Amo essa canção!

10/08/2010

Pinto...O Filhinho da Galinha

Ando na correria e mal estou conseguindo passar por aqui e visitar todos os amigos . Hoje porém, eu não resiti, pois precisava compartilhar com vocês uma história real, que aconteceu, na última quinta-feira, com uma amiga minha.
A minha amiga é professora do primeiro ano do ensino fundamental, trabalha com crianças de 6 anos.  Naquela dia, ela resolveu dar uma cruzadinha com o nome de alguns  bichos para os alunos; uma das figuras que eles deveriam olhar  e escrever o nome  nos quadrinhos era o pinto, "o filhinho da galinha" (como foi explicado depois pela professora). Claro que a minha amiga ficou preocupada com a repercussão que isso poderia ter na classe, porém, como eles ainda são muito pequenos, ela se tranquilizou e distribuiu as  folhas, dando em seguida as orientações  sobre a lição.
Uma das alunas levantou a folha, no fundo da classe, e perguntou:
- Professora, esse bichinho aqui, é uma arara, não é?
A professora respondeu:
-Não querida.  Esse bichinho é o filhinho da galinha.
Outra aluna  comentou:
- É o pintinho!
A professora  tentando fazer com eles pensassem falou:
- Nesse espaço, não cabe a palavra pintinho. Como então, vocês deverão escrever?
Um dos meninos respondeu:
- Pinto! A palavra é pinto.
-Muito bem! Disse a professora.
A classe começou a gargalhar e a minha amiga, muito séria, disse que não estava entendendo o motivo das gargalhadas, já que o nome do "filhinho" da galinha é mesmo pinto.
Um dos meninos, todo cheio de si, foi até a mesa da professora e disse:
- Não liga não, professora. Isso é coisa de homem (Olha só isso!!!)
A professora  perguntou:
- Por que isso é coisa de homem?
Um outro aluno, sentado na frente, perguntou:
- A senhora tem esposo ( não foi marido, não...Foi esposo mesmo)?
Professora respondeu:
- Sim. Eu tenho esposo.
Ele disse:
- Então não esquenta não, professora. Um dia a senhora vai descobrir do que estamos falando.
Gente, essa crianças têm somente 6 anos! O que a princípio parece engraçadinho, é na verdade a ponta de um iceberg. Elas estão perdendo a inocência cada vez mais cedo e isso é assustador.

22 comentários:

www.comtextosdavida.com disse...

Talvez a professora devesse colocar também, na folha, o desenho de um pênis, para poder explicar a diferença.Crianças, aos 6 anos, também tem mentes deturpadas já que a babá é a TV.
bjs Lais

chica disse...

Eu sinto pena da falta de inocência...Pode até ser engraçadinho,mas dá o que pensar...beijos,chica

Yo Neris disse...

Pois é Laís...Hoje em dia, as coisas estão difíceis...
Bjo

Yo Neris disse...

Chica
Realmente, isso dá muuuito o que pensar.
Bjos

Anônimo disse...

Amiga, sabe que meu filho nao tem estas malicias, Miguel tem 8 anos e nao sabe nada de nada.. e as vezes eu penso que tô fazendo tudo errado, porque ele deveria ser igual a todo mundo, saber tudo. Outra hora eu acho que é lindo a inocencia dele e que continue assim, até o dia que nao puder mais segurar e falar da vida pro meu filho...
Mas tem amiguinhos da sala dele que já é malicioso e fala de tudo, meu filho vem perguntar as coisas que nunca ouviu aqui em casa. Fazer o que ??? uma hora a vida aflora. A babá dos meus filhos nao é a TV, é a Marlene (Leninha para os intimos)

Bjks !!!

Deia disse...

Opa! Vou correndo perguntar às minhas filhas o nome da prole da galinha! Os tempos são outros, e como disse a amiga lá de cima, quando se tem por babá a sra. TV, sem ninguém para assistir aos programas junto com a criança, explicando as situações que aparecem, a única informação "segura" é aquela que os coleguinhas trocam nos intervalos das aulas. Imagina quando a professora for apresentar outras espécies? Esse aqui é o veado, o peru... Um beijo, querida Yoyo! Deia.

Driks Barreto disse...

Oi querida,desculpe estou em falta com vc,ta uma correria por aqui,gostou do sapatinho??É lindoooo e super confortavel,comprei um pra mim,tem lá na Flavia pra vender,ela é uma fofa,a loja dela fica em Pinheiros.bjs fique com Deus!
*ah seu texto é ótimo!

