Amo essa canção!

26/03/2010

Reflexão Sobre Justiça

Hoje, no quarto dia de julgamento do caso Isabella Nardoni, vendo o sensacionalismo, o espetáculo da mídia, juntamente com a confusão das  pessoas que se aglomeram em frente ao fórum no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, me fizeram pensar sobre o conceito da palavra JUSTIÇA  e seu real  significado.
"O termo justiça de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal ou na sua aplicação a casos específicos. Sua ordem máxima, representada em Roma por uma estátua, com olhos vendados, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos."
Quantas crianças morrem de forma idêntica a pequena Isabella em nosso país todos os anos  e a mídia não lhes dedica mais do que dez segundos, quando muito! São inúmeros, os casos.
Segundo Aristóteles,o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).
Portanto, com base em Aristóteles, não devemos esperar e clamar apenas por  aquela justiça que cumpre as leis. Devemos clamar também, pela justiça no sentido universal; aquela que é feita através da igual importância que damos a fatos semelhantes. Então, eu me pergunto: por que será que essas pessoas que largam seus empregos, viajam milhares de quilômetros e permanecem dias e dias embaixo de chuva e de sol chorando cipiosamante a morte da pequena Isabella, também não se sensibilizam quando casos semelhantes acontecem?? Por que será que elas também não vão às ruas clamando por justiça para as outras crianças que são brutalmente assassinadas?
Terão sido elas influenciadas pela mídia? Será essa mídia justa, quando não coloca em prática conceitos de igualdade, tratando de igual maneira todos os casos semelhantes? Será que todas essas pessoas  estão apenas experimentando uma catarse?
De acordo com Aristóteles, a catarse é o sentimento de terror e piedade que a tragédia  provoca nos expectadores, quando o herói, passa da ventura para a desventura por ter cometido algum "ato falho". A catarse, então, seria a purificação dessas emoções.
*No início desse mês,  uma criança de 1 ano e 8 meses morreu em Goiânia, de falência múltipla dos órgãos depois de ficar 20 horas sem receber alimentação e água. Quem foram os resposáveis? A própria mãe de 22 anos e o padastro do bebê. Em entrevista na TV eu ouvi essa mãe dizer que não sabia que deixar um bebê sem água ou comida causaria sua morte. A mãe monstro  afirmou isso de maneira cínica, sem mover um único músculo do rosto, sem  expressar   nunhum    sentimento  ou remorso.
A notícia foi rápida e divulgada por apenas uma emissora de televisão, de modo que poucas pessoas ouviram falar sobre o caso.
*Há dois anos, dois irmãos foram assassinados pelo pai e pela madrasta na Grande São Paulo, com requintes de crueldade. Morreram asfixiados, depois foi ateado fogo aos corpos e por fim esquartejados e colocados no lixo. Durante quanto tempo a  mídia abordou o assunto? Não mais do que dois ou tres dias. Hoje, quem se lembra do caso? Pouquíssimas pessoas e ninguém fala  mais sobre o assunto.
Em julho de 2009, duas crianças, uma de dois anos e outra de nove meses, foram assassinadas com uma barra de ferro na cidade de Recife  e mais uma vez lhes pergunto: quem foi a assassino? O próprio pai.  Quantas pessoas ouviram falar desse caso? Certamente poucas pois, que eu saiba, ele foi noticiado somente pelos jornais da região.
É claro que queremos justiça no caso Isabella mas, não devemos esquecer que casos como o dela, acontecem com muita frequência portanto a mídia, como a grande formadora de opinião, deveria dar tratamento igual aos outros casos e nós, deveríamos pensar mais sobre tudo isso...Para não sermos manipulados pela "cultura televisiva", que muitas vezes desfaz o raciocínio das pessoas e modifica completamente a opinião do povo, direcionando-o no sentido que ela quer .
Desculpe-me pelo desabafo, mas eu tinha que falar. Estava preso na garganta.


*Fontes de referência: wikpedia.org; Dicionário da Mitologia Grega e  Romana (Pierre Grimal); midiaindependente.org

11 comentários:

Vanda Siqueira. disse...

Aplausos de pé pra você amiga... muito bem colocado todos os seus argumentos.
Me questiono muito sobre isto... mas, são tantas as barbáries que, se a mídia ficasse a mercê delas, veríamos sangue saindo pelos controle-remotos das nossas Tv's.
Por isso disse Jesus:- "O MEU REINO NÃO É DESSE MUNDO".
Essas palavras nos conforta, mas também nos deixa resignados diante dessas desgraças todas que acontece a cada segundo no mundo.
Não temos pra onde correr.. . o mais importantes é nos INDIGNAR SEMPRE e JAMAIS CALAR-NOS... já é alguma coisa.
Beijos Yoyo querida.
PARABÉNS...!!!

