Amo essa canção!

23/04/2010

O Brasil da Impunidade

Que a impunidade em nosso país rola solta isso já é fato. Mas o pior de tudo é perceber que as pessoas se acostumaram de tal maneira que nada fazem para mudar essa situação. Muitas pessoas com quem consverso dizem :" isso já é antigo, não podemos fazer nada, não podemos mudar as leis". Como assim! Será que realmente não podemos fazer nada?Será que vamos ficar eternamente parados, de braços cruzados diante de tanta injustiça, de tanta impunidade? Vamos esperar que aconteça algo com algum dos nossos familiares para que possamos então tomar alguma atitude? E a vida do outro, o sofrimento de outras famílias, não importa para nós?
 Eu sempre acreditei que o povo quando se une, em prol de uma causa, tem poder para mudar o mundo. Não sou ingênua a ponto de pensar que as coisas são simples, sei muito bem que qualquer conquista nesse sentido é muito difícil, principalmente aqui no Brasil,  por conta da corrupção que assola o país de norte a sul. Quando falo em corrupção, não estou me referindo somente aquela da  classe política, não. Estou me referindo à corrupção em nosso dia-a-dia, as pessoas comuns, aqueles atos que parecem pequenos, como subornar o guarda de trânsito para que ele não aplique um multa, ou até mesmo "comprar" a carta de motorista. Acredito que são esses  "pequenos"atos que levam aos grandes e levam principalmente à cauterizção da consciência, que levam à tolerância para com a impunidade.
Falei tudo isso para chegar a um assunto que há muito tempo me deixa indignada e que o povo paulistano parece ter se acostumado: a brutalidade, a truculência, a imprudência dos motoristas de ônibus coletivos da cidade de São Paulo.
Há algum tempo precisei deixar meu carro na oficina mecânica e tomei um ônibus para chegar em determinado local e o papo que ouvi o motorista tendo com amigo dele foi simplesmente aterrador. Ele dizia tirar "fininha" dos motoristas de automóveis pequenos para assustá-los, por pura diversão e falava também que  se batesse, ele não estava nem aí, já que seu veículo é grande e com ele não aconteceria nada. Fiquei chocada!
O mais cruel ainda é que eles agem exatamente assim, livremente pelas ruas da cidade. Eles só faltam passar por cima(muitas vezes passam) dos outros carros, não respeitam sinalização, andam em velocidades altíssimas, param no meio da rua para bater papo com os motoristas de outros ônibus quando se encontram e o ponto, parece não existir mais, pois eles não ecostam os veículos. As pessoas têm que  se desolocar até o meio da rua para subir no ônibus e os carros que estão atrás do mesmo não conseguem passar, ficam parados esperando a boa vontade do motorista do ônibus, que muitas vezes sai dali sem nem sequer ligar a seta. 
Pelo que percebo  não existe nenhuma fiscalização dos órgãos competentes e os tais motoristas de ônibus agem livremente pelas ruas da cidade.
Andar de ônibus (ou entre eles) na cidadee de São Paulo é um verdadeiro risco e suponho que em outras capitais do Brasil, as coisas não sejam diferentes.
Ontem, no tradicional  bairro do Ipiranga, aqui em São Paulo (perto de onde moro) aconteceu um acidente terrível.  O motorista de um ônibus passou em um cuzamento não respeitando  o semáforo fechado para ele, em alta velocidade atingindo quatro veículos em seguida, causando a morte imediata de duas pessoas (mãe e filha) e deixando três outras gravemente feridas, entre elas um bebê de 11 meses e uma criança de 7 anos.
Acredite  se quiser mas o motorista será ( à essa hora já deve estar em casa) liberado para responder o processo em liberdade após pagar uma fiança de 1.230 reais. Foi autuado por homicídio culposo.
Agora, por favor respondam: uma pessoa que age como ele agiu, desrespeitando as leis do trânsito, o semário fechado e guiando um veículo daquele porte em alta velocidade, não está ciente de que poderá matar alguém, a qualquer momento? Então como pode ele ser autuado por homicídio culposo (aquele sem intenção de matar)??
Deveria ser autuado por  homicídio doloso (com inteção de matar). Ele matou, de fato, e deveria ir para a cadeia, isso sim! Mas em nosso país as leis são frouxas,ou simplesmente não são cumpridas. O Brasil se tornou o país da impunidade. Aqui, o crime compensa e nessas horas, tenho vergonha de ser brasileira!

