Sempre fui ligada a questões ecológicas e mesmo quando ainda pouco se falava sobre o assunto, eu já militava em prol do planeta Terra. Aos 16 anos (isso já faz muito tempo, rsrsrs) entrei em uma briga com a prefeitura da pequena cidade do interior onde nasci, porque ela estava cortando as árvores de algumas praças e ruas para transformar esses lugares em espaços modernos e concretados. Fiquei louca com aquilo! Fiz um abaixo-assinado, me juntei a um grupo de jovens da capital e chegamos a fazer um grande "barulho", dividindo opinões, fazendo com que muitas pessoas refletissem mas, infelizmente, perdi essa batalha pois, o dinheiro é o que move esse mundo do capitalismo selvagem e os ideais...Esses ficam relegados a segundo plano , terceiro e quiçá posições bem piores. Perdi a batalha, é verdade, mas não deixei de lutar pelas coisas que acredito.
O tempo passou, eu me casei e tive duas lindas meninas a quem ensinei valores como respeito pelas pessoas e respeito pelo planeta.
Em datas comemorativas (ou mesmo quando eu viajava) os presentes que eu dava a elas eram livros, portanto as bonecas e brinquedos, geralmente, eram surpresas ao longo do ano e fora dessas datas. Isso funcionou muito bem, em minha casa.
Um dos livros com o qual presenteei a minha primogênita foi esse que vocês estão vendo na foto acima: 50 Coisas Simples Que As Crianças Podem Fazer Para Salvar a Terra. A minha pequena, na época (abril de 1993) estava com 12 anos e foi maravilhoso e inesequecível vê-la desfilando pela casa, com o livro sempre debaixo do braço, fiscalizando os desperdícios e tentando reciclar seus próprios objetos.
Ela também cresceu. Tornou-se uma mulher, se formou na faculdade, construiu uma carreira bem sucedida e casou, mas carregou consigo todos os valores que um dia eu lhe ensinei e isso para mim, não tem preço (nem mastercard, rrsrsrs) que pague.
Com base em minha experiência, posso garantir que um bom começo é ensinar as crianças a amar. Amar não somente as pessoas mas amar também o planeta onde vivemos. O respeito é uma consequência do amor e quando amamos, ele vem naturalmente.
Tenho a consciência tranquila em relação a isso, tendo em vista que ensinei as minhas filhas e hoje ensino ao meu neto valores que infelizmente, às vezes, tenho a impressão que estão se perdendo.
O garotinho lindo (sei que sou suspeita) da foto, é o meu neto em um dos seus passeios com a tia dele (a minha primogênita de quem falo aqui) que atualmente passa adiante o que aprendeu sobre ecologia.
Aqui, ele está no Parque Sabina um espaço multidisciplinar onde a criança explora várias áreas do conhecimento, sendo a ecologia uma delas. Um bom programa para fazer com as crianças, no feriado ou no fim de semana.
O pequeno João faz perguntas, fica super atento, entusiamado com esses ensinamentos e parece gostar muito de estar descobrindo essas questões. Espero que ele cresça assim.
Quanto ao livro que indico aqui, ele custa apenas R$ 17,90 em um desses sites de compras mas é uma verdadeira preciosidade. O livro mostra o que está acontecendo com o planeta, ; ensina como as crianças podem colaborar na preservação dos oceanos, rios, lagos; como manter o verde; fala sobre a proteção dos animais; sobre a questão do uso inteligente da energia; sobre a reciclagem e de que maneira as crianças podem compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.
Vou deixar aqui o endereço do Parque Sabina, que fica em Santo André, região do grande ABC, em São Paulo:
Rua Juquiá, s/nº - Bairro Paraíso - Santo André - SP
O parque é aberto de terça à sexta das 8:30 às 19:30h e nos feriados e fins de semana o funcionamento é das 9:00 às 17:30. O ingresso é gratuito para menores de 5 anos, e portadores de necessidades especiais. Para os demais, custa R$ 10,00. Se desejar maiores informações clique aqui. Gente, não estou ganhando nada para fazer propaganda mas acho que iniciativas e espaços assim devem ser divulgadas.
Para finalizar, uma frase que a minha filhota escreveu no livro acima, em 13 de Abril de 1993. Olha só que bonitinho!