Amo essa canção!

19/04/2010

Perfumando a Blogagem Coletiva


Hoje resolvi falar sobre perfumes porque eles exercem um grande fascínio sobre mim e descobri  que os frascos vermelhos me atraem demasiadamente. Talvez porque a cor esteja  relacionada com a  sedução, com a paixão e eu sou o tipo de pessoa que procuro fazer tudo com muita paixão. Seja no trabalho, nos relacionamentos, seja a busca de um ideal. Eu sou movida a paixão! Só acredito na vida assim...Vivida com paixão.
Tenho também uma relação muito forte com essa coisa de cheiros. A história da minha vida está intimamente ligada  a certos aromas. Lembro, perfeitamente, até hoje do perfume que a minha mãe usava quando eu era ainda bem pequena, lembro também do perfume que a minha madrinha usava naquela mesma época  e daí para a frente fui montando  o meu "arquivo" olfativo. Sou capaz de reconhecer o cheiro das minhas filhas no meio de várias pessoas, o cheiro do meu marido é algo inebriante para mim, sinto o mesmo de longe, sem me confundir e adoro senti-lo.
Na adolescência descobri e me entreguei a magia dos perfumes. Porém, minha pele não fixava qualquer um deles por muito tempo então, não demorou muito para eu descobrir os perfumes importados e como eu sempre trabalhei duro para conseguir tudo que eu queria, foi com um certo esforço que eu comprei o meu primeiro cacharrel. Nunca vou esquecer a alegria que senti.
O tempo foi passando e eu fui descobrindo que o meu gosto variava de acordo com o meu estado de espírito e que certas ocasiões, bem como as estações do ano, pediam aromas diferentes. Eu fui ficando um pouco mais exigente, fui comprando mais perfumes, fui me familiarizando com as notas, nomes, marcas e construindo a minha história com eles.
Tenho os meus preferidos para ocasiões super especiais, tenho aqueles que uso em meu dia-a-dia, alguns que uso para ficar em casa, outros que uso para trabalhar e tenho também os mais suaves, que uso na hora de dormir (sim, amigos...Durmo perfumada).
Por conta dessa paixão e do fascínio que tenho pelos frascos vermelhos,  selecionei para  essa postagem alguns  bons perfumes que uso, outros que já usei e mais alguns que ainda vou usar.
"Nos tempos mais remotos, os homens invocavam os Deuses por meio da fumaça. Eles queimavam ervas, que liberavam diversos aromas. Foi neste contexto que surgiu a palavra "perfume", em latim "per fumum", que significa "através da fumaça".
Mais tarde, diversas ervas compunham banhos aromáticos, pomadas e perfumes pessoais dos egípcios. Mas foi Cleópatra quem eternizou a arte da perfumaria, ela seduziu Marco Antônio e Julio César usando um perfume à base de óleos extraídos das flores de henna, açafrão, menta e zimbro.
No início o perfume era à base de ceras, gorduras, óleos vegetais e sabões misturados a ervas. Com a descoberta do vidro, no século I, os perfumes ganharam uma nova cara, reduzindo sua volatilidade e ganhando formas e cores.
Por volta do século X, Avicena, o mais famoso médico árabe, descobriu a destilação dos óleos essenciais das rosas, e assim criou a Água de Rosas. Depois veio a Água de Toilette, feito para a rainha da Hungria. No século XIX o perfume ganha novos usos, como o terapêutico, por exemplo.
Hoje sabemos que o perfume é capaz de revelar a personalidade das pessoas, bem como sua classe social, uma vez que, um pequeno frasco pode atingir valores exorbitantes."

