Amo essa canção!

22/03/2010

Brunch

Como voces  sabem, adoro reunir a família, e quando possível os amigos, em volta mesa, aos domingos. Hoje não foi uma exceção.
Como não houve tempo hábil para preparar um almoço ou um jantar , resolvi fazer um brunch mesmo. Só que ao invés de ser no meio do dia, foi no final da tarde, se tornando uma espécie de "chá das cinco" (sem chá) . Acho que estou lançando moda...Rsrs
Algumas comidinhas eu mesma fiz, outras comprei prontas em um mercadinho aqui perto de casa, que embora seja pequeno,  tem coisas incríveis e que não encontro em qualqer lugar.
Convidei minha filha com meu genro, e mais dois casais amigos porém, um desses casais não pode comparecer então, ficamos em seis pessoas.
De entrada, servi torradas, azeitonas recheadas com pimentão e pão ciabatta fatiado com geléia de goiaba, geléia de uva e também um patê delicioso feito pelo meu amigo cuja receita ele guarda à sete chaves. Aliás esse meu amigo, que assim como meu genro, é ótimo cozinheiro e sempre que é convidado chega aqui carregado de comidinhas deliciosas, o que aconteceu hoje também.
Como prato principal, fiz um "sanduichão" de queijo assado no forno com orégano e alecrim.
O sanduíche no forno é gostoso e muito fácil de fazer. Algo bem prático, como voces podem conferir aqui:                                         
INGREDIENTES
1 pacote de pão de forma
250 gramas de mussarela fatiada
1 tomate
Orégano, alecrim e alho  à gosto
Leite
MODO DE FAZER
Tire toda a casca do pão e umedeça o mesmo no leite. Unte um refratário com azeite e coloque uma camada do pão umedecido. Depois, coloque por cima uma camada de mussarela e adicione o alho, o orégano e o alecrim por cima de cada camada de queijo.Vá intercalando com camada de pão umedecido e no final adicione umas rodelas de tomate.
Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos.
Como eu tinha comprado mais alguns salgados fiz também um galatini (uma espeécie de patê de ricota com alho que fica parecido com um pudim e é delicioso  para passar no pão, nas torradas em qualquer outro tipo de salgados.
INGREDIENTES
1 Ricota
2 dentes de alho
1 cubinho de caldo de galinha
1 gelatina incolor(sem sabor)
1 lata de creme de leite light
MODO DE FAZER
Dissolva a gelatina e descasque os dentes de alho. Bata no liquidificador o caldo já dissolvido, a gelatina, o alho, o creme de leite e, aos poucos (para sentir a consistência) vá adicionando a ricota.
Unte um refratário redondo(pode ser forma para gelatina, fica bem bonito)com azeite e coloque na geladeira por aproximadamente duas horas. Depois de frio é só desenformar e servir.
Para beber, servi suco de abacaxi e refrigerante zero para os "meninos" já que as "meninas estão sempre de dieta mas de qualquer maneira não faltou cerveja e um vinhozinho, que no caso, optamos por um malbec.
 De sobremesa comemos bolo de abacaxi, delícia e uns biscoitos amanteigados maravilhosos! Para finalizar, um licor de amarula e o indispensável cafezinho.
Sei que essa farra gastronômica me custou algumas calorias a mais porém, nada que uma semana de saladas e grelhados não resolva e depois, a alegria e o prazer de estar em companhia das pessoas que amamos, compensa um dia de exageros. Afinal, é só um dia na semana.

14 comentários:

Driks Barreto disse...

Hummmm mais que chiquetosa!!!rs ficou linda sua mesa e essas comidinhas deveriam estar maravilhosas,fquei aqui com água na boca.rs
É muito gostoso mesmo receber amigos em casa né??tb adoro!!!bjs querida tenha uma ótima semana.

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

Yoyo que delícia!!! ontem tb tivemos brunch, mas foi no buffet da padaria que tem aqui perto de casa: maravihosa!!!! só que o seu foi até mais gostoso: com gente conhecida e vinho!! huummmm delícia. bjs

Yo Neris disse...

Driks,
Sem querer parecer metida, tudo ficou bem gostoso mesmo...Rsrsrs

Yo Neris disse...

Carmen,
Teve uma época que eu trabalhava muito longe da minha casa.Tinha que sair às cinco da manhã então, me habituei a tomar o café em uma padria perto do meu serviço.Não é que fiz até amizades por lá, com pessoas que também tomavam café todos os dias, no mesmo horário que eu!
Aliás, café de padaria é uma delícia.

Fátima disse...

Que delicia!!!!!!

O que servimos é só o cenário, o carinho do ato e o prazer da troca é que é o tema.

Linda sua mesa.
Beijinho.

Yo Neris disse...

Fátima,
Que frase maravilhosa! AMEI!
Bjos

Ana Maria disse...

Realmente, linda a frase da Fátima. Até já copiei. Esses momentos com os amigos, não tem $$ que pague. São mágicos. Adoro, tb. Ficou tudo lindo. Bjs

Yo Neris disse...

Oi Ana,
Obrigada pelo carinho
Bjos

Anônimo disse...

Meu Deus!

Por Deus, não entro mais aqui que vou engordar!!!
Tudo muito lindo como sempre!
Bjs Lais

Yo Neris disse...

Vamoa comer Laís...Depois voltamos à dieta...Rsrsrs

Anônimo disse...

adoro estas comidinhas !!! e isto me engorda pacas !!!

Bjks !!!

Yo Neris disse...

Ariadna,
"Tudo que é gostoso é ilegal, é imoral ou engorda"....Esqueceu disso?
Bjo no core

Maitê disse...

Oi querida !!!!

Passei por aqui para ver como andavam as votações das votos ... Não se esqueça de mandar logo a sua viu ???

Menina, AMEI este seu post !!! Quanta coisinha gostosa para se comer .... Já anotei TODAS as receitinhas !!!!! Quero fazê-las aqui em casa em breve !!!!!!


Agora ... você tem um filha e genro ????? Você me parece ser tãooooooo novinha !!!!!!! Nestas fotos do blog eu não daria mais de 25 anos para você !!! PARABÉNS viu ???

Beijinhos enormes !!!!!!!!!!

Yo Neris disse...

Obrigada Maitê,
Pois é menina...Tenho duas filhas adultas e um neto.
Eu me cuido um pouquinho mas, sem muitas neuras...Rsrsrs
Bjos