigas sobre a campanha eleitoral, elas me recomendaram que assistisse, pelo menos uma vez, o tal espetáculo circense e assim o fiz. Às 20:30h pontualmente, eu estava lá em frente a TV, sem saber se teria paciência para tanto, mas enfim...Resolvi que iria até o final.
Gente, sinceramente,  posso dizer a vocês que desde quando eu me entendo por gente e passei a entender um pouquinho sobre política, nunca tinha visto tamanha baixaria do nível dos candidatos, como agora. Fiquei estarrecida!
O palhaço "Tiririca", que mencionei acima, é candidato a Deputado Federal (se não me engano) e em sua propaganda eleitoral ele diz: " o povo não é palhaço, mas eu sou. Se você não votar em mim, eu vou morreeeeeeeeeer (assim mesmo, com esssa ênfase) e se vocês votarem em mim, eu vou me elegeeeeeeeeer. Diz ainda que não sabe para que serve um deputado, mas se o povo o eleger, ela vai descobrir e depois  conta. 
Fiquei pensando o seguinte: isso só pode ser mais uma brincadeira...De mau gosto, porém uma brincadeira.
Depois disso, vi muito mais. Vi o estilista Ronaldo Esper, que tempos atrás (não muito tempo) foj pego em flagrante roubando vasos em um cemitério de luxo, aqui de São Paulo, fato que deu a ele maior destaque na mídia, lhe rendendo muitas aparições em diversos programas de televisão, o que já é um absurdo mas...Será que vocês conseguem adivinhar o que é ainda pior do que tudo isso? Não? Pois eu lhe conto: o ladrão de vasos, agora também está concorrendo ao cargo de deputado e aparece na TV, cheio de pose, com óculos escuros, rindo bastante (certamente está rindo do povo brasileiro). Ele diz que o motivo pelo qual está rindo é que se lembrou da sua avó, pois ela falava que vaso ruim não quebra, e acrescenta o seguinte: "como eu sou um especialista em vasos, vou quebrar todos os vasos ruins que existem no Congresso Nacional." O cara, rouba os vasos do cemitério e ainda faz disso sua propaganda política, como se fosse algo para sentir orgulho...E rindo o tempo todo, rindo muito.

Agora me digam: tenho ou não tenho motivo para ficar revoltada, indignada e com muito ódio??
Depois de tudo, senti uma vontade de enorme de ouvir a música "Que País É Esse?". música que Renato Russo, um dos poetas da minha geração, escreveu em 1978, cujas palavras continuam atuais, mesmo já tendo se passado 32 anos.
Não dá mais para ter esperança, nesse país.  As coisas por aqui só pioram, a cada dia.
                           

Nas favelas, no senado

Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
No Amazonas, no Araguaia iá, iá,
Na Baixada Fluminense
Mato Grosso, nas Gerais e no
Nordeste tudo em paz
Na morte eu descanso, mas o
Sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Terceiro mundo, se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando vendermos todas as almas
Dos nossos índios num leilão
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

20 comentários:

Nilce disse...

Oi Yoyo

Também havia prometido não falar em política aqui no blog.
Detesto!
Mas, semana passada, indignada com um post que li sobre o assunto fiz um post também sobre os tais candidatos. É REVOLTANTE!!!
Que país é esse???
Parabéns pelo post!

Bjs no coração!

Nilce

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Pois é Yoyo, concordo com vc! É realmente desanimador e nojento.
Vc sabe que a semana passada eu estava na sala de espera do pediátra do meu sobrinho vendo tv enquanto o mádico não chamava, e eis que eu quase caí da cadeira!!!! Menina, vi um anúncio rápido da mulher pêra!!! Que raio foi aquilo, eu levei um susto! Foi inacreditável!!! Acho que até esqueci de contar pra minha irmã...
É minha flor...que país é esse?
Beijinhos.

Flores e Luz.

Claudiene Finotti disse...

Oi Yoyo!
Eu já fui super antenada com política, hoje me orgulho de estar fora de qualquer debate sobre isso e orgulhosamente afirmo que não voto em ninguém.
É muita mentira e dissimulação, não acredito em mais nada. E aqui em GO que o cantor Renner, da dupla rick e renner, é candidato a senador. Pode? Nem goiano ele é... podreeeeeeeeeeeeeeeeee.

Bjocas.

Driks Barreto disse...

