Amo essa canção!

21/04/2010

Planeta Terra - Ensinar as Crianças a Preservá-lo é Um Ato de Amor

Sempre fui ligada a questões ecológicas e mesmo quando ainda pouco se falava sobre o assunto, eu já militava em prol do planeta Terra. Aos 16 anos (isso já faz muito tempo, rsrsrs) entrei em uma briga com a prefeitura da pequena cidade do interior onde nasci, porque ela estava cortando as árvores de algumas praças e ruas para transformar esses  lugares em  espaços modernos e concretados. Fiquei louca com aquilo! Fiz um abaixo-assinado, me juntei a um grupo de jovens da capital e chegamos  a fazer um  grande "barulho", dividindo opinões, fazendo com que muitas pessoas refletissem mas, infelizmente, perdi essa batalha pois, o dinheiro é o que move esse mundo do capitalismo selvagem e os ideais...Esses ficam relegados a segundo plano , terceiro e quiçá posições bem  piores. Perdi a batalha, é verdade, mas não deixei de lutar pelas coisas que acredito.
O tempo passou, eu me casei e tive duas lindas meninas a quem ensinei valores como respeito pelas pessoas e respeito pelo planeta.
Em datas comemorativas (ou mesmo quando eu viajava) os presentes que eu dava a elas eram livros, portanto as bonecas e brinquedos,  geralmente, eram surpresas ao longo do ano e fora dessas datas. Isso funcionou muito bem, em minha casa.
Um dos livros  com o qual presenteei a minha primogênita foi  esse que vocês estão vendo na foto acima: 50 Coisas Simples Que As Crianças Podem Fazer Para Salvar a Terra. A minha pequena, na época (abril de 1993) estava com 12 anos e foi maravilhoso e inesequecível vê-la desfilando pela casa, com o livro sempre debaixo do braço, fiscalizando os desperdícios e tentando reciclar seus próprios objetos. 
Ela também cresceu. Tornou-se uma mulher, se formou na faculdade, construiu uma carreira bem sucedida e casou, mas carregou consigo todos os valores que um dia eu lhe ensinei e isso para mim, não tem preço (nem mastercard, rrsrsrs) que pague.
Com base em minha experiência, posso garantir que um bom começo é ensinar as crianças a amar. Amar não somente as pessoas mas amar também o planeta onde vivemos. O respeito é uma consequência do amor e quando amamos, ele vem naturalmente.
Tenho a consciência tranquila em relação a isso, tendo em vista que ensinei as minhas filhas e hoje ensino ao meu neto valores que infelizmente, às vezes, tenho a impressão que estão se perdendo.
O garotinho lindo (sei que sou suspeita) da foto, é o meu neto em um dos seus passeios com a tia dele (a minha primogênita de quem falo aqui) que atualmente passa adiante o que aprendeu sobre ecologia.
Aqui, ele está no Parque  Sabina um espaço multidisciplinar onde a criança explora várias áreas do conhecimento, sendo a ecologia  uma delas. Um bom programa para fazer com as crianças, no feriado ou no fim de semana.
O pequeno João faz perguntas, fica super atento, entusiamado com esses ensinamentos e parece gostar muito de estar descobrindo essas questões. Espero que ele cresça assim.
Quanto ao livro que indico aqui, ele custa apenas  R$ 17,90 em um desses sites de compras mas é uma verdadeira preciosidade. O livro mostra o que está acontecendo com o planeta, ; ensina como as crianças  podem colaborar na preservação dos oceanos, rios, lagos; como manter o verde; fala sobre a proteção dos animais; sobre a questão do uso inteligente da energia; sobre a  reciclagem  e de que maneira as crianças podem compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.
Vou deixar aqui o endereço do Parque Sabina, que fica em Santo André, região do grande  ABC, em São Paulo:
Rua Juquiá, s/nº - Bairro Paraíso - Santo André - SP
O parque é aberto de terça à sexta das 8:30 às 19:30h e nos feriados e fins de semana o funcionamento é das 9:00 às 17:30. O ingresso é gratuito para menores de 5 anos, e portadores de necessidades especiais. Para os demais, custa R$ 10,00. Se desejar maiores informações clique aqui.
Gente, não estou ganhando nada para fazer propaganda mas acho que iniciativas e espaços assim devem ser divulgadas.
Para finalizar, uma frase que a minha filhota escreveu no livro acima, em 13 de Abril de 1993. Olha só que bonitinho!

21 comentários:

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

Oi Yoyo vc melhorou? tá sumidinha! aparece por lá! Ah essas questões são importantes e devem ser ensinadas às criança desde cedo, assim como acho que elas deveriam aprender também sobre o bom uso do dinheiro, sabia? Teríamos economia de todos os recursos de que necesitamos neste planeta. bjs

Anônimo disse...

Oi Carmen,
Concordo com você em gênero, número e grau, rsrsrs
Acho que a melhor forma de ensinar é dando o exemplo e isso inclui a questão financeira, também.
Obrigada pelo carinho. Já estou melhor, sim e hoje mesmo passei em "sua casa".
Bjo

Françoise disse...

