Amo essa canção!

06/07/2010

Frida Kahlo - A Tua Dor é a Minha Dor

Se estivesse viva, Frida Kahlo estaria completando hoje, 103 anos. Eu não poderia deixar passar em branco essa data, já que Frida é uma das minhas artistas preferidas. Sua obra autobiográfica é tão forte quanto foi a sua dor, tanto a dor física como as dores emocionais, é impactante como foi a sua vida.
Essa mulher tirava uma força tão grande de dentro de si que conhecendo a sua história fica até difícil pensar que os nossos problemas são  os maiores do mundo, como muitas vezes nos parcem.
Me identifico demais com ela, não apenas pela sua força interior, já que  a minha não chega nem perto da que ela tinha mas,  vivi um drama pessoal decorrente de um acidente automobilístico e vi minha filha sofrendo as dores de Frida, tomando morfina até mesmo para suportar um simples banho ou para conseguir dormir por 15 minutos, vi minha filha usando, por muito tempo, um colete parecido com o que ela usa nesse auto retrato, e carregando, até hoje, em sua coluna vertebral, uma haste metálica idêntica a essa  que Frida também carregou...É impossível não me emocionar quando falo sobre esse assunto. Talvez um dia eu conte, aqui no blog, os detalhes desse capítulo da minha história e os fantasmas que ainda rondam a minha cabeça quando as lembranças insistem em me atormentar. É impossível não chorar por dentro cada vez que  olho as obras  ou cada vez que leio sobre essa artista  que me fala tão alto ao coração.
É para Frida Kahlo que vai a minha homengem de hoje.

11 comentários:

Tati disse...

Nossa Yoyo, me deixou arrepiada! Que história tocante. Imagino tudo que tenham vivido, e ainda vivam, ainda mais se envolve filho. Por que suportamos melhor as dores na nossa pele do que na de nossos pequenos, seja lá o quanto eles tenham crescido.
Estou emocionada daqui.
Beijos.

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

YoYo, as vezes na vida pensamos que só nossos problemas são os mais importantes, os mais graves, os mais emocionantes, e sequer lembramos de tantas coisas que nem conhecemos da vida de outras pessoas. Fiquei aqui pensando , vc me parece uma jovenzinha, de vinte e poucos anos, e ai me fala da dor de ver uma filha passar por tanta coisa dificil.
Como mãe imagino tua dor. Espero que vc esteja melhor, e com mais força para superar tudo que se passa nesse momento de tua vida. Mas vai passar viu, dias melhores virão. Adorei tua visita !!
Um beijo grande, Leila

Beth/Lilás disse...

Querida Yoyo!
Se vc já passou por uma dor assim parecida, realmente tem que se emocionar mais ainda com Frida Kahlo.
Ela foi espetacular em sua capacidade de aguentar o sofrimento e superar a tudo desde mocinha e sua obra taí para o mundo todo admirar até hoje.
um beijo grande carioca

Mauro S disse...

Oi Yoyo, lindo post então, acho que nunca tinha ouvida falar em Frida Kahlo, não sei.
Quanto a sua filha...

Começando a acertar os comentários, pelo menos aparecem, mesmo que informe um número de comentários e tenha bem mais já para ser lido, pelo menos estão aparecendo.

Beijos!

Driks Barreto disse...

Nossa Yoyo,que forte...emocionante...bom amiga vejo que vc é muito forte,e mesmo tendo passado por momentos dificeis vc é doce e amiga,é assim que vejo vc forte e doce.Fique com Deus,muita luz e alegria no coração,te gosto muitoooo Bj

Glorinha L de Lion disse...

Yoyo, tb me emocionei com tua estória...e a Frida pra mim tb representa essa força interior que toda mulher traz dentro de si. Minha homenagem à todas nós, que sabemos bem onde a dor nos alcança. Beijão

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Yoyo

Impossível não me emocionar com sua história e poder ver e sentir a dor em suas palavras ao falar nesse assunto.
Não sei bem a história, nem como está agora, mas peço ao Senhor Jesus que esteja levando luz e conforto a todo momento para vocês!
Linda homenagem, que todas nós possamos carregar essa força e você é forte sim, pois passou por toda essa batalha e continua de pé, dando força, amor e auxílio a sua filha, tenho certeza!

beijos

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Yoyo
fiquei emocionada com esse post
é muito triste ver um filho sofrer
e ñ poder fazer nada, sei bem o que é isso!
Conte sua história pois cada vez que contamos parece que a dor diminui um pouco!
sou solidária com sua dor!
beijo

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

Só vc para fazer um post tão lindo! tô sem palavras. Desejo que sua filha esteja 100% recuperada. beijo

IVA PASSOS disse...

Lane,
Ver Nanda bem e feliz é um presente de Deus!

Liliane de Paula disse...

A Frida me impressiona pq além da vida física sofrida que teve e que pode ser vista na sua obra,
escreveu umas cartas sempre bem humorada.