"Mais do que revelar a personalidade de uma pessoa, o perfume influencia o estado de espírito de todos nós. Ao penetrarem pelas narinas, os aromas encontram o sishistoria-do-perfume límbico, responsável pela memória, sentimentos e emoções. Quando uma mensagem aromática penetra neste sishistoria-do-perfume, provoca sensações de euforia, relaxamento, sedação ou estimulações neuroquímicas.
Antigamente, o sishistoria-do-perfume límbico era chamado de cérebro das emoções. Quando estamos muito tensos e nervosos, um aroma de lavanda é capaz de nos relaxar e nos induzir ao sono, ajudando em casos de insônia. Quando estamos apáticos, deprimidos, infelizes, o aroma de bergamota pode ajudar na recuperação. Aromas de limão, vetiver, eucalipto e alecrim melhoram a concentração, enquanto os de alecrim aliviam o cansaço.
Um perfume é o resultado da mistura de 75 a 200 essências e seus aromas são divididos em três etapas. São as chamadas notas.
Notas de cabeça - ela é a primeira impressão que temos de um perfume e dura mais ou menos 3 minutos.
Notas de coração - esse é o verdadeiro cheiro do perfume e dura na pele entre 5 e 8 horas.
Notas de fundo - são elas que dão corpo ao perfume e podem durar até 24 horas.
É por isso que eu não gosto de comprar um perfume antes de senti-lo por um dia.

Já usei:
* Absolutely Irresistible de Givenchy - Como o próprio nome diz, é simplesmente irresistível - Possui a espontaneidade da rosa e a extravagância do jasmim tornando esta fragrância "Absolutamente Irresistível". O mandarim e as frutas vermelhas trazem o aroma da sedução feminina e deslumbrante, que está pronta para passar pelo tapete vermelho mostrando todo o seu glamour.
Seu frasco é ousado e sofisticado. É o mais sofisticado da trilogia Very Irrésistible. Suas notas incluem ainda a pimenta vermelha, o jasmim egípcio, a flor de laranjeira, o cedro, o patchouli e o âmbar.
* CH - de Carolina Herrera - Maravilhoso! Alias, não fico sem um Herrera para momentos especiais. Atualmente uso o 212 SEXY mas já usei esse e adoro - Com notas de cabeça de sementes de âmbar, bergamota, mel/melão, kombawa e limão. Com notas coração de jasmim Sambac, canela e flor de laranja. Com notas de base de musk, sândalo, cedro, praline e patchouli.
* Rouge Royal - de Marina de Bourbon - Gosto muitíssimo e até dois anos atrás, eu  usava sempre - Floral oriental, com notas de cassis, morango, limão verde, ylang-ylang, jasmim, muguet selvagem e musgo de árvore.


Pretendo experimentar:
* Amor Amor - de Cacharrel - Floral frutal, doce o suficiente para se saborear. Suas notas combinam tangerina, cereja preta, jasmim de quatro pétalas da Indonésia, lírio-do-vale, almíscar branco e âmbar cinza.
* Délices - de Cartier - Uma apetitosa fragrância floral refrescante, com uma nota de saída inédita: cereja gelada. A cereja gelada revela uma rica onda perfumada: frutal, extremamente generosa, feminina e deliciosa.
Três tipos de jasmim envolvem a cereja: jasmim branco, leve, fresco e delicado. Jasmim Sambac, com toques da flor de laranjeira proveniente da Índia. Possui a generosidade, a sensualidade e o esplendor de suas origens. O jasmim rosa, com toques do pêssego branco também envolve a cereja.
Um acorde de âmbar, sensual, ensolarado, com o poder de "viciar", deixa a pele envolvida de desejo e prazer. Possui também notas de bergamota, pimenta rosa, violeta, fava tonka, almíscar e madeira de sândalo.


Estou usando atualmente e estou  amando:
* Swiss Army - Floral refrescante . Suas notas combinam narciso silvestre da montanha, lírio, sementes alpinas, raiz de gengibre, hortelã verde, tangerina, almíscar, musgo e pau-rosa.


