Amo essa canção!

07/06/2010

Amigos - Blogagem Coletiva "Vida Simples'

Imagem Google
Caros amigos, só agora (19:30h) é que consegui sentar na frente do PC para fazer o meu post  da blogagem coletiva "Vida Simples" proposta pela Mila do blog Mila´s Ville.
Justo hoje a minha conexão está uma tremenda piada....A lentidão por aqui está pior do que na época que o computador era um 386 e a internet era discada. Simplesmente uma loucura! Nem sei se conseguirei visitar todos vocês hoje; porém, se isso não for possível, amanhã dedicarei  a minha tarde, exclusivamente aos seus blogs.
Bem, falando do que mais interessa que é a amizade, quero dizer que  tenho amigos muito parecidos comigo e outros completamente diferentes de mim, mas nem por isso são menos queridos.
Creio que a chave do segredo para uma "Vida Simples", uma amizade sincera e duradoura está no respeito, está em valorizar aquilo que a outra pessoa tem de bom, mesmo que ela, muitas vezes, tenha conceitos diferentes dos nossos...Xiii   acho que isso está meio confuso, estou prolixa, hoje não estou muito boa com as palavras (melhor dizendo, elas não estão sendo "boazinhas" para comigo,rsrsrs) então vou tentar exemplificar o que estou querendo dizer:
-A Sônia é uma das minhas amigas queridas, das mais especiais. Dessas com quem eu sei que posso contar sempre que  precisar, mesmo morando distante de mim 2.330 Km.
Nos conhecemos quando ainda éramos adolescentes. Eu tinha 15 anos e ela um pouco mais de 12. Éramos completamente diferentes, uma da outra.  Ela  gostava (ainda gosta)de Roberto Carlos e Julio Iglesias, eu amava Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento ; eu era  engajada politicamente enquanto ela não queria nem saber disso; eu usava tênis,calça jeans e camiseta, ela gostava de vestidos "transadinhos" e salto alto; eu andava de cara limpa e ela bem maquiada. Outros amigos não conseguiam entender como eu podia  me relacionar com aquela menina tão "careta" sendo eu tão "moderninha" porém, eu sabia que dentro daquele corpo pulsava um coração sincero, generoso, capaz de grandes atos em nome de uma amizade e que apesar de sermos completamente diferentes ,  ela sabia me respeitar e isso para mim, sempre foi o fundamental em qualquer relação.
A minha amiga alimentava o sonho de casar, ser dona de casa, mãe de família, enquanto eu queria ser uma mulher livre, independente. Ela casou virgem, aos 15 anos vestida de noiva, em uma cerimônia religiosa na igreja católica; eu, casei grávida de 8 meses, aos 18 anos, em uma cerimônia civil, usando um vestido indiano, com o cabelo cheio de trancinhas (um escândalo!).
Um dos inúmeros obstáculos que superamos foi o marido dela, um tremendo machista,   que me achava uma péssima influência para a mulher dele.
Eu comecei a dirigir aos 18 anos, ela teve que esperar chegar quase aos 30; eu estudei, fiz duas faculdades, pós-graduação, inúmeros outros cursos; minha amiga apenas terminou o ensino médio; eu viajei, fui embora, fiz e refiz a minha vida, comecei do zero, mudei tudo que não estava bom e ela continua resignada, aceitando um casamento que nunca foi bom, por achar que esse é o seu papel.
As diferenças nunca nos separaram, a distância sim, nos separa...Já ficamos 7 anos sem nos nos encontrarmos. A última vez que nos vimos foi em dezembro de 2008 e entre abraços e lágrimas, no encontro e na despedida, continuamos com a certeza de que apesar de todas as diferenças, nossa amizade continua a mesma, pois foi uma amizade construída sobre os alicerces do respeito mútuo, do carinho verdadeiro e acima de tudo da compreensão.
É para ela que vai a minha homenagem de hoje.



34 comentários:

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Yoyo adoro vir aqui ler suas histórias ,amigas de verdade a distãncia ñ separa!!!
adorei a imagem!!
bjim
E a viagem???

Tati disse...

