Amo essa canção!

24/05/2010

Deixe o Mundo Mais Verde - Blogagem Coletiva

Agora é pra valer. Essa é, realmente, a última semana da blogagem coletiva "Colorindo a Vida" e a proposta da Glorinha é que cada um dos participantes fale da sua cor preferida.
Como não poderia deixar de ser, falarei do verde. Porém, dessa vez, não trago o meu universo particular. Tago a cor em uma escala maior, uma proposta para deixarmos o mundo mais verde, o planeta em melhores condições.
Você consegue imaginar uma coisa que nos dê papel, flores, frutas, castanhas-do-pará, madeira, lugar para os pássaros, e que além de tudo isso ajude a manter o ar limpo? Não! Nada pode substituir as árvores. Precisamos manter o mundo cheio de árvores portanto, plante uma delas.
Você sabia?
* O norte-americano consome 7 árvores por ano, em forma de papel, madeira e outros produtos feitos com árvores. É mais de um bilhão de árvores por ano!
* A casa que tem a sombra de uma árvore precisará de muito menos energia  com o ar-condicionado (até 50% de energia a menos). Isso significa menos carvão quiemado para produzir energia, coisa que, sem dúvida alguma, é uma boa medida para ajudar a salvar o planeta.
Se ainda assim você não se aminou com a idéia de plantar uma árvore de grande porte, que tal cultivar o verde dentro de casa, cercar-se de verde? É simples, fácil e dá um belo visual ao seu lar. Basta uma muda (ou sementes), um recipiente, adubo (orgânico, por favor!) e um pouco de disposição para cuidar das suas plantinhas.
Agora você se animou mas ainda tem dúvidas, em relação ao que gostaria de cultivar? Pois bem, aqui está uma idéia: as verduras, flores e ervas são fáceis de cultivar em vasos, em uma varanda ou mesmo em um peitoril ensolarado. Alface e repolho roxo ficam ótimos assim. Salsa, cebolinha, endro e algumas outras, também ficam bem, plantadas em vasos.
Imagine só  que delícia seria, colher frutas de uma árvore plantada no seu quintal.Tudo de bom não é mesmo?
Se animou, agora? Então, mãos à obra.

* Fonte de referência: Livro - "50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer para Salvar a Terra".



23 comentários:

Ana Maria disse...

uma plantinha dentro de casa é sempre um charme a mais. Desejando uma ótima semana. Bjs

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Ahhh Yoyo e seu verde!!

Amei a postagem ecológica!!!

Sabe que temos várias àrvores plantadas na nossa casa da serra e que você tem toda razão, é uma delícia comer as frutas que vem dela!!

Bom ver nosso arco íris tomando forma!!

beijos e boa semana!

Unknown disse...

Vamos lá todos plantar uma árvore...
amei a sua postagem.

Beijo.

Astrid Annabelle disse...

Olá Yoyo!Bom dia!
Fiquei de vir logo e acabei demorando um pouquinho...mas lhe respondi lá em casa!
Lindo post e maravilhoso recado...vamos plantar árvores...senão, verde!!!! Vamos ser responsáveis sim! Não vale só tirar da Natureza...é preciso devolver...
Uma linda mensagem ...
Beijo grande e gostoso
Astrid Annabelle

Manuela Freitas disse...

Yoyo, sempre uma temática oportuna e pertinente, sem o verde, visto pelo aspecto ecológico, morreriamos. O seu post está muito bem feito e espero que desperte o interesse a mentalidades mais distraídas!
Beijinhos,
Manú

Françoise disse...

Bela postagem para refletir sobre o que eu posso fazer ainda mais pelo meu planeta.Quem me dera colher frutas no quintal de casa...ainda vou ter a minha , por enquanto só vivo em apartamentos, snifffff.....

Bjos mil e boa semana.

Glorinha L de Lion disse...

Yoyo querida, fez um post belíssimo homenageando a cor que nos mantém vivos, respirando ar puro...muito bom mesmo! Eu, de minha parte, já perdi a conta de quantas árvores plantei....e ainda pretendo plantar mais....agora para os netos e bisnetos....e eu, lá de algum lugar, olhando...as crianças colhendo e chupando uma manga....isso me inspirou! beijos amiga! obrigada!

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

Bom dia!!! querida Yoyo! super alto astral esse post, hein? sabe que eu plantei várias árvores quando era criança? minha escola tinha um programa pra gente passear "na roça" e a gente aproveitava e plantava árvores! era tão legal!! pena que não moro mais em casa, porque (tb na minha infância), eu morava numa chácara e a gente tinha um verdadeiro pomar no quital. Nunca comi goiabas com aquelas da nossa goiabeira! beijos meu bem e ótima semana pra vc

Lúcia Soares disse...