17 comentários:

Suzanna disse...

O Yoyo, sinto demais esta situação, parece praga esta tal impunidade e a ameaçadora corrupção.
No desespero, das mãos atadadas vamos sendo levados pela enxorrada injusta e aterrorizante.
Confesso que também não acredito mais, e gostaria muito q fosse diferente, tenho dois filhos e quero um Brasil diferente para êles.
Mas como ??? esta é a pergunta.
Realmente esquecemos da "união" "dos caras pintadas" e estamos sendo levados à deriva.]Mas por onde começar?Se for dentro de casa, tenho feito minha parte, mas e o resto? como?
Se eu realmente escutasse uma resposta )Não exatamente sua entende?), mas que convencesse, mas qual???
Bjos e bom fim de semana viu !
Su
Bjokas
Su

Danny disse...

Ola minha linda.
Vim agradecer o carinho do seu comentário.
Obg por ter compartilhar comigo sua experiencia de vida,gostei mt de saber que ñ é só comigo q acontece isso.
Eu tbm tenho esse problema em dizer ñ, por isso carrego tudo nas minhas costas, onde fiquei estafada de tantas coisas juntas, e acabei esquecendo de mim e de viver.
Adoro cada comentário de ânimo e deteminação, me ajudam mt, + uma vez obg.
Sobre seu post, é uma verdade.
O povo brasileiro se acostumou em deixar tudo pra lá, por isso estamos vivendo tanta impunidade, tanta injustiça.
É revoltante viu...
Desejo um lindo final de semana.beijocas

chica disse...

INFELIZMENTWE É ESSA A REALIDADE QUE TEMOS QUE VIVER E CRIAR NOSSOS FILHOS. NÓS PRESAS EM CASA E ELE SOLTOS ...BEIJOS,CHICA

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

MAS SABE DE UMA COISA O BRASILEIRO SE ACOSTUMOU TANTO COM A IMPUNIDADE QUE Ñ LUTA PARA MUDAR!
PARECE QUE PERDEU A FORÇA FICOU PARALIZADO!
MUITAS VESES TBM TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRA!!!
PRINCIPALMENTE AQUI EM BRASÍLIA ONDE ESTÁ A MAIOR VERGONHA DE TODAS!
OS POLITICOS!
BJIM

Anônimo disse...

Yoyo, infelizmente este país é da impunidade, da brutalidade, da ignorancia... eu to cansada de ver coisas e nao ver soluçãoes.
Hj mesmo eu to triste pq faz 9 anos da morte do meu pai, que foi assassinado por um menino de 16 anos (na época), meu pai levou 4 tiros no rosto e o menino foi pro SoS criança... ficou preso 2 anos e se safou ! e nós ? perdemos o porto seguro.. é justo?
Estes motoristas precisavam é levar uns tapas ca cabeça ! meter eles num xilindró.
Qual bairro vc mora ? eu morava no parque são lucas...

Bjks

Glorinha L de Lion disse...

Yoyo, aqui no Rio é igualzinho, se não for pior...mas vc sabe o que é acausa disso, né? Certeza da impunidade....viu o que aconteceu com os pichadores do Cristo? Um já foi solto pq não foi preso em flagrante e o delito não oferece risco à sociedade...pasme! Eu ando tao de saco cheio de tudo que dá vontade de sumir daqui desse país...
Bjs.

Unknown disse...

Olá

Concordo com vc.
Fiquei muito feliz com sua visita.
Agora estamos publicando 3 posts diários, inclusive nos finais de semana e feriados.Se necessitar de companhia no final de semana, venha para o CLUBinho AMIGA DA MODA.

Bjo

Beth/Lilás disse...

