Amo essa canção!

Mostrando postagens com marcador Amizade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Amizade. Mostrar todas as postagens

14/04/2012

BC - Um Dia para Glorinha



Eu gostaria de ter retornado ao blog em outras circunstâncias, depois de tanto tempo afastada daqui, mas enfim... 
Ainda triste e sem muitas palavras, volto a esse cantinho para participar da blogagem coletiva "Um Dia para Glória", uma homenagem a nossa amiga Glorinha de Lion, que partiu e nos deixou muitas saudades. Certamente a blogosfera não será a mesma sem ela...
Como não tive tempo de preparar algo essa semana, devido a correria do dia-a-dia, deixo aqui um texto que postei no facebook, uma carta de despedida que escrevi no dia que eu soube da partida da nossa amiga. São palavras simples, porém saídas do recanto mais profundo do meu coração.


Querida amiga Glorinha, quão triste estou hoje!...
Conviver com você na blogosfera e também aqui no face, foi uma honra para mim. 
Você partiu ainda  tão jovem, tão linda, tão cheia de vida, cheia de sonhos! Apesar disso, sei que o maior dos seus sonhos você teve a felicidade de realizar: a publicação do seu primeiro livro, "Na Esquina do Tempo, nº 50" ; livro este que tive a imensa alegria de acompanhar desde o momento em que ele era apenas uma vaga idéia, uma gestação...vi nascer o fruto do seu talento e  da sua brilhante inteligência; participei dos seus momentos de angústia, da sua batalha diária e também da sua alegria, quando esse seu filhote finalmente veio ao mundo e foi logo aclamado, reconhecido. 
Tive a felicidade de ser convidada a entrar pelos portões da sua casa maravilhosa no meio  de uma floresta encantada, e sei que esse encanto era parte de você, conheci seus amiguinhos, micos e pássaros que lhe visitavam todos os dias; estive com você muitas vezes, ainda que virtualmente, no seu cantinho predileto, ali onde você  se isolava do mundo para transformar sonhos em letras, para escrever seus belos poemas...lembro de tudo que conversamos sobre arte, sobre história, sobre a pesquisa que você  estava fazendo para  dar corpo a um outro livro, que lamentavelmente não veio, nem virá ao mundo pelas suas mãos...
Não iremos juntas  à Cidade Luz, não nesta vida, como um dia conversamos, mas certamente a essa hora a sua luz está brilhando em outro mundo, onde sua alma descansa em  paz.
Estou deixando aqui um girassol, o mesmo que um dia eu postei em meu blog em uma das divertidas blogagens coletivas propostas por você. Uma flor cujo nome está associado à glória, dignidade e paixão, um significado que se aplica perfeitamente a essa pessoa incrível que você foi: gloriosa, digna e apaixonada pela vida!

Deixo aqui, também, o comentário que você fez naquele dia 29 de Março de 2010:
"Yoyo, amei! O mais legal disso tudo, tb sou apaixonada por girassóis e quando vi que é associado à gloria, bem, nem preciso te dizer né? que bom gosto vc teve na escolha das fotos e do tema...lindo e suave, como vc!
beijos amiga, estou feliz demais com esse irmanamento através das cores!"

Com amor e  muita saudade, deixo também um grande e último beijo, minha amiga Glorinha de Lion.

06/04/2011

Luto

Estou passando rápido, apenas  para agradecer aos amigos que estiveram aqui, que leram meu post anterior,que fizeram suas orações e mandaram suas vibrações positivas para minha amiga e sua filha acidentada. Infelizmente, a menina não resistiu mais e faleceu ontem à noite...
Hoje foi um dia de extremo pesar  e tristeza para todos nós que trabalhamos com a mãe dessa menina...
Daqui a pouco sairemos para o velório, e amanhã será o sepultamento da Joyce.
Sei de antemão que esse encontro com a minha amiga não será nada fácil, pois acredito que pelas leis naturais da vida, pais e mães jamais deveriam enterrar seus filhos, e penso que essa é a maior dor que um ser humano pode sentir.