É minha amiga é mesmo de ficar indignada,e opior é que estes idiotas ainda conseguem votos...sem comentarios!!!O povo acha graça ao invés de se indignar,acaba até votando achando que vai fazer uma satira,e satira essa que pode fazer um imbecil desses ter um cargo poltico de vdd,
é de se revoltar!!!!

Françoise disse...

Ótimo texto,
como não indignar-se diante de tanta nojeira???? Realmente um absurdo, uma vergonha sem tamanho......

Abraços.

Suzanna disse...

Muito triste não é amiga?
Pior que isso, não vejo saída sabe? nãoooooooo vejo, porque entra um sai outro e nada muda, e o povo "nós", continuamos aqui embasbacados e completamente atados não sei pelo "oque?" falamos, falamos e depois cai tudo no esquecimento e vamos seguindo simplismente como ovelhas ao matadouro.
Realmente não entendo o que acontece, cansei de me revoltar e me "envenenar" e não acontecer nada.
Algo tem que mudar e não são os políticos não, é o povo, o brasileiro que precisa acordar, agora sinceramente, nem imagino como, porque é tudo tão discarado, o roubo, a pouca vergonha, a miséria proveniente disso, e tudo o mais, que não da para pensar o que faria o povo acordar, e aí logo aí, estamos na iminência de ter uma "mulherzinha", com uma ficha tenebrosa,uma das mais terr´veis que já vi,como presidente. Porque dela não falamos de pequenos furtos, ou menores delitos, a ficha da mulher é assutadora.
E é assim...tudo fica esquecido.
Uma pena ...mas cansei.
Beijos Yoyo !

Lúcia Soares disse...

Yoyo, esse país é o que fizemos dele. Já vem errado de anos e anos. Acho que nunca foi "certo". Desde que me entendo ouvi que "esse é o país do futuro". Quando será esse futuro? Pra nossos tatatatatataranetos?
Mas, pensa bem, o que fazemos pra mudar? Não votar não é solução. Não reeleger os fichas-sujas é o primeiro passo. Mas corremos o risco "dessa mulher" entrar na presidência e ao lado dela uma velha raposa, o Temer. E aí? Tudo igual.
Entendo sua indignação e compartilho. Por acaso, ontem também assisti ao horário eleitoral. É risível. Fora tanta mentira dita.
Mas visita "O Brasil que eu amo", lá no blog e tenta imaginar essa beleza toda governada por gente de bem.
Quem sabe um dia?...

Glorinha L de Lion disse...

Yoyo, te aplaudo de pé! A cada dia me envergonho mais desse país! E essa pouca vergonha que está aí vai continuar, impunemente, pois cara de palhaços já temos, agora com essa mulher ganhando as eleições é que seu partido vai achar que tem o aval desse povo ignorante pra roubar e fazer mais falcatruas ainda! Pois depois de tudo o que fizeram e o "presidente não viu", agora é que vão chafurdar na bosta mesmo...onde nós, cidadãos de bem vamos parar? É aterrador, sinceramente. bjs.

Ana Maria Braga disse...

Eu concordo com muita coisa dita aqui, mas ainda acredito que tenham bons politicos. Precisamos é saber em quem votar.Precisamos acordar e não deixarmos os maus politicos nos fazer de bobs !!Pagamos não reelegendo-os esses que são corruptos e dissimulados.O assunto é muito polemico, Yoyo. Bjs

Mauro S disse...

Eu já não gosto de falar em política, mas este país é isto aí mesmo, um caso perdido, e a mudança está no voto do povo, mas votar consciente.
Se os principais políticos fazem e deixam acontecer, se uns metem a mão, estes novos candidatos estão sendo influenciados pelo que eles como povo, e nós, vemos todo dia, e nada acontece.
Por isto se candidataram.
Cabe a nós decidir em quem votar, mas que este país está uma vergonha, sim está!
Eu não gosto de nenhum candidato a presidente destes que estão aí, nem gosto do atual governo, nem do passado com FHC, simplesmente não concordo com eles, acho que tem muita coisa que precisa ser mudada a começar pela segurança neste país, porque estamos a mercê, inseguros e ninguém se preocupa com a gente, com nossos familiares, simplesmente matam e fica por isto mesmo.
Tudo se arrasta!
Os exemplos são sempre os piores, seja em novela ou em política.
Concordo com o slogan do Tiririca, Pior do que está não fica, não acredito que fique pior, o que não quer dizer que vá votar nele porque nunca o aturei.
Muito tem que ser mudado, e tem muita coisa errada ainda.