Andrea disse...

Ola minha querida.... ta tudo bem...?!

Sabe que este julgamento ja virou noticia aqui em portugal tambem....
Vamos ver no que vai dar.... é hoje o dia final desta bagunça..

um graande beijo e bom fim de semana

Glorinha L de Lion disse...

Concordo totalmente! Acho inclusive, que mesmo sendo culpados, como acho que são, essa exposição exagerada na midia, pode interferir no exame do caso de forma isenta, como deveria ser em todos os casos...Acho um absurdo a imprensa e todo mundo ficar sabendo dos laudos, de tudo, sem antes terem feito uma investigação isenta e completa...se essa criança era maltratada pela madrasta quando ía para lá, se houve alguma suspeita de uma terceira pessoa no pre´dio, enfim, usar de todos os meios e investigar tudo! Se esse casal for considerado inocente, o que creio, não é, mas, se for, não poderão viver mais no país pq serão linchados!
esse show não deveria existir, deveria ser tudo em sigilo...eu acho...pois a opinião pública e a massa humana pode se transformar num monstro quando se junta.
Bjs.

Suzanna disse...

Pois é Yoyo você não está só , também me junto a você, desiludida, com a tal Justiça
Temo que já esteja cega a "Sra Justiça!
E vamos que vamos a Big Hora do planeta"Ontem estive em sampa e comprei velinhas, para alguns suportes que ja tenho e um lindissimo de ferro" Como terei visitas, já combinamos a churrasqueira acesa e velas pela casa, participaremos assim,mas acho que o clima ficrá tão bom e nem acenderemos depois rsrsrs
Bjokas

Anônimo disse...

Espero que aqueles que saíram de suas casas e acamparam em frente ao tribunal, clamando por justiça, no caso da Isabela, tenham sido movidos pelo sentimento de Justiça realmente, e não conduzidos pelo estardalhaço da mídia para dispersar a atenção de outros assuntos que estão em pauta. Enquanto o circo está armado e todos estão assistido ao espetáculo,os leões estão saindo de suas jaulas e devorando outros segmentos da sociedade. Paremos para a reflexão, como você mesma disse, o caso Isabela não é único, outros existem e merecem a mesma a atenção e Justiça mas que meios de comunicação não divulgam porque não dão ibope.
Deixo aqui uma frase do Che Guevara: "Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros(as)."

Fátima disse...

Yoyo partilho da sua opinião.
texto bastante claro e acredito que muitos assinariam em baixo.
Vamos aguardar a justiça divina, pois nessa eu confio.

Beijinho e obrigada pelo carinho.

Yo Neris disse...

Vanda, Andrea, Glorinha, Suzana, Laís e Fátima
Obrigada pelas palavras de apoio.Assim eu sei que não estou sozinha em meus momentos de indgnações.
Bjos a todoas

Unknown disse...

Olá amiga

Custei mas consegui chegar aqui. Estou fazendo um rodízio de visitas aos blogs de minhas queridas amigas.
Tem muita gente reclamando que não passo nesse ou naquele. Eu passo mas demora um pouquinho. E vc como está?
Quanto ao post, vc tem toda razão!!!
Eu vivi dizendo a mesma coisa. Nesse caso, tudo leva a crer ou querem que pensemos dessa maneira.Eu, tenho outra ótica sobre o caso, não acredito que eles cometeram o crime, mas o qu penso não importa. A mídia é poderosa e nós bloqueiras somos parte dela.Nós também temos o poder de direcionar o pensamento de nossas leitoras. Devemos ter muito cuidado com isto. Mas nesse caso eu espero justiça em ambos os lados.
Bom final de semana e boa sorte no sorteio de amanhã.

Beijo

Yo Neris disse...

Kinha querida,
Não se preocupe com as visitas...Vc já é uma celebridade entre os blogueiros e não deve ser fácil colocar todas as visitas em dia. Fique tranquila.
Quanto ao caso,não julgo a culpabilidade do casal.A a minha reflexão é sobre o papel da mídia, o que ela faz com o povo.
Bjo grande

Driks Barreto disse...

Oi Amiga querida,certissimas palavras,adorei seu texto claro!!!
E o sorteio??saiu??quem foi a sortuda??queria tanto que fosse eu!!!rssrs Bjs querida fique com DEus!

Yo Neris disse...

Minha querida Driks,
Acredita que ainda não tive tempo de fazer o sorteio? Providenciarei isso amanhã, como sem falta e em seguida divulgo aqui.
Bjos