"Cada pessoa tem a sua própria química baseada nos genes, tipo de pele, cor de cabelo e até mesmo no estilo de vida que leva e no ambiente em que convive. Experimente o perfume em sua própria pele para ver como ele reage com a química do seu corpo. O tipo de pele é uma característica relevante para a escolha de um perfume. Destaquemos a cor do cabelo que, quando natural, caracteriza a cor da pele, por isso podemos dizer que:
Morenas e Negras: a pele morena é geralmente mais oleosa e nela as fragrâncias duram mais. Essências orientais costumam ser as favoritas;
Loiras: peles claras preferem criações multi-florais de longa duração. Geralmente têm a pele seca e nela as fragrâncias evaporam facilmente;
Ruivas: têm a pele muito clara e delicada, incompatíveis com fragrâncias que contenham muitas notas verdes."
Muitas vezes sentimos o perfume em alguém e achamos o mesmo sensacional mas ao comprarmos, descobrimos que em nossa pele ele  não é nada daquilo que sentimos anteriormente. Isso acontece porque cada pele reage de uma maneira, como já foi citado aqui e também, porque na hora da compra não agimos corretamente. Ao experimentarmos um perfume novo, é necessário não nos infuenciarmos por outros aromas. Eu particularmente, peço ao vendedor para que o perfume seja colocado diretamente na minha pele (pulso), fico sentindo aos poucos como ele reage e só volto no dia seguinte para comprá-lo,  se for o caso. Portanto, não costumo experimentar mais do que um perfume por vez.
De qualquer maneira, se for experimentar mais do que um por vez, é imprescindível que o vendedor tenha um potinho de café para que assim o cliente possa "cheirar" os grãos entre um perfume e outro. Além disso, os grãos de café aguçam as glândulas olfativas promovendo maior sensibilidade.



*Fonte: delas.com.br;portalsaofrancisco.com.br; sacks perfumaria

22 comentários:

Rozani disse...

Oi Yoyo!
Adorei seu post de perfumes!
Eu amo perfume!O que mais gosto atualmente é 212 da Carolina Herrera.
Só que eu gosto de perfume masculino.
Gostei muito de saber a história do perfume.
Bjs,Rozani

Anônimo disse...

Hummm, que delicia de perfumes.
Qdo eu era nova, adorava usar o Anais Anais, era minha marca...
Depois que fiquei mais moça eu usava o Dune, era outra marca registrada.
Hoje em dia estou usando o Flowers da Kenzo e nao consigo usar mais nada !
Perfume é uma delicia mesmo.

Bjks cheirosas pra vc !! e cá entre npos, dormir perfumada é o must.

Yo Neris disse...

Rozani,
Atualmente tenho e uso o 212 e o 212 Sexy da Carolina Herrera.Sou fã da marca!
Bjo

Yo Neris disse...

Ariadne,
Gosto muito do Fowers da Kenzo mas tnho uma linda história com o Anais Anais.
Quando conheci o meu amado eu estava usando esse Cacharrel.Em nosso primeiro encontro ele adorou o meu pefume e...Depois disso, nunca mais nos separamos

Beth/Lilás disse...

Oh, my God!
Falou na paixão do mulherio!
Quem não ama um perfume e ainda mais os franceses!
Gostei de ler sobre a história deles e das dicas que nos deu, muito importantes por sinal.
Agora, quando for comprar o meu próximo, voltarei a reler este teu post vermelho.
beijinhos cariocas vermelhaços

Michelle Schons disse...

Oi Yoyo!

Que delícia de post!

Quase consegui sentir o aroma de cada uma dessas fragrâncias maravilhosa!

Uma ótima semana perfumada para ti!

Bjokas! :*

Eliane disse...

Oi Yoyo, eu particularmente não uso perfumes mas seu post me esclareceu muitas duvidas, adorei.
Andava intrigada com um creme pro corpo que ganhei e quando usei fiquei tão enjoada que tive que tomar banho, Mas quando meu Gato usa Acho uma delicia!!!!!!! Viva a blogagem colorida!!!!!! Um beijo da Eliane.

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Yoyo

Sabe que parei para pensar em tudo que falou de perfumes e sabe que é verdade.

Eu amo rosa e meus perfurmes são de frascos rosas, como você pode ver no post de domingo passado.