Cara Yoyo, sua indignação é a mesma que a nossa e aqui no Rio e adjacência é tudo igual, só impunidade reinando.
Mas, gostaria de colocar neste comentário uma carta que li esta semana no Jornal O Globo de um cidadão prá lá de realista:

"A ousadia, fruto da certeza da impunidade, dos vândalos que picharam a estátua do Cristo Redentor, eleita como uma das sete maravilhas do planeta, escancara ao mundo a falta de respeito, civismo e moral de nossa sociedade. São reflexos da democaracia vale-tudo implantada em nosso país. Mesmo sem a providência de pensamento o raciocínio, cérebros, ainda que limitados, como os dos boçais que estamparam suas marcas de estupidez e convardia no momumento, podem agir pela repetição. Repetem o que veem: afronta e deboche do presidente à Justiça; libertação do ex-governador Arruda; do pedófilo já condenado e que voltou a estuprar e a matar crianças; prisão do trabalhador que, em ato de defesa própria, matou um dos criminosos que tentavam assaltá-lo, enfim, repetem o cotidiano de inversão de valores. O que temer em pichar um monumento público?
(A.Tallarida)

e acrescento: o que temer em matar ou ferir tantas pessoas com um super pesado ônibus!?

Outra coisa, reparo que para certas profissões hoje em dia, qualquer idiota, ignorante, sem responsabilidade e senso pôem lá, dão espaço e assim estamos à mercê de gente da pior espécie conduzindo vidas e destgruindo massas.

Desculpa o comentário tão grande, mas me empolgo e como ando também tão indignada, penso que este espaço no mundo virtual poderá servir para que autoridades leiam e sintam o clamor de toda uma sociedade cansada, estressada e sem esperanças.

um super beijo carioca

http://comtextosdavida.blogspot.com disse...

Infelizmente a maioria dos motoristas de ônibus ou caminhão são uns ignorantes,frutrados, com problemas sexuais.Em vez de usarem o carro para veiículo de locomoção usam como veículo de auto-afirmação.Eu li uma reportagem sobre um país(não me lembro qual), que estava tendo sérios acidentes com problemas de velocidade, daí resolveram fazer uma campanha publicitária dizendo que os motoristas que abusavam da velocidade tinham o pênis pequeno e queriam se auto afirmar. Num instante resolveram o problema , ninguém mais abusou da velocidade.Ficaram com receio de ser chamado de pênis pequeno.Talvez os motoristas brasileiros tenham esse tipo de problema. Como resolver? Aí fica por conta do Detran em exlicar para eles que pênis não pensa mas cérebro sim.

Yo Neris disse...

Su,
As gerações anteriores, como a nossa por exemplo, eram tão mais engajadas. Fico tão triste de ver como as pessoas estão vivendo a vida sem ideais, sem ética, sem respeito...Muito triste mesmo
Bjo

Yo Neris disse...

Danny querida,
É sempre bom saber que não somos só nós que passamos por momentos dificeis.
Conte sempre comigo, viu!
Bjo

Yo Neris disse...

Chica,
É lamentável o que estamos vivendo.
Infelizmente, no Brasil, o crime compensa.
Bjo

Yo Neris disse...

Eliana,
Brasília é apenas o retrato do país. O Brasil inteiro, de norte a sul, passa pelas mesmas questões
Beijinho

Yo Neris disse...

Ariadne,
Eu lamento muito pela morte do seu pai.
Esse é um exemplo clássico da falta de impunidade no país.
Aqui, cidadãos de bem, trabalhaores não valem nada mas os bandidos, têm todas as regalias, inclusive quando acontece um crime como o do seu pai, aparece um monte de gente(para mim, pessoas sem escrúpulos)dos direitos humanos, defendendo a causa desses menores mas a causa das verdadeiras vítimas, essa ninguém defende.

Yo Neris disse...

Glorinha e Beth,
Eu acompanhei as notícias sobre os pichadores do Cristo.
É de fato, a certeza da impunidade que leva esses vândalos(para mim, são criminosos) a praticarem atos imbecis como esse. São uns estúpidos, uns animais desprovidos de todo e qualquer senso.

Yo Neris disse...

Glorinha e Beth,
Eu acompanhei as notícias sobre os pichadores do Cristo.
É de fato, a certeza da impunidade que leva esses vândalos(para mim, são criminosos) a praticarem atos imbecis como esse. São uns estúpidos, uns animais desprovidos de todo e qualquer senso.

Yo Neris disse...

Laís,
Adorei essa campanha e acho que alguém deveria lançar a mesma por aqui também.Talvez fosse uma boa saída, rsrs.
Eu e minha família fomos vítimas desses estúpidos e sofremos as consequências até hoje, voce conhece bem a história, que talvez um dia eu conte aqui no blog.
Bjo no core