04/04/2011

Uma Grande Tristeza

Caros amigos,
Hoje recebi uma notícia triste demais. Fiquei sabendo que no último sábado, a filha de uma pessoa muito querida, que trabalhou comigo no ano passado,  foi atropelada por um ônibus que trafegava em alta velocidade na Av. Lucas Nogueira Garcez; aqui  próximo, no ABC Paulista. 
Minha amiga é mãe de duas moças lindas, inteligentes, super estudiosas e ótimas filhas. Daquelas filhas que toda mãe sonha em ter. Sempre que conversamos falamos o quanto somos felizardas por termos tido o privilégio de colocar no mundo seres humanos tão incríveis.
Não faz muito tempo, a Cida (minha amiga) me telefonou e disse que  estava bastante feliz, pois tudo na sua vida estava tão bem encaixado, ela estava trabalhando perto da sua casa (para onde pediu remoção no fim  do ano), seu marido estava bem profissionalmente, suas filhas iam bem na faculdade, enfim, tudo corria tranquilamente, como ela sempre desejou. Porém, no último sábado, as coisas mudaram dramaticamente para a minha amiga, quando sua  filha caçula, com 19 anos, voltava das suas aulas de inglês e foi pega de surpresa por um motorista desatento ( ou talvez irresponsável...não sei ainda todos os detalhes, portanto não posso julgar).
A menina está em coma profundo. Segundo a tia, com quem falei agora há pouco,  ontem o médico chegou a decretar morte cerebral, mas momentos depois ela deu sinais de vida e hoje a temperatura do corpo subiu um pouquinho mais.
Estou atônita, minha cabeça gira, meu coração dói, não consegui nem sequer almoçar, não consigo parar de pensar no quanto somos frágeis diante da vida... Sou mãe também, e por já ter passado situação semelhante, posso imaginar o tamanho da dor que essa mãe está sentindo.
É por isso  que venho pedir a vocês que orem pela Joyce (esse é o nome da menina), que orem também pela minha amiga, para que ela possa suportar esse momento de incomensurável dor. Orem, seja lá qual for a crença de vocês, por favor, juntem-se a mim em oração...

18/01/2011

Chuva e Caos em Sampa

Hoje, como quase todos os dias, a chuva caiu torrencialmente aqui em São Paulo. Mais uma vez o caos estava instalado. Fiquei sem TV, sem internet e sem telefone até agora, há poucos minutos, motivo pelo qual não participei da blogagem coletiva da Nilce, a quem peço mil desculpas . De qualquer modo, amanhã farei minha postagem para celebrar o aniversário do blog da minha amiga, já que agora estou caindo de sono e extremamente cansada. Espero que ela entenda.

Tenham todos uma ótima noite de noite, de lindos sonhos! 

18/09/2010

Surpresa!!!

Parabéns Glorinha!
Fiz uma pesquisa sobre o mome Glória, para homenagear a nossa amiga querida, nesta data tão especial e eis aqui o resultado:

Origem : latim
Significado : gloriosa
Análise da primeira letra, G: pessoa séria, e com grande honestidade no meio profissional, busca a perfeição em tudo e se aborrece quando as coisas não saem conforme o planejado. Reflete  antes de agir, e quando toma uma decisão é capaz de mergulhar de cabeça no que está fazendo e esquecer todo o resto à sua volta. Sua impaciência, pode leva-lo a um estresse facilmente.
Significado do nome Glória - Sua marca no mundo! 
Equilíbrio, confiabilidade e perspicácia - são palavras que definem bem uma pessoa chamada Glória.
Pessoa muito inteligente e intuitiva, desde muito cedo é notória sua vocação por atividades intelectuais. Não se atrai por atividades desgastantes e de esforço fisico. Na maturidade demonstra ter a vida sob controle. Sempre envolvida com seus pensamentos pode passar a impressão de solitária. Séria, não aceita intimidades ou brincadeiras inoportunas; prefere sempre atividades que exijam concentração e costuma  participar de conversas quando está embasada de  cuidadosa análise sobre o assunto em questão. Preocupa-se com o conteúdo e nunca com a forma. 

