Amo essa canção!

12/03/2010

Adoçante - Prefira os Naturais

Sabe aqueles adoçantes comuns, tipo "Zero Cal" e outros feitos de sacarina, de aspartame ? Pois é...Eles podem causar danos à nossa saúde, principalmente se usados por um período prolongado.
São causadores de cefaléia e até mesmo do câncer de intestino. Aqueles transparentes, os chamados monossódicos, aumentam a pessão arterial devido a grandes quantidades de sódio ( cloreto de sódio = sal) em sua composição. Coisa que os adoçantes naturais, como o stévia ou frutose, não possuem.
A recomendação da Associação Brasileira de Hipertensão alerta que:"o uso de sal na alimantação diária deve ser de no máximo 6 granas, o que equivale a uma colher de chá".
Outra questão impressionante que descobri recentemente sobre esses adoçantes (os "vilões") é que eles podem confundir o organismo e aumantar a vontade de comer, principalmente doces portanto, a nutricionista brasileira Fernanda Machado orienta que ao sentirmos aquela vontade (enlouquecedora) de  atacar um docinho, é melhor consumir uma pequena quantidade adoçada com açucar do que optar por algo feito adoçantes que não sejam naturias.
Eu já usei o "Frutose" por muito tempo mas, depois passei a ter dificuldade para encontrá-lo então, optei pelo "Stévia" que é facilmente encontrado nas prateleiras de qualquer hipermercado. Claro que ele custa um pouco mais do que os outros porém, vale a pena pois trata-se da nossa saúde. Como diz aquele velho ditado popular:"é melhor prevenir do que remediar".

16 comentários:

Driks Barreto disse...

Concordo contigo...e sem contar que ele é gostosinho,isso ai temos que nos precaver...rs Bjs lindinha.

VILMA SUELY disse...

OI AMORE!! EU USO ESSE ADOÇANTE A BASTANTE TEMPO.fOI NO PROGRAMA DE ANA MARIA BRAGA QUE VI O COMERCIAL E DAI POR DIANTE ADOTEI ELE.SÓ QUE EU TENHO MEUS DIAS DE DOCE PECADO E NÃO USO.COLOCO AÇUCAR MESMO,PRINCIPALMENTE NO CAFÉ.MAS EM MEUS DIAS DE ADOÇANTE A MINHA DICA TAMBEM É ESTA.OUTRO NA MINHA MESA DE JEITO NENHUM!!BEIJOS!!

Yo Neris disse...

Driks,
Prevenção é mesmo a melhor opção....Op´s, até rimou....Kkkkk
Bjo no core

Yo Neris disse...

Vilma,
Pode estar certa de que todas nós temos nossos dias de doce pecados.
Bjo

Ana maria disse...

Não usava este adoçante Stevia, mas depois dessa sua dica, vou passar a usar. Mas, para tomar café nunca me acostumei a colocar adoçantes. Uso mesmo é o açucar. Ainda bem que só tomo, uma vez por dia e em bem pouca quantidade. Bjs

Andrea disse...

Ola..... sou adepta as dietas...não podia se diferentes não é....?!
mas o adoçante não é muito meu amigo.... por exemplo cha é sempre sem açucar, e cafe e sucos com menos açucar possivel, mais isso é por gosto mesmo....
Gosto é gosto não é.....

Um grande beijo e bom fim de semana

Yo Neris disse...

Ana Maria,
Acho que depois que você passar a usar o stevia, vai usá-lo também no café.Ele é diferente, não tem aquele gosto meio amargo dos outros.
Bjo

Yo Neris disse...

Andrea,
Sim, é verdade: gosto é gosto...Rsrs
Bjaum

Rougebatom disse...

Yoyo..muito fôfa a tua presença no meu blogue.Obrigada.
Também sou adepta do stévia, de maneira que já não sinto mais faltra do açúcar.
Bjs e um ótimo fonal de semana.

Yo Neris disse...

Eu que agradeço Mary
Bjo

Teresa Aragão disse...

Como minha mãe e minha tia são diabéticas, desde pequena que fazem uso de Stévia em pó e gotas. Me acostumei e não uso açucar já há um bom tempo! Bom final de semana querida amiga!

Driks Barreto disse...

Oie!!!Vim aqui pra dizer q adoro seu blog e que tem selinho la no meu cantinho pra vc!!!vá buscar!!!
Bjs

www.badulaquesdadriks.blogspot.com

Yo Neris disse...

Driks querida,
Muuuuuito obrigada!!
Bjaum

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

Yoyo, querida! ai menina, não consigo me acostumar com o gosto da Stevia! urgh comprei, tá aqui no armário paradinho...vou tentar de novo!! beijos e ótimo fds querida

Driks Barreto disse...

Oi Yoyo!!!A Amanda que me indico,indicou 20 blogs pra ganhar,aí copiei dela indicando 20 também,mais acho que não problema se vc quiser indicar um pouco menos,pelo que percebi nos coments delas 20 é o maximo,mais não tenho ctza.Bjs

Yo Neris disse...

Ok Driks
Obrihgada mais uma vez, amiga!