Incrível, né?

Perfume é tudo de bom!!

beijos querida!


Adorei seu pretinho abaixo, estava deslumbrante.

Suzanna disse...

Nossa Yoyo você arrassouuuuuuuuu,neste post.
Sou amante de perfumes,e fiel rsrsrs.
Já usei, por anos anaisanais, carolina herrera e já a alguns anos o Angel, foi amor "novo" a primeira vista.
Meus filhos dizem:é impossível sentir o cheiro de Angel e não pensar na mamãe rsrsrs.
E adoro fragâncias masculinas, meu filho mais velho também e doido por perfumes, e sempre aparece com algum "da hora" e eu me delicio.
Maravilhoso o post e as dicas amei.

Bjokas cheirosas para você
Su

Luma Rosa disse...

Uau!! Um post quente!! Adoro perfumes e tenho uma coleção dos noturnos. Durante o dia uso o mesmo perfume sempre, o Poême da Lancome!
Os perfumes brasileiros mudaram bastante, alguns possuem alto poder de fixação. Só que os melhores perfumistas voam longe!! (rs*) Beijus,

Glorinha L de Lion disse...

yoyo! sou absolutamente fascinada por perfumes...uma época comprava compulsivamente e não sou nada fiel aos perfumes, mas não por esnobismo, mas por sua concentração e fixação só gosto dos importados....e só uso eau de parfum....amo os adocicados que são os que mais combinam com minha pele....pois sou clara rosada....adorei e já anotei pra quando puder experimentar o CH e givanchi...eu tenho o very irresistible rosa, mas não é dos meus preferidos...bjs.

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Hummmm que post mais cheroso....rs
Amei!!! Estou encantada com as imagens e com o texto que colocaste aqui, lindooo...
Hummm já vou indo, e sei que estou indo com o perfume que me contagiou por aqui.
Beijinhos flor.

Flores e Luz.

Yo Neris disse...

Queridíssimas,
Super obrigada a todas que passaram por aqui!
Beijos vermelhos

Vanda Siqueira disse...

Oi Yoyo... você não morre mais...rsrs...!!! Ia mesmo entrar em contato com você hoje pra te dizer que esses problemas acabaram...rsrs!!! Andei tirando uns códigos Randômicos que estavam pesando demais a página... me escreva dizendo se melhorou, tá...???
E você, como está...???
Eu estava sentindo muito a sua falta.
Amei a meia rendada do casamento... você estava linda demais...!!!
Bjs no core...!!!

Regina Coeli disse...

Olá YoYo,

Somente agora estou conseguindo colocar meus contatos em dia.
Quanta informação preciosa você está compartilhando conosco...
Amo aprender coisas novas e sua postagem é riquíssima!Gostei muito!!
Eu também não fico sem meu COOL WAY da L'Aqua di Fiori.
Um cheiro para você!

GUGA FERNANDES disse...

Amei a seleçao de perfumes... Depois faz uma visitinha no meu espaço www.meuestilogugafernandes.blogspot.com
Beijosss

Fátima disse...

Interessante , uma aula mesmo!
Adorei.
Sou fidelíssima ao meu perfume
Aromatics Elixir da Clinique , uso a anos e não abro mão.
Uso perfume para dormir , minhas filhas dizem que sou neurótica, talvez, rs.

Beijo.

IVA PASSOS disse...

Amei este Post, Lane. Muito inspirador! quando puder experimente Angel de Thierry Mugler, usoouotros mas nunca o deixo. bjos e parabéns!

Yo Neris disse...

Vanda,
Parece mesmo que os problemas acabaram lá em seu blog. Agora já consigo postar meus comentários, outra vez
Bjo

Yo Neris disse...

Obrigada Regina!
Bjo

Yo Neris disse...

Fátima,
Eu já não sou nada fiel aos meus perfumes.Uso vários.Rsrsrs
Bjo

Yo Neris disse...

Neide,
Já usei e amo o Angel. Pretendo voltar a comprá-lo em breve.
Bjo