Achei que que essas caracteríscas são mesmo aplicáveis a nossa querida Glorinha de Lion, que é chique até no nome, e certamente terá uma carreira gloriosa, como escritora.
Mais uma vez, parabéns Glorinha!

29/08/2010

Perdi Um Amigo... Estou Muito Triste

Esse fim de semana foi de muita tristeza, para todos aqui de casa. Perdemos, para sempre, um amigo querido, que chegou em nossas vidas quando  ainda era  bebê (aos 3 meses) e por muito tempo, nos deu grandes alegrias.
Dulan, era o nome desse nosso amigo peludinho. Era da raça Lhasa Apso, um "tiquinho" que já adulto pesava apenas 5 quilos, mas o que lhe faltava em tamanho, sobrava em vivacidade, inteligência e companheirismo.
Ele foi um presente que dei ao meu marido. Nunca vou esquecer o dia que fui ao canil com a minha filha, para escolher o filhote; eles eram muitos e todos eram lindos, mas eu não tive nenhuma dificuldade na escolha porque na verdade, foi ele quem nos escolheu. Escapou correndo da dona do canil e se aconchegou em nossos pés, daí, quando o pegamos no colo ele simplesmente olhou para mim como se pedisse: "me leve com você". Foi paixão à primeira vista.
Quando  marido chegou em casa, entreguei-lhe uma cestinha com aquela coisinha minúscula e fofinha dentro. Marido  colocou o bichinho na palma da mão e ele cabia direitinho naquele espaço. Começava ali uma linda  história de amor que só acabou agora, doze anos e quatro meses depois daquele fim de tarde, em abril de 1998.
É impressionante o laço de amor que une o homem e os animais de estimação. Só mesmo quem tem um bichinho assim consegue entender  o tamanho desse sentimento.
Ontem choramos demais, hoje choramos também ao fazermos uma retrospectiva dos momentos de alegria que o Dulan nos proporcionou. Ele ficará para sempre guardado em nossas memórias e sua lembrança será eterna em nossos corações.

22/08/2010

O Real no Virtual

Na última quinta-feira, bem no finalzinho da tarde, o porteiro do condomínio onde moro interfonou dizendo que tinha uma encomenda para mim na portaria. Eu respondi que deveria ser engano, pois essa semana, eu não havia feito nenhum pedido pela internet (costumo comprar livros dessa forma), mas ele disse:
- Com esse sobrenome, que mais parece uma sopa de letrinhas, só pode ser você!
Meu sobrenome é difícil de escrever e impossível de pronunciar, para quem não está acostumado,rs.
De qualquer modo, desci  para pegar o  pacote e quando li o nome do remetente, não acreditei. Era da Clau, minha amiga querida, do blog Força de Expresão. Ela me enviou um presentinho lindo! São dois panos de pratos ricamente bordados, com as barras trabalhadas em crochet que são verdadeiras obras de arte. Um trabalho primoroso, feito pela sua sogra que está com quase noventa anos de idade, mas prepara deliciosos quitutes e ainda faz essas coisas lindas, que são vendidas e a renda revertida para a compra de enxovais de  mães carentes. Olha só que exemplo de vida! Confesso que fiquei com vontade de conhecer nora e sogra pessoalmente, para poder abraçá-las.
Como se não bastasse, o presentinho (ão) ainda veio acompanhado de uma cartinha carinhosamente escrita à mão. Nem preciso dizer o quanto tudo isso me deixou emocionada e feliz, viu dona Clau!
Obrigada mesmo, de coração!

20/07/2010

Feliz Dia do Amigo!

