Amo essa canção!

12/02/2010

Carnaval, Carnaval...

Apesar do carnaval no Brasil ser considerado a maior festa popular do mundo, ele tem sua origem nas festividades pagãs da antiga Grécia. Há quem afirme que ele surgiu muito antes disso mas, os relatos que existem datam da civilização grega.
A festa desembarcou no Brasil no ano de 1723 trazida pelos europeus e de acordo com o costume dos portugueses da Ilha da Madeira e dos Açores era comum  as pessoas sairem em um correria louca pelas ruas, sujando as outras com farinha, ovos e água com limão. Esse era um costume também compartilhado pelos escravos vindos de Cabo Verde.
Tempos depois, foi que vieram as batalhas de confetes e serpentinas, assim como também, as máscaras, que foram usadas por mais de setenta  anos e só desapareceram por causa do aumento nos preços dos materiais.Nesse período aos poucos os trajes ficando reduzidos e a explicação para tal fato é que  se fazia necesário por conta da liberdade de movimentos e por conta dos calor do nosso país.
 
Eu já fui uma foliã daquelas, de "pular" quatro, cinco dias de carnaval.Hoje não curto mais.Estou em uma fase mais tranquila (digamos assim...Rs).E você, vai curtir o carnaval? Então não esqueça de tomar algumas precuações:
*evite o consumo exagerado de álcool
*durma, descanse bastante entre uma folia e outra
*use roupas e calçados confortáveis
*hidrate-se. Tome muito líquido porém, cuidado com o tipo de líquido que está tomando. Descobri ontem, que um copo de refrigerante, por exemplo, tem o equivalente a seis, sete colheres de sopa de açúcar portanto, entre um refrigerante e um suco, não pense duas vezes: fique com a segunda opção. Para piorar, o refrigenrante contém aromatizantes, corantes e outros aditivos químicos que só servem para intoxicar o organismo.
                             
Coma alimentos leves, como frutas e verduras, beba muita água, tome água do coco, faça alongamento, antes de cair na folia e tenha um ótimo carnaval!


* referência: Fundação Joaquim Nabuco

4 comentários:

Andrea disse...

Ola... eu adoraria seguir as tuas dicas de cranaval.... mas não vou festejar..... ja ha muitos anos que to em outra....

Um grande beijo e bom carnaval

Yo Neris disse...

Eu tb...Mas é sempre bom lembrar aos foliões sobre os cuidados básicos para terem um bom carnaval, né!
Bjos

Vanda Siqueira. disse...

Yoyo... enfeitei meu Blog com um Selinho seu...!!!
Beijos...!!!

Yo Neris disse...

Vanda, menina!
Vc acredita que eu não sei pegar o meu selinho lá na Ju??/Kkkkk