Este é o nosso país!
Beijos.

orvalho do ceu disse...

Olá, Yoyo
Votar é um direito adquirido...
Eles podem tentar... são livres... mas ainda creio na cosciência dos qu votam... não é possível tanto disparate mais do que já temos pelos anos afora...
Bjs e sernenidade pra chegar bem no dia "d".

Deia disse...

Yoyo, se eu escrevesse um post, seria cópia fiel do seu. Não tiro nada, não faço nenhuma ponderação, aliás, assino embaixo. Palhaço, o Tiririca? Não, palhaços somos nós, pois o dinheiro dos nossos impostos paga pelo horário eleitoral que é gratuito para o candidato - mas custa, e muito, para nós. Um beijo, Deia.

Tati disse...

Ai Yoyo, queria ter alguma palavra de apoio neste momento, mas compartilho da sua raiva e da sua vergonha... Está difícil. Também acho que nunca foi tão difícil escolher candidatos. Te digo mais, aqui no Rio, Tati quebra barraco é candidata... E não tenho dúvida que será eleita. Me diga, para que?
Tá duro, viu...
Beijos.

Mauro S disse...

Não sei Yoyo, não sei, mas não é a tradicional dor de cabeça, sinto na cabeça e não é sempre, lateja as vezes, beijos, valeu por aparecer, Mauro

Mauro S disse...

Mais um votinho, beijos.

She disse...

Minha querida Yoyo eu simplesmente concordo exatamente contigo em tudo, eu não sei o que o povo tem achado tanta graça dessas figuras na política... eu não consigo captar onde está a graça nisso, pois eu acho triste, muito triste e compactuo contigo dessa vergonha de ser brasileira...affff!
O pior é que tá tudo cada vez pior, hj mesmo eu estava conversando com a minha mãe sobre algumas músicas de protesto que foram feitas na década de 80 e elas continuam atuais... affff!
Minha querida, obrigada pelo carinho comigo lá no meu Cantinho, viu?!
Beijo, beijo! ;)
She

Beth/Lilás disse...

Yoyo, querida!
Mais uma a compartilhar de seu nojo e desprezo por tudo isto, parece que não teremos soluções ainda neste século, não viveremos par ver o tal país do futuro, mas nossos filhos, com certeza, por isso temos que fazer o melhor nestas eleições, ou seja, não reeleger ninguém, não eleger novos fantoches, não aceitar tudo isso com nosso voto nulo que será a resposta para toda esta indignação. Voto nulo é a solução.
bjs cariocas

Liliane de Paula disse...

Cansei Yoyo de pensar que um dia isso aqui melhoraria. Meu pai dizia que era o pais do futuro. Fui enganada. Ele tb. E qdo lembro que político não fez concurso para entrar. Só está lá pq tem uma corja não pensante, elegendo. Qdo eu era criança elegeram um Bode Cheiroso. Agora tem Tiririca, Kleber bambam, Romario. "Pelamaedoguarda"!

Unknown disse...

yoyo você está de paranéns! Tudo que vc/ diz em " Que País é Esse" é a + pura verdade,ao ler os comentários constatei que felizmente existem pessoas tão indignadas quanto eu com toda essa podridão na política do nosso país.Realmente "Que País é Esse"? Onde uma mulher de fixa + suja q/ pau de galinheiro se candidata à um cargo tão elevado e de tamanha importãncia para uma nação, que é a Presidencia e além de tudo nem sabe se expressar direito.Alguém precisa dizer a ela que não existe a palavra PRESIDENTA,mas PRESIDENTE seja masculino ou feminino.Amei tudo! Um só grito não surte efeito pois é abafado pelo seu próprio eco,mas dois, três ou + podem afugentar milhares.

Unknown disse...

yoyo você está de paranéns! Tudo que vc/ diz em " Que País é Esse" é a + pura verdade,ao ler os comentários constatei que felizmente existem pessoas tão indignadas quanto eu com toda essa podridão na política do nosso país.Realmente "Que País é Esse"? Onde uma mulher de fixa + suja q/ pau de galinheiro se candidata à um cargo tão elevado e de tamanha importãncia para uma nação, que é a Presidencia e além de tudo nem sabe se expressar direito.Alguém precisa dizer a ela que não existe a palavra PRESIDENTA,mas PRESIDENTE seja masculino ou feminino.Amei tudo! Um só grito não surte efeito pois é abafado pelo seu próprio eco,mas dois, três ou + podem afugentar milhares.