Amo essa canção!

03/06/2011

Alfândega no Brasil

Como tudo aqui no Brasil, descobri que os serviços da alfândega  são desgraçadamente ruins e que esse órgão não foge à regra em relação a falta de respeito aos consumidores brasileiros. 
Cansada de pagar, por aqui, preços abusivos pelo materiais que utilizo em meus projetos de scrapbook, resolvi que estava na hora de comprar diretamente de países fabricantes, principalmente ferramentas, que custam uma pequena fortuna. Parti então para a encomenda, direto dos EUA, seguindo todos os procedimentos legais: mercadoria com nota fiscal (valores verdadeiros),código de rastreamento, compras em empresa idônea, pagamento  à vista, enfim , tudo dentro dos parâmetros exigidos pela lei.    
Fiz meu pedido no dia nove de Maio e já no dia doze do mesmo mês, a  minha encomenda foi enviada, chegando ao Brasil no dia dezenove de Maio.
A mercadoria entrou pelo Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro e foi imediatamente para a alfândega, onde permaneceu durante 12 dias e foi taxada em 60% do valor. Até aí, menos mal...eu estava ciente de que isso poderia acontecer; tive a infelicidade de ser "premiada", pois sei de pessoas que compram produtos importados todos os meses e que nunca foram taxadas.  O que eu acho absurdo é que  essa taxa incida não apenas sobre o valor do produto, o que seria o correto,mas também sobre o seguro e até mesmo sobre o frete que pagamos. Isso é o cúmulo da roubalheira!!! 
E além disso, eles não só abriram a minha caixa, como também destruiram, rasgaram a mesma inteirinha, como podem ver na foto. Nem sei como essa mercadoria chegou completa.
Considero isso uma falta de respeito   que não tem tamanho. Abrir a caixa "premiada" para checar o que tem dentro, ótimo, mas que fechem ela outra vez, para que nossos pertences, pelos quais já pagamos, não sejam extraviados.
Hoje, de tão indignada que fiquei, passei horas pesquisando na internet sobre esse assunto e descobri que essa é uma prática mais comum do que se possa imaginar, acontece isso e muito mais, coisas bem piores acontecem, como mercadorias que são extraviadas depois que dão entrada na alfândega, e ninguém é responsabilizado, fica tudo por isso mesmo, já que o comprador simplesmente não tem a quem recorrer, é quase tratado como se fosse uma marginal, um contrabandista, mesmo fazendo suas compras dentro da lei.
Onde está essa coisa tão imprescindível chamada respeito??

8 comentários:

Lúcia Soares disse...

Yoyo, ainda bem (por sorte!) que não mexeram na mercadoria.
Não sabia desse procedimento vergonhoso. Enquanto isso, devem deixar passar coisas mais importantes para o país, como tanta droga que entra até por vias "normais".
É vergonhoso mesmo!
Entendo sua indignação.
(minha filha ama scrap, tem muito material, realmente caro, mas comprado aqui mesmo.)
Beijo!

Caca disse...

Yoyo, por estas e outras eu acho que não vivemos mais em uma democracia (no sentido mais amplo). Quando mais indivicualizados os direitos, mesmo se amplos, menos poder de ação a gente tem. Se você for reclamar num órgão de defesa dos consumidores, muito pouca coisa sera feita. Se for ao judiciário, o custo será maior do que a mercadoria (as vezes). Se reclamar na ANAC, provavelmente vai dar em nada. Então , que sistema é esse? Os problemas que aconteciam com muitas pessoas de forma igual, antes eram tratados coletivamente. e as soluções eram mais favoráveis. Hoje, cada um se vira como quiser e puder e isso enfraquece muito o poder alcançar o direito pleno, eu acho. Um abraço. paz e bem.

chica disse...

Que coisa isso!Pena! Mais um probleminha!!!beijos,chica e lindo fds!

Unknown disse...

É caso para dizer :"Não quero que me respeitem a mim, quero que respeitem a honestidade do meu trabalho."

Beijo meu e bom fim de semana.

Maitê disse...

Estou chocada !!!!!!!!!!!!!

Primeiro, pq sempre achei que as taxas que pagamos incidia somente em cima do valor das compras e não sobre frete, impostos e sei lá mais o que !!!! UM ABSURDO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Segundo, que falta de respeito com o cidadão !!! É um absurdo entregarem suas encomendas deste jeito !!!!!!!!!!!

Sabe, a cada dia que passa, ando mais decepcionada com este país.

Ainda bem que todos os itens da sua encomenda chegaram ... imagina se eles resolvem roubar suas coisas ???

Beijinhos enormes !!!!1

Anônimo disse...

Olá amiga,
Fostes premiada? Acontece. Já vi milhares de vezes isso acontecer com amigos. É que comprar no exterior tem outras demandas.
Espero que dê tudo certo.
Bjssssssss

Liliane de Paula disse...

Anda bem que me salvei. Faz pouco mais de 1 ano que comprei em loja do USA, de pinceis e cosmético e veio direto para minha casa. Por que terá sido? O valor?
Nem imaginei que fosse tão complicado. Para nós.

Suzanna disse...

NOSSA YOYO, TO TÃO, MAS TÃÃÃÃÃOOO DESACREDITA DESTE PAÍS, QUE TENHO VONTADE DE GRITAR SABIA. É TANTA ROUBALHEIRA, INJUSTIÇA,CORRUPÇÃO, ENGANAÇÃO QUE NÃO CONSIGO MAIS ACREDITAR EM NADA , NADA NADA. UMA PENA PORQUE TWNHO DOIS FILHOS JVENS QUE PODERIAM MUITO BEM, NEM TER QUE PENSAR EM SAIR DO PAÍS, SE AQUI AINDA ACREDITASSEM NO FUTURO.
UMA PENA, E UMA VERGONHA.
MAS VIM AKI PARA DIZER, QUE QUANDO FAZIA O ULTIMO POST , PENSEI NAS SUAS FOTOS DE GONÇALVES!!!
BJUS
SU