Yoyo, amei a história da sua amizade com a Sônia, que deve ser mesmo muito especial para você. Mas posso dizer? Você me deixou muito curiosa sobre seu casamento. Devia estar linda e tão diferente... posta foto, vai!
Beijos.

Tati disse...

Hehehe Enquanto eu te lia, você me lia. Estamos em sintonia! Coisa de amigas... Beijos.

Anônimo disse...

É, isto é o bacana ne ? pena que na minha vida nao apareceram tantas pessoas legais como tua amiga.
Infelizmente nem todas as pessoas estão dispostas a serem verdadeiras amigas.
Lindo post e mais lindo ainda foi saber que tenho doidona dos anos 70 que abalou bangu !!!

Bjks !!! (só faltou dizer que vc era do PT e ficou no exilo..)

Driks Barreto disse...

Oi querida!!!que lindo seu post!!!Também tenho amigas que estão distantes mais nossos coraçãoes batem na mesma frequencia!acho uma delicia isso.Bj gde!fique com Deus!!!

Açuti disse...

Oiii Yoyo,

que linda amizade!!!

bjkss e tenha uma excelente semana.

VILMASUELY disse...

Yoyo fiquei emocionada!! Sabado passado ,fui a um encontro organizado pela minha cidade do interior para reunir amigos que a distancia e o tempo separou.O encontro foi lindo e me deixou em estado de graça,justamente por ter encontrado uma amiga de longa data e muito importante na história da mnha vida. Comentei e coloquei fotos no meu post de domingo.É com esse espírito ainda assim que venho e leio esse seu texto.haja emocão né? beijos e feliz retorno.

Mônica - Sacerdotisa da Deusa disse...

Oi Yoyo!

Que linda a sua história de amizade! E que homenagem linda fez à sua amiga!
Concordo com vc flor, a distância e as diferenças jamais separam duas pessoas que se respeitam e prezam pela amizade verdadeira.
Beijinhos.

Flores e Luz.

Regina Coeli disse...

Olá Querida Yoyo,
Estava sentindo sua falta...
Que bom poder contactar novamente com você!!
Seu POST apesar de suas reclamações ficou muito lindo, carregadinho de emoção!!Ainda mais ao som do MILTON NASCIMENTO, haja coração!!!
A SONIA vai amar essa homenagem!!! Pela sua singeleza de sua narrativa.
Eu aprendi um pouco mais tarde que a diferença ensina e faz a gente crescer quando há respeito entre ambas as partes...
Fiquei feliz feliz em conhecer um pouquinho mais sobre você!
Abraço apertado, cá das Minas Gerais.

Acredito que foi o que aconteceu com você e a SONIA.

Anônimo disse...

Yoyo, muito bom seu post e concordo plenamente com você, também acho que a chave do segredo para uma vida simples e amizades sinceras está nos valores perenes que devemos cultivar: respeito, consideração, etc.
Também tenho amigos e amigas absurdamente diferentes de mim. Acho muito natural. São os nossos paradoxos. Coisas da vida. Amizade, como a gente diz aqui no sul, amizade "vem de outros rincões". Beijo grande.

Carmen ACHADOS DE DECORAÇÃO disse...

Querida Yoy!nossa, que história, hein? tenho uma parecida, muito parecida e eu me pareço com você hehe Amei seu post! parabéns

Mas...tá tudo bem com você? acho que vc esta na correria, né? não te vi mais por lá...bjs

Suzanna disse...

Que lindo Yoyo
Amizade de verdade é assim, não tem distância nem diferença que separe.
Penso que o respeito é a grande magia para qualquer relacionamento ser duradoruro e verdadeiro, afinal que é igual ao outro em tudo? aliás nem teria graça né não?rsrsr
E por falar nisso, tive uma i´deia hoje, estou indo de volta(morar)em sp, minha casa aqui vira de novo só para fdsemana,aí pensei que tal promover um encontro de bloqueiras de sp em sp rsrsrs?
Pensa ai e falamaos depois, acho que pode ser uma tarde legal e diferente em algum café ou outro espaço qualquer.
Estou querendo "gostar muito" desta volta para a cidade grande rsrsrs
Bjos
Su

Eliane disse...