Oi, Yoyo. Já li alguns blogs e embora alguns não falem de uma cor específica, os que optaram por uma escolheram o verde, também.
Poruqe verdeé vida, a natureza está aí, para confirmar.
Não tenho mãos boas pra plantar, mas meu marido as tem e curte muito o verde.
Eu respeito, admiro e conservo o que me vem.
Boa semana.

Beth/Lilás disse...

Sim, o Yoyo, o Verde é uma lembrança que tem que estar sempre viva em nossa vida, pensamentos e ações.
Linda postagem!
bjs cariocas

Elaine disse...

YoYo querida, o verde é o verde, natureza, esperança, calma, cura, etc
Não consigo viver sem ele, na minha casa pelo menos tenho sempre minhas plantinhas que cuido com o maior carinho, converso com elas todos os dias.
Beijos e uma semana cheia de esperanças e conquistas.

Tati disse...

Yoyo,
Está nos nossos planos e pretendo por em prática no próximo ano, quando o Bê fará 6, iniciar um ritual com ele que inclui plantar uma árvore em cada aniversário. Este ano pensamos muito em cima, ficou difícil viabilizar, já estamos preparando a ideia.
Em casa eu sou um desastre, plantas morrem comigo e eu fico de luto, me sinto uma negação... Já tive manjericão, salsa, girassol e outras flores. Ninguém resiste muito tempo... Mas vou persistir, um dia conseguirei!
Ótimo post. Também AMO este verde.
Beijos.

Eliane disse...

Sua cor revela um gesto de amor, vc não plantou arvores hoje ,mas sim ideias que ão de vingar e florir em milhares de arvores no futuro. Uma bela ideia e muitos beijos a vc.

Bordados e Retalhos disse...

Lindo o seu post verde e ecológico. Adorei querida, acabou prestando um belo serviço à natureza. Bjs

Regina Coeli disse...

Oi Yoyo,
O verde é a minha cor preferida.
Como já havia feito as homenagens a essa cor, hoje oparti para outra.
O meu MINÚSCULO JARDIM é um encanto, tudo é plantado em vaso.
Verde para mim é VIDA!!!
Seu post ficou FANTÁSTICO, uma chamada muitooprtuna e a MÃE GAIA, certamente, agradece111
Muito obrigada pelas suas visitas, fico feliz em recebê-la.
Até mais!!!
Regina Coeli

Tida disse...

Yoyo, que bom falar do verde.
A natureza nos presenteia com tanto, podemos fazer a nossa parte com um pouquinho que seja.
Árvores de grande porte eu já plantei um Ipê amarelo, lindo, está enorme. E um pé de Pau Brasil. É muito bom vê-las e saber que eu contribui com a natureza.
Muito bem pensado seu verde.
bjs

Luma Rosa disse...

As pessoas deveriam se animar mais a plantar em casa! Lembro dos quintais de antigamente com árvores frutíferas que foram cimentados, as arvores arrancadas porque davam muito trabalho para limpar! Por conta da limpeza ganhamos um ar impuro, poluído, pesado! As crianças pararam de subir em árvores, ficaram pesadas, pequenos adultos doentes e colestéricos! Tenho medo dos monstros que estamos criando! Beijus,

Açuti disse...

Oiii Yoyo,

linda postagem verde!!!
Morro de vontade de ter muito verde em casa...como estamos pa nos mudar...vou aproveitar muito na casa nova!!


bjkss coloridas!!!

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi Yoyo!
Que beleza de post hein flor!
Texto lindo, imagens idem e as idéias então...ótimas!
Salve o verde!
Beijinhos flor.

Flores e Luz.

Suzanna disse...

Lindo Yoyo,é disso que precisamos, por e repor o verde sempre,por nós e por que estão por vir.
Bjus e muito verde para você e nós ai em sampa, logo estarei de volta a esta cidade, e espero fazer minha parte plantando arvores e mais arvores !!!
Su

pensandoemfamilia disse...

Oi Chegando um pouco atrasada, mas cheguei.
O verde é essencial a nossa vida. Fui criada numa casa com um belo quintal repleto de árvores frutíferas. Adorei seu tema, trouxe boas recordações da meninice.
bjs.

Jaqueline - terapeuta floral disse...

Lindo o seu blog!

Yo Neris disse...

Obrigada a todos vocês, meus queridos e minhas queridas amiga!
Beijos