Preciso dizer mais? Creio que não. Amyr Klink já disse tudo.
Com vocês por aqui, meus amigos, eu jamais estarei só.

07/06/2010

Amigos - Blogagem Coletiva "Vida Simples'

Imagem Google
Caros amigos, só agora (19:30h) é que consegui sentar na frente do PC para fazer o meu post  da blogagem coletiva "Vida Simples" proposta pela Mila do blog Mila´s Ville.
Justo hoje a minha conexão está uma tremenda piada....A lentidão por aqui está pior do que na época que o computador era um 386 e a internet era discada. Simplesmente uma loucura! Nem sei se conseguirei visitar todos vocês hoje; porém, se isso não for possível, amanhã dedicarei  a minha tarde, exclusivamente aos seus blogs.
Bem, falando do que mais interessa que é a amizade, quero dizer que  tenho amigos muito parecidos comigo e outros completamente diferentes de mim, mas nem por isso são menos queridos.
Creio que a chave do segredo para uma "Vida Simples", uma amizade sincera e duradoura está no respeito, está em valorizar aquilo que a outra pessoa tem de bom, mesmo que ela, muitas vezes, tenha conceitos diferentes dos nossos...Xiii   acho que isso está meio confuso, estou prolixa, hoje não estou muito boa com as palavras (melhor dizendo, elas não estão sendo "boazinhas" para comigo,rsrsrs) então vou tentar exemplificar o que estou querendo dizer:
-A Sônia é uma das minhas amigas queridas, das mais especiais. Dessas com quem eu sei que posso contar sempre que  precisar, mesmo morando distante de mim 2.330 Km.
Nos conhecemos quando ainda éramos adolescentes. Eu tinha 15 anos e ela um pouco mais de 12. Éramos completamente diferentes, uma da outra.  Ela  gostava (ainda gosta)de Roberto Carlos e Julio Iglesias, eu amava Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento ; eu era  engajada politicamente enquanto ela não queria nem saber disso; eu usava tênis,calça jeans e camiseta, ela gostava de vestidos "transadinhos" e salto alto; eu andava de cara limpa e ela bem maquiada. Outros amigos não conseguiam entender como eu podia  me relacionar com aquela menina tão "careta" sendo eu tão "moderninha" porém, eu sabia que dentro daquele corpo pulsava um coração sincero, generoso, capaz de grandes atos em nome de uma amizade e que apesar de sermos completamente diferentes ,  ela sabia me respeitar e isso para mim, sempre foi o fundamental em qualquer relação.
A minha amiga alimentava o sonho de casar, ser dona de casa, mãe de família, enquanto eu queria ser uma mulher livre, independente. Ela casou virgem, aos 15 anos vestida de noiva, em uma cerimônia religiosa na igreja católica; eu, casei grávida de 8 meses, aos 18 anos, em uma cerimônia civil, usando um vestido indiano, com o cabelo cheio de trancinhas (um escândalo!).
Um dos inúmeros obstáculos que superamos foi o marido dela, um tremendo machista,   que me achava uma péssima influência para a mulher dele.
Eu comecei a dirigir aos 18 anos, ela teve que esperar chegar quase aos 30; eu estudei, fiz duas faculdades, pós-graduação, inúmeros outros cursos; minha amiga apenas terminou o ensino médio; eu viajei, fui embora, fiz e refiz a minha vida, comecei do zero, mudei tudo que não estava bom e ela continua resignada, aceitando um casamento que nunca foi bom, por achar que esse é o seu papel.
As diferenças nunca nos separaram, a distância sim, nos separa...Já ficamos 7 anos sem nos nos encontrarmos. A última vez que nos vimos foi em dezembro de 2008 e entre abraços e lágrimas, no encontro e na despedida, continuamos com a certeza de que apesar de todas as diferenças, nossa amizade continua a mesma, pois foi uma amizade construída sobre os alicerces do respeito mútuo, do carinho verdadeiro e acima de tudo da compreensão.
É para ela que vai a minha homenagem de hoje.