Unknown disse...

Menina, nem tinha lido seu post e escrevi...vai lá ler...parece transmissão de pensamento...eu hein...rs

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

perdendo a inocência e deturpando tudo que aprende!
beijo

Elaine disse...

Oi minha querida YoYo, tb sinto saudades de vc, mas desde que voltei estou um pouco dispersa, não tenho postado nada e quase nem entrado aqui, mas vou voltar sim com toda força, só estou precisando de mais um tempinho.
Beijos enormes !!

Unknown disse...

Dá que pensar.

Beijo.

Bordados e Retalhos disse...

Jesus amado! RSrsrsrs. Eles estão cada vez mais esperto. Fui no salão outro dia e lá tinha uma meninha de 4 anos. Peguei uma revistinha catálogo de promoções das Lohas Americanas. Ela veio olhar a revista comigo. Nas promoções de cuecas que tinham os modelos vestidos com a mesma ela apontava para o meio das pernas dos modelos e falava: olha só o pir..dele! Ei fiquei impressionada com tanta precocidade. Faleipra ela que não estava vendo nada disso só a cueca. Ela me responde: vc não sabe de nada, nunca viu um não, né? Aí em baixo da cueca tem um. Rsrsrs. Pode? Njs querida

Yo Neris disse...

Ariadne minha amiga,
Por favor, deixe que ele seja inocente, mesmo que isso signifique ser diferente.As coisa devem acontecer na hora certa, não antes do tempo.
Bjos

Yo Neris disse...

Deia
É muito triste saber que tudo isso está acontecendo...
Bjos

Yo Neris disse...

Driks
Vou ver quanto custa o lindo sapatinho,rsrsrs
Bjos

Yo Neris disse...

Crica
Estamos mesmo em sintonia , hein!
Bjos

Yo Neris disse...

Eliana
Tem toda razão.
Bjos

Yo Neris disse...

Gi,
É um verdadeiro absurdo essa exposição das crianças ao sexo.
Bjos

Indira disse...

Engraçado para os que ainda não tem filho e preocupante para os que já tem...
As gerações estão piorando uma à uma, no meu tempo brincava de baleado na rua, correr picula, esconde esconde, hoje meu filho de 8 anos joga no video game, loca filmes, e meche no computador...Infelizmente no mundo de hoje, principalmente na cidade grande, as coisas são inevitáveis por que o que ele não vê dentro de casa, ele descobre na rua de forma totalmente deturpada...aí sinceramente não sei o que é pior, ensinar em casa certas coisas de forma amena ou tentar "protegê-los" e dar espaço para que eles aprendam na rua de uma forma !!
Tudo bem que a TV é uma fonte de informações, hoje ninguém saberia viver sem uma, mas por outro lado, imaginem quantas coisas ruins podem trazer pra dentro de uma casa...discordia entre marido e mulher (pornografia), transformar a mente seu filho (violência), iludir a cabeça da sua filha(novelas, filminhos românticos) de achar que a vida é cor de rosa...
Se fôssemos colocar tudo numa balança será que nos resultados veríamos que a TV (Tira Visão)é benéfica ou maléfica ao desenvolvimento de futuras gerações?
Coisas a se penssar !!

Camila S. Carvalho disse...

É verdade florzinha... As crianças nos surpreendem cada vez mais! Também tenho uma amiga que é professora, e ela sempre tem histórias desse tipo para contar... Ainda bem que muitas ainda inocentes e engraçadinhas... =) Um beijo linda, obrigada pelas visitinhas! ♥

VILMASUELY disse...

Yoyo se eu contasse as pêrolas que meu filhote de seis anos fala...meu comentario ia dobrar de página.Meu filho não tem babá nenhuma nem pela televisão , nem super nane.Sou eu e a escola.Brincadeiras são mais a do quintal de casa como no meu tempo.Mas mesmo assim essa geração já nasce na frente do seu tempo. Beijos Amiga !!

samarasimplesassim disse...

Imagina só meus 3 meninos?!!! Embora eu perceba neles uma inocência, percebo também aquela certa curiosidade em saber mais e sobre os mais diversos assuntos, que nos deixam bem encabuladas. Mas tenho a sorte deles sempre comentarem comigo, aí fico sabendo e tento explicar da melhor maneira, sem extender o assunto!!kkk
Bjo
Sa