Amo essa canção!

10/03/2010

Você Ama a Sua Casa?

Eu adoro a minha casa! Ela é muito mais do que apenas o lugar que eu habito. Ela é o meu refúgio, o meu porto seguro e tem realmente a minha cara; além de contar a história da minha vida e da minha família, através de cada objeto, de cada cor, de cada detalhe.
Sou capaz de passar dias e dias sem sair de casa pois, o meu cantinho é o meu universo particular. Parafraseando Marisa Monte, eu diria que minha casa é "meu infinito particular".
É na minha casa que me refugio, quando quero paz. É aqui também, que  deixo fluir o meu lado  artista.
A minha casa é o meu "atelier", é o meu laboratório de pesquisas experimentais. Ela tem vida, tem alma e tem acima de tudo amor impregnado por todos os cantos.
Embora eu esteja sempre antenada com as tendências de decoração, não sigo modismo. Prefiro seguir o coração e assim vou criando, adaptando e recilcando objetos que aos poucos irei postando aqui.
Ontem eu estava folheando uma revista de decoração e encontrei um texto da Carol Scolforo, publicado em uma edição da revista Casa e Jardim, do ano passado. É um texto baseado no livro "Arquitetura da Felicidade", de Alain de Botton. Achei que veio a calhar para essa postagem portanto, eis aqui: 
DEZ MANEIRAS DE AMAR SUA CASA:
1. Pense nos seus hábitos, em seus hobbies e em tudo que causa bem-estar em você antes de decorar sua casa. Dê espaço ao que realmente tem valor em sua vida. Esqueça soluções prontas.
2. Resgate as memórias de família - Sem transformar sua casa em museu, claro. A casa precisa contar sua história.
3. Se você mora em um espaço pequeno, invista em um ambiente com menos móveis. Muita informação visual sobrecarrega o cérebro humano e não o deixa descansar.
4. Natureza é esencial ao bem-estar - Plantas, flores, fontes, pedras e madeira nos remetem às origens. Inconscientemente, sentimos estabilidade. A explicação é antropológica: a floresta representa um lugar confiável à espécie humana.
5. Aromas, sons, texturas e simplicidade são bem-vindas , pois se tornam atraentes aos  nossos sentidos. Estimulam a permanência e fazem os visitantes se sentirem bem.
6. Não siga moda das vitrines de loja - Quanto mais consciente você estiver de quem  é, mais o seu espaço terá personalidade.
7. Renove sua moradia sempre, para mantê-la viva e adequada a sua rotina.
8. Sua casa precisa ser (bem) diferente do seu local de trabalho senão, possibilita pouco descanso. Lâmpadas com luz amarela relaxam a mente.
9. Deixe a luz natural entrar. Se isso não for possível, pelo menos tenha em casa, lâmpadas que sigam (ou simulem) a luz do dia. A luz interfere diretamente no humor.
10. Reproveite o que puder na decoração- Exercite a mente e repagine a casa gastando pouco. Descubra novos usos para objetos, garimpe em brechós, recicle.  Assim, sua casa ganha originalidade.

8 comentários:

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

Yoyo querida! amei todas as diquinhas para Amar a minha casa! mas eu já amo, viu, MUITO MESMO! mas as dicas são perfeitas, obrigada! bjs

Ariadne disse...

Oi Yoyo, eu tbem amo minha casa. Demorei pacas pra ter uma casa boa e espaçosa... agora nao abro mao dela.
E ainda moro no interior, e meu quintal é fantastico, tenho inclusive pés de frutas no quintal... é meu paraiso. Aqui posso tudo.
Bjks e que bom que podemos agradecer a Deus por ter nossos lares como sonhamos.

Yoyo Pizy disse...

Carmen,
Nossa casa é nosso paraíso, né?
Bjos

Yoyo Pizy disse...

Ariadne,
Deve ser mesmo um sonho morar na casa que amamos e ainda poder usufruir de árvores frutíferas no quintal, hein!
Bjos

KINHA disse...

Olá amiga

Eu amo minha casa , ela é a minha cara e como eu me amo...Qualquer dia eu mostro o resto. O closet vc já conhece, não é? Visitei o outro blog e adorei. Agora estou seguindo os dois.

Beijo

Yoyo Pizy disse...

Kinha,
Fiquei babando pelo seu closet, diga-se de passagem....Rs
Às vezes tenho vontade de transformar em closet, o segundo quarto do meu apartamento de dois dormitórios mas...Como tenho filha e neto que moram longe,ainda não tive coragem

Driks Barreto disse...

Oie!!!Nossa que post mais bacana!!!eu ultimamente não ando amando muito não...muitas coisas pra fazer e anda cuidar da casa ta sendo mega dififcil e estressante..massssss força na piruca né??rsrrs
Brigadaço pelas visitas adoroooooo te ver por lá!!!bjão

Yoyo Pizy disse...

Nossa jornada não é fácil mesmo né Driks?
Bjaum