Yoio, sua amiga deve estar explodindo com tamanha homenagem.Com essa blogagem vemos que ninguém vive sem amigos. Um beijo da Eliane.

Lúcia Soares disse...

Yoyo, que lind a amizade de vocês! Adoro amizades de infância, ou começo de adolesc~encia, que vão pela vida afora...
Tenho 2 amigas assim, de muitos, muitos anos.
Beijo!

Yo Neris disse...

Eliana,
Obrigada pelo carinho de sempre, querida!

Yo Neris disse...

Tati,
Que sabe um dia deses eu crio coragem e posto aqui a foto que vc me pediu,rs
Bjaum

Yo Neris disse...

Aruiadne,
Sou dos anos 80 amiga.De qualquer modo npos últimos dois anos da década de 70 eu já militava...E o que é pior: pelo PT.QUE DECEPÇÃO!
Bjo

Yo Neris disse...

Drika,
Tenho sentido a sua falta.Ando com saudades de vc, linda.
Bjos

Yo Neris disse...

Açuti,
Minhas amizades são todas incríveis!
Bjinho

Yo Neris disse...

Vilma,
Reencontrar velhos amigos é puro êxtase, né!
Bjos

Yo Neris disse...

Mônica
Obrigada pela sua amizade, querida.
Bjos

Yo Neris disse...

Regina,
Estou de volta, mas um pouquinho enrolada com o tempo.
Sabe, estive em terras mineiras, durante o feriado.Amo essa terra!
Bjos

Yo Neris disse...

Carmen,
Está tudo bem sim, querida....Apenas na correria de quase sempre...Hehehehe
Bjo

Yo Neris disse...

Su,
Eu vou amar encontrá-la pessoalmente.
Só espero que a sua troca seja boa...Sair do paraíso e voltar para Sampa...Será? Bem, torço por você.
Bjos

Yo Neris disse...

Eliane,
Amigos são fundamentais para existirmos e sermos felizes.
Bjo

Yo Neris disse...

Lúcia,
Tenho amigos de longas datas, como a Sônia.Tenho outros que se instalaram em meu coração há pouco tempo, mas que passaram a ocupar um espaço igualmente importante em minha vida.
Bjos

Lu Souza Brito disse...

OLá Yoyo,
Que linda a história da sua amizade. E mostra que não são as diferenças que nos afastam. Também tenho amigas assim bem diferentes de mim. E nos amamos muito assim mesmo!
Também tô esperando a foto.
Beijokas

Beth/Lilás disse...

Que legal, Yoyo, pensei que ainda estivesse viajando!
Linda homenagem a sua querida amiga e que imagem mais fofinha, adorei!
bjs cariocas

Unknown disse...

Lindíssimo texto.

Beijo.

Yo Neris disse...

Beth,
Voltei domingo, já meio tarde da noite e ontem foi um dia puxado.
Bjo no core

Yo Neris disse...

Amigo Manuel,
Obrigada!
Bjo

♕Miss Cíntia Arruda Leite ღ disse...

Yoyo amiga querida

Desculpa a minha ausência, mas tá uma loucura minha vida de tanta coisa para fazer! hehehe
Tô me organizando e fazendo as visitinha que tanto gosto!
A festinha do Gui foi um sucesso e linda, graças a Deus, vou postar as fotos.
Sua participação na blogagem coletiva ficou excelente, amizade de verdade nada destrói!

Obrigada pelo carinho de sempre!

Beijos no coração!

Iêda Klein disse...

Yoyo,
estes relatos de amizade dizem bem o valor de lutar por ela. Vou tirar um trecho seu mesmo que amei para dizer da construção da amizade:"respeito mútuo, do carinho verdadeiro e acima de tudo da compreensão.
É isso aí.
Beijos, Iêda

www.comtextosdavida.com disse...

Nossa Yolanda, que postagem linda, inclusive a foto, amei. Estou em falta com vcs. Apesar de não participar da blogagem coletiva sempre estou xeretando tudo. Bjs Lais