Amo essa canção!

17/02/2010

Arruda - Planta ou Panetone?!

Imagem reproduzida de livro de plantas medicinais
A palavra "arruda" sempre me remeteu à planta medicinal de cheiro forte que no século XIX foi catalogada por Jean Baptiste Debret, em sua "Viagem Histórica e Pitoresca pelo Brasil".
Ultimamente porém, sempre que ouço essa palavra penso em "panetones" e sinto vontade de chorar...De raiva. Ela se tornou sinônimo de político corrupto. E esse  Arruda é apenas mais um..
Como não viajei e nem participei do carnaval, fiquei acompanhando as notícias sobre a prisão do tal político e aqui, matutando sobre o mal da corrupção que assola nosso país.
Arruda foi preso, é verdade. E isso aconteceu há sete dias mas, eu me pergunto: até quando ele ficará na cadeia? Se é que se pode chamar de cadeia uma sala (sem grades) de 40 metros quadrados, com ar condicionado, chuveiro com água quente e até TV( que foi retirada depois de um tempo e muitos protestos). 
Em minha reflexão, penso nos milhões de brasileiros que moram em apartamentos de 40 metros quadrados e ainda são uns felizardos pois, muitos nem teto têm, outros se matam de trabalhar para pagar um aluguel absurdo. Penso também, naqueles que não conseguem comprar um panetone para suas famílias (nem mesmo depois do Natal, período em que o panetone está mais barato) e fico indignada!
O mais incrível é que José Roberto Arruda  se tornou uma celebridade. Tem gente fazendo novenas para ele, tem gente levando livros de auto-ajuda para o "coitadinho" na "cadeia"...Meu Deus do céu! O que está acontecendo com o povo?
Os aliados do tal político já apostam na solução mágica: uma possível renúncia do governador. Renunciando, ele se livra da "cadeia". Assim não poderia mais ser acusado de prejudicar as investigações do caso(comprando e subornando ninguém) e ainda por cima, foge da cassação  dos direitos políticos.
Sem dúvida, uma solução que entrou em moda no cenário político brasileiro pois, assim eles voltam com força total nas  eleições seguintes, chorando na TV e convencendo o povo de que foram vítimas de conspiração...São tantos casos assim que até me arrisco a dizer que já virou uma tendência, uma marca registrada dessa politicagem descarada(com o perdão da palavra).
E assim caminha a política brasileira...Lamentavelmente!
Litogravura de Debret: "O vendedor de arruda" 

10 comentários:

jjdaskdkasd disse...

Oi Yoyo, essa é muito boa!

Não esqueci de vc não viu! Bjus

Yo Neris disse...

Pois é Ju...A que ponto chegamos!

Ana Maria disse...

Valeu, Ju.Esse é o nosso Brasil. Bjs

Yo Neris disse...

É isso aí Ana mas...Eu sou a Yoyo, e não a Ju...Hehehehe

Anônimo disse...

Consegui, mas nao foi pelo teu blog, entrei e gerenciei pelo meu.
Bjks e obrigada , vou vir aqui sempre...

Yo Neris disse...

Ariadne,
É um prazer tê-la aqui
Bjos

Vanda Siqueira disse...

Yoyo querida, obrigada pelas visitas... me perdoe se não tenho vindo muito aquí... tenho andado angustiada com minha mãe na UTI.
Ela sofreu pela segunda vez um enfarto e teve que colocar mais quatro Stent's para desentupir as veias. Está tendo complicações e lutando pra viver.
Nossa mãezinha é tudo em nossas vidas!
Outra hora eu volto com mais tempo.
Beijos no seu coração...!!!

Yo Neris disse...

Vanda querida!
Não se preocupe com as visitas...Cuide da sua mãezinha, mesmo.
Vou ficar torcendo e pedindo ao nosso criador que tudo dê certo
Bjos

Anônimo disse...

Oi Yolanda!

Vivo visitando você mas nunca deixo um recadinho.Aqui está: "Parabéns amiga por ser como é, um exemblo de pessoa."
Obrigada por tudo.
bjs Laís

Yo Neris disse...

Laí, minha amiga querida,
Um velho ditado popular e sábio: "me diz com quem andas e eu te direi quem és'.
Se sou uma pessoa assim....Como você diz é porque convivo com pessoas que me fazem crescer, constantemente.Você é uma dessas pessoas
Bjo