18/05/2010

Sobre a Blogagem Colorindo a Vida

As flores de hoje eu ofereço a nossa amiga Glorinha que teve a brilhante idéia de fazer a Blogagem Coletiva "Colorindo a Vida" e que tão sabiamente soube nos conduzir, instigar, incentivar e nos cativar ao longo dessas oito semanas que, sem dúdiva, deixarão saudades.
Esse foi um período de muitas trocas, no qual descobri coisas novas a cada semana, aprendi tantas outras, fiz novas amizades, fortaleci laços que já existiam, conheci melhor algumas pessoas, viajei por  lugares encantados, ri muito, ouvi (ou seria li?) causos, ouvi histórias contadas com emoção, tive momentos de humor e até mesmo de aflição quando, algumas vezes, pensei que não daria conta de escrever sobre determinada cor, que não teria tempo para participar da blogagem. Enfim, o saldo é grande, postitivo e eu só tenho a agradecer a nossa querida amiga Glorinha.
Quero também agradecer a todos que passaram por aqui, que estiveram comigo durante essas oito semanas, que compartilharam suas idéias e até mesmo seu mundo particular.
Infelizmente, não tive o tempo que gostaria de ter, não visitei  todos os blogs que estavam participando e peço desculpas. Porém, estou certa que em algum momento nos encontraremos por aí, nesse mundo virtual. Quem sabe não será esse o motivo maior para eu participar da nova Blogagem Coletiva, "Vida Simples" que está marcada para começar em breve. Então, participe você também e nos encontraremos lá no próximo dia 31 de Maio. Basta clicar aqui para saber as regras.


30/04/2010

Agradecimentos

O meu post de hoje é dedicado a todos os amigos (virtuais ou não) que se preocuparam comigo, que me enviaram palavras de carinho, de conforto e àqueles que me confortaram com seu  afeto; que me enviaram o Trem Caipira de Heitor Villa Lobos e o girassóis de Van Gogh. É dedicado também àqueles que me abraçaram sem nada dizer e àqueles que me ligaram  para saber se eu já estava melhor. Mas dedico especialmente ao meu querido marido, que sempre está ao meu lado nos momentos mais difíeis, que me apoia em tudo que faço, mesmo que nem sempre concorde com as minhas decisões. A esse homem querido, meu "Tinho", meu companheiro de todas as horas, meu melhor amigo, meu parceiro de aventuras e o meu amor, dedico mais do que apenas um post, dedico a minha eterna gratidão.
Me descrevo no perfil usando palavras de Clarice Lispector que diz: "minhas alegrias são intensas, minhas tristezas, absolutas". Apesar disso, jamais entregarei os pontos, podem estar certos.
Já vivi momentos dificílimos, momentos em que pesnsei que não iria sobreviver mas eu sobrevivi e saí mais forte, portanto não será uma desilusão com o sistema que irá me derrubar por mais do que  alguns dias.  Enquanto houver sol....
"Eu também tenho sonhos adiados, tenho esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, eu ainda tenhos sonhos, porque a gente não pode disitir da vida."
(Martin Luther King)