Adorei seu post Yoyo. Escreveu como professora.Vc é? Levei os alunos da minha escola no Sabina o ano passado, eles ficaram deslumbrados com o lugar e aprenderam muito pois a interatividade ajuda nessas horas.E vc já é avó?? Que legal.....
Bjos,
Até mais
Fran

Yo Neris disse...

Fran,
Tem coisas que não dá para disfarçar, né!?Kkkkk
POois é, a professora vive dentro de mim, 24 horas por dia.
Bjo

Unknown disse...

Olá amiga

Obrigada por sua visita.
No post das 18:00 haverá uma interessante entrevista com a autora do livro "EXORCISE SUA ALMA BRANCA".
Muito interessante.

Bjo

Anônimo disse...

amiga, vc é de sto andre ??? conheço muito bem esta terra, meus filhos nasceram no hospital brasil.
E otima iniciativa !!! a gente mais é que ensinar os pequenos as regras da vida.
Bjks mil !!!

Yo Neris disse...

Ariadne,
Nã sou de Santo André mas moro praticamente na divisa de São Paulo com São Bernardo do Campo, onde minha filha morou por uns tempos e onde tnho várias amigas
Bjo no core

Lais disse...

Ótimas orientações e sugestões. Como sempre você o faz tão bem. Pensei, até em ler o livro que vc deu de presente para a Fernanda.
bjs

Yo Neris disse...

Laís,
Vale a pena ler esse livro.
Bjo

Driks Barreto disse...

yoyo querida muito sabia vc,aqui em casa tb ensino a reciclar e respeitar o proximo,os seres vivos.
vovó???deste moção?com essa carinha de menina??ahhh não creio!
que linda!!!!!!
Sabe amiga fico muito feliz qdo vc passa lá no meu cantinho,amo seus comentarios sempre carinhosos,bju no core!Vc é muito especial!

Manuela Freitas disse...

Olá Yoyo,
Temos afinidades nessa luta ecológica, eu também me preocupei sempre muito e transmiti aos meus filhos (um rapaz e uma rapriga - Pedro e Marta), ainda não tenho é netos.
Lentamente as coisas vão melhorando, sou do tempo em que ninguém se preocupava com isso, não havia pelas ruas caixas para deitar o lixo, nem contentores,nem eco-pontos...agora mais gente se preocupa, mas ainda não é o suficiente, por isso considero o teu post muito pertinente.
Beijinhos,
Manú

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Yoyo,

Estou na correria por conta desses feriados, por isso dei uma sumidinha.
Agradeço suas palavras carinhosas e desejo um maravilhoso fim de semana.

beijos

IVA PASSOS disse...

Lane,
Comungo com você essas preocupações... apesar de ser urbana, de vez em quando gosto de me esconder no mato e mergulahr literalmente na natureza. João realmente está um gato! bjs

Yo Neris disse...

Driks,
Asimvocê me deixa emocionada
Bjo no core minha linda

Yo Neris disse...

Mnú,
Realmente hoje se fala muito sobre o assunto mas ainda temos uma batalh árdua pela frente para conscientizar as pessoas
Beijos

Yo Neris disse...

Barbie querida,
Tem samanas qu é assim mesmo...Ficamos super enroladinhas.Rsrsrs
Bjo

Yo Neris disse...

Neide,
Eu procuro fazer a minha parte, dar a minha contribuição para o meio ambiente mas também sou um "bicho urbano".
Não é porque ele é o meu fofo, mas o João é tão lindo quanto esperto e super inteligente e super bem educado...Um orgulho para a vovó.Rsrsrs

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

OI Yoyo, eu estive aqui outro dia, quis deixar recado e não consegui, não me pergunte mais o que aconteceu, pq eu não lembro, se fui eu quem teve que sair correndo pra fazer algo ou o que foi, o fato é que não deixei comentario. Ai que vida corrida né?? Eu queria só blogar ehhehehe, tem tantas amigas que deixo de visitar por falta de tempo. Na vespera do feriado tentei passar em todos os blogs ,mas fui dormir de madrugada e mesmo assim não cheguei nem na metade da minha meta de comentar rsss.
Mas eu faço o possivel e não esqueço de vcs ok !! Bjs Leila

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Salve Mãe Gaia!!!
Muito bonito seu post, e o pequeno João tbm!
Que bacana vc conseguir passar estas preciosidades desde cedinho flor. Espero que muitas pessoas sigam as suas dicas.
Viva o Planeta Terra.
Beijinhos.

Flores e Luz.

PS: vc tbm é de Santo André flor?

Beth/Lilás disse...

Olá, Yoyo!
Que maravilha ver que seu trabalho deu frutos e é perpetuado pelo lindo netinho!
Eu não conhecia este livro e vou até dar uma olhada na livraria este final de semana, pois posso também presentear uma sobrinha ainda pequena e tentar incutir estas idéias a ela também.
Meu filho, embora tenha aprendido mais tarde o valor da reciclagem, tem muita consciência ecológica e desde pequeno juntava papéis de bala no carro, nunca jogou papéis na rua ou teve uma atitude insensata e desamorosa com a natureza. Acho que fizemos um bom trabalho!
beijos cariocas

Elaine disse...

Oi YoYo, vim agradecer seu comentário e li seu texto, muito bom, o exemplo é o melhor caminho para tudo! Parabéns!!
Beijos e um ótimo final de semana!