Amo essa canção!

14/04/2010

Água - Sabendo Usar Não Vai Faltar


Lendo uma revista de turismo encontrei  parte de uma matéria da  National   Geographic. Uma informação super interessante e que veio a calhar com uma série de postagens que tenho em mente, sobre a sustentabilidade do nosso planeta.
Você sabia que a Organização Mundial de Saúde estabelece que 110 litros de água potável  por dia são suficientes para o consumo e higiene do ser humano? Lamentavelmente, não é isso que acontece.
Eis aqui o consumo diário de água (por pessoa) em  algumas regiões do mundo:
1) Canadenses - gastam 500 litros diariamente
2) Norte-Americanos -  gastam 350 litros
3) Japoneses - 350 litros diários
4) Europeus - consomem   200    litros por dia
5) Brasileiros - gastam 150 litros diariamente
6) Africanos(da região subsaariana) consomem apenas 10 a 20 litros por dia
Até que nós, brasileiros,  não estamos tão  acima  do que é  estabelecido  pela    OMS. De qualquer modo,   precisamos  melhorar muito, no que diz respeito aos cuidados com o planeta e isso inclui a questão da água.
As notícias  não são nada animadoras. Segundo a reportagem:
* "Em 15 anos, 1,8 bilhão    de   pessoas   viverá em regiões com severa escassez de água"
*"Aproximadamente 70% da água doce do mundo está sob a forma de gelo. O restante está em aqüíferos, que estamos drenando muito mais rápido do que a capacidade de recarga da natureza"
* " Dois terços da água potável é usada para produzir alimentos"
*" Com 83 milhões de pessoas a mais no planeta a cada ano, a demanda continuará subindo, a menos que a gente mude a maneira de usá-la."

15 comentários:

Juliana disse...

Oi flor, recebi sua mensagem na secretaria eletronica e posso dizer que me emocionei viu!
Pois nessa minha vida, são poucas pessoas que conheci que querem ter uma amizade sem pretensões e você é uma delas, posso com toda certeza apesar de não conhece-la pessoalmente, te chamar de amiga.
Obrigada Yoyo, por essa amizade que não requer nada em troca, é assim que eu à vejo.
Não esqueci do seu template não, assim que eu puder ficar mais tempo na net vou montar para vc Ok!
O médico esta desconfiando de stress (que chiq)!
Estou um pouco melhor hoje, mas creio que vou melhorar mais.

Bjus

Juliana

Yoyo Pizy disse...

Ju querida,
Assim é você quem me deixa emocionada.
Fiquei mesmo muito preocupara com a sua saúde e nem pense em trabalho por agora, viu!
Melhor descansar mais e depois que se recuperar 100% aí sim, você pensa em templates e afins
Bjo no core

Ariadne disse...

amiga, vc conhece alguem que nao gaste água demais ???
é fogo, aqui no interior, tem pessoas que lavam o quintal com mangueiras e aproveitam pra varrer a sujeira com a água..economizam na vassoura mas gastam na agua. ó gente ignorante.

Bjks mil

KINHA disse...

Olá amiga

Isso me preocupa muito. E as próximas gerações?
Passei para dar um beijo de BOA NOITE

Beijocas

Ana Maria disse...

muito propícia o seu post sobre a água. Precisamos urgentemente não desperdiçar. Aqui em casa, procuro regrar sempre. Nada de deixar torneira aberta enquanto escovo os dentes, enquanto passo sabonete, no banho....essas coisas. Fico "me coçando" quando vejo desperdícios de água. A natureza nos dá "rasteiras" incríveis !! Morro de medo disso. Bjs

Tati Pastorello disse...

Yoyo querida,
muito pertinente sua postagem. Precisamos nos ocupr mais deste tema. Discuti-lo e aplicá-o, é claro!
Vou pensar bastante neste assunto hoje e planejar estratégias para reduzir o consumo aqui em casa.
Fiquei aliviada de ver que não somos tão grandes gastadores, mas acho que isso tem a ver com grupos desfavorecidos (que tem pouco acesso à água, reduzem o consumo quando se faz a média). De qualquer forma é um alento.
Parabéns pela iniciativa de cidadania,
Tati.
Um beijo.

Glorinha L de Lion disse...

Oi Yoyo! Vc tem toda razão...sabendo usar não faltará pros nossos netos, bisnetos...etc...sabe aquela cachoeira que ficou aqui em casa? dava pena, pois era água límpida, transparente até...dava vontade de beber...acho que deve ter alguma nascente aqui na mata e com a quantidade de chuva daqueles dias ela engrossou...já pedi ao marido pra ver se dá pra fazer um reservatório pra essa água de chuva...seria bom se todo mundo pensasse no futuro das próximas gerações, né?
Beijão amiga!

Mari disse...

Yoyo, gostaria do seu e-mail, você me passa? pode ser por msg la no blog, fica tranquila que não autorizo!!

Bjos!!

Cristian & Andrea disse...

Ja agora quero dizer que a JU tem toda razão, vc é uma querida.....

E agora sobre o post, isso é uma questão de educação, sempre fui educada a não ter disperdicio, no entanto aqui em casa toda gente segue a risca....

Um grande beijo

Barbie Girl disse...

Oi Yoyo

Que post mais interessante, com alguns cuidados, não vai faltar mesmo!!

Para iluminar:
"Sou grata a Deus por não dizer o que nos acontecerá no futuro.
As vezes seria pesado demais.
Mas saber que o próprio Deus tem em suas mãos, o passado, o presente e o futuro, deveria tranquilizar nossa mente."

beijos e bom fim de semana!

Danny disse...

Ola linda.
Mt interesante seu post.
Desejo um lindo final de semana.
Tem selinho p vc no meu blog, passa lá depois tá.
Beijocas

Yoyo Pizy disse...

André,
Isso tudo é mesmo uma questão de educação mas nem todo mundo(infelizmente) parece dar importância para coisas assim.
Bjo

Yoyo Pizy disse...

Amigas queridas:
Ariadne, Mari, Kinha, Barbie, Ana Maria, Tati,Glorinha meu super obrigada
Bjo

Yoyo Pizy disse...

Danny,
Obrigada duas vezes
Bjo

Antonio Carlos Piesigilli disse...

Parabéns seu maravilhoso trabalho!

Convidamos a todos, que participasse do nosso humilde Grupo de Preservação da Água, no "FACEBOOK”, denominado: "ÁGUA, SABENDO USAR, NÃO FALTAR”, cujo o “Link” é:

http://www.facebook.com/groups/141149352588349/#!/groups/141149352588349/

Antonio Carlos Piesigilli