*Créditos vídeo - Profa. Cida


22/03/2010

Brunch

Como voces  sabem, adoro reunir a família, e quando possível os amigos, em volta mesa, aos domingos. Hoje não foi uma exceção.
Como não houve tempo hábil para preparar um almoço ou um jantar , resolvi fazer um brunch mesmo. Só que ao invés de ser no meio do dia, foi no final da tarde, se tornando uma espécie de "chá das cinco" (sem chá) . Acho que estou lançando moda...Rsrs
Algumas comidinhas eu mesma fiz, outras comprei prontas em um mercadinho aqui perto de casa, que embora seja pequeno,  tem coisas incríveis e que não encontro em qualqer lugar.
Convidei minha filha com meu genro, e mais dois casais amigos porém, um desses casais não pode comparecer então, ficamos em seis pessoas.
De entrada, servi torradas, azeitonas recheadas com pimentão e pão ciabatta fatiado com geléia de goiaba, geléia de uva e também um patê delicioso feito pelo meu amigo cuja receita ele guarda à sete chaves. Aliás esse meu amigo, que assim como meu genro, é ótimo cozinheiro e sempre que é convidado chega aqui carregado de comidinhas deliciosas, o que aconteceu hoje também.
Como prato principal, fiz um "sanduichão" de queijo assado no forno com orégano e alecrim.
O sanduíche no forno é gostoso e muito fácil de fazer. Algo bem prático, como voces podem conferir aqui:                                         
INGREDIENTES
1 pacote de pão de forma
250 gramas de mussarela fatiada
1 tomate
Orégano, alecrim e alho  à gosto
Leite
MODO DE FAZER
Tire toda a casca do pão e umedeça o mesmo no leite. Unte um refratário com azeite e coloque uma camada do pão umedecido. Depois, coloque por cima uma camada de mussarela e adicione o alho, o orégano e o alecrim por cima de cada camada de queijo.Vá intercalando com camada de pão umedecido e no final adicione umas rodelas de tomate.
Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos.
Como eu tinha comprado mais alguns salgados fiz também um galatini (uma espeécie de patê de ricota com alho que fica parecido com um pudim e é delicioso  para passar no pão, nas torradas em qualquer outro tipo de salgados.
INGREDIENTES
1 Ricota
2 dentes de alho
1 cubinho de caldo de galinha
1 gelatina incolor(sem sabor)
1 lata de creme de leite light
MODO DE FAZER
Dissolva a gelatina e descasque os dentes de alho. Bata no liquidificador o caldo já dissolvido, a gelatina, o alho, o creme de leite e, aos poucos (para sentir a consistência) vá adicionando a ricota.
Unte um refratário redondo(pode ser forma para gelatina, fica bem bonito)com azeite e coloque na geladeira por aproximadamente duas horas. Depois de frio é só desenformar e servir.
Para beber, servi suco de abacaxi e refrigerante zero para os "meninos" já que as "meninas estão sempre de dieta mas de qualquer maneira não faltou cerveja e um vinhozinho, que no caso, optamos por um malbec.
 De sobremesa comemos bolo de abacaxi, delícia e uns biscoitos amanteigados maravilhosos! Para finalizar, um licor de amarula e o indispensável cafezinho.
Sei que essa farra gastronômica me custou algumas calorias a mais porém, nada que uma semana de saladas e grelhados não resolva e depois, a alegria e o prazer de estar em companhia das pessoas que amamos, compensa um dia de exageros. Afinal, é só um dia na semana.

19/03/2010

Hoje é Dia de Emoção

Como diz Milton Nascimento, "amigo é coisa pra se guardar do lado esquero do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não..."
Como é de costume, hoje logo cedo dei uma checada em minhas mensagens e olha o mimo que recebi da minha amiga Cássia! Uma amiga que embora não tenha nascido cigana, tem alma  cigana e se dedica aos estudos e a preservação dessa cultura. Uma pessoa linda demais (por fora e por dentro) um ser admirável. 
Nos conhecemos no trabalho e assim que ela chegou já nos identificamos. Somos duas "estabanadas"dessas que batem a cara no vidro, cai da cadeira no meio de um evento e por conta disso, ríamos muito das nossas trapalhadas.
Um dia ela foi embora e nunca mais nos vimos mas, até hoje, graças aos novos meios de comunicação, mantemos contato. Isso faz pelo menos quatro anos porém, tem dias que lembro dela com muito carinho e saudade e hoje ela  me  deixou com as emoções à flor da pele, quando enviou-me  essa foto minha  com o meu amado, editada em programa de imagem e certamente feita com muito carinho.


*Créditos vídeo: ammyleadertaining