Amo essa canção!

Mostrando postagens com marcador Planeta Terra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Planeta Terra. Mostrar todas as postagens

12/10/2010

Filhotes de Pingüins de Magalhães


A minha homenagem às crianças, pequenas ou grandes, que por aqui passarem!

Filhotes de Pingüins de Magalhães que a minha filha filmou, quando estivemos na Patagônia. Esse é um lugar encantador, inclusive para se viajar com crianças, é um lugar perfeito para ensiná-las a amar e respeitar a natureza e seus animais maravilhosos. Lá, os bichinhos reinam absolutos, em um verdadeiro paraíso.
O vídeo não está lá grande coisas em termos de qualidade técnica, mas é apenas uma lembrança  de momentos lindos vividos pela família, sem nenhuma pretensão cinematrográfica ou coisa assim.

24/05/2010

Deixe o Mundo Mais Verde - Blogagem Coletiva

Agora é pra valer. Essa é, realmente, a última semana da blogagem coletiva "Colorindo a Vida" e a proposta da Glorinha é que cada um dos participantes fale da sua cor preferida.
Como não poderia deixar de ser, falarei do verde. Porém, dessa vez, não trago o meu universo particular. Tago a cor em uma escala maior, uma proposta para deixarmos o mundo mais verde, o planeta em melhores condições.
Você consegue imaginar uma coisa que nos dê papel, flores, frutas, castanhas-do-pará, madeira, lugar para os pássaros, e que além de tudo isso ajude a manter o ar limpo? Não! Nada pode substituir as árvores. Precisamos manter o mundo cheio de árvores portanto, plante uma delas.
Você sabia?
* O norte-americano consome 7 árvores por ano, em forma de papel, madeira e outros produtos feitos com árvores. É mais de um bilhão de árvores por ano!
* A casa que tem a sombra de uma árvore precisará de muito menos energia  com o ar-condicionado (até 50% de energia a menos). Isso significa menos carvão quiemado para produzir energia, coisa que, sem dúvida alguma, é uma boa medida para ajudar a salvar o planeta.
Se ainda assim você não se aminou com a idéia de plantar uma árvore de grande porte, que tal cultivar o verde dentro de casa, cercar-se de verde? É simples, fácil e dá um belo visual ao seu lar. Basta uma muda (ou sementes), um recipiente, adubo (orgânico, por favor!) e um pouco de disposição para cuidar das suas plantinhas.
Agora você se animou mas ainda tem dúvidas, em relação ao que gostaria de cultivar? Pois bem, aqui está uma idéia: as verduras, flores e ervas são fáceis de cultivar em vasos, em uma varanda ou mesmo em um peitoril ensolarado. Alface e repolho roxo ficam ótimos assim. Salsa, cebolinha, endro e algumas outras, também ficam bem, plantadas em vasos.
Imagine só  que delícia seria, colher frutas de uma árvore plantada no seu quintal.Tudo de bom não é mesmo?
Se animou, agora? Então, mãos à obra.

* Fonte de referência: Livro - "50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer para Salvar a Terra".



21/04/2010

Planeta Terra - Ensinar as Crianças a Preservá-lo é Um Ato de Amor

Sempre fui ligada a questões ecológicas e mesmo quando ainda pouco se falava sobre o assunto, eu já militava em prol do planeta Terra. Aos 16 anos (isso já faz muito tempo, rsrsrs) entrei em uma briga com a prefeitura da pequena cidade do interior onde nasci, porque ela estava cortando as árvores de algumas praças e ruas para transformar esses  lugares em  espaços modernos e concretados. Fiquei louca com aquilo! Fiz um abaixo-assinado, me juntei a um grupo de jovens da capital e chegamos  a fazer um  grande "barulho", dividindo opinões, fazendo com que muitas pessoas refletissem mas, infelizmente, perdi essa batalha pois, o dinheiro é o que move esse mundo do capitalismo selvagem e os ideais...Esses ficam relegados a segundo plano , terceiro e quiçá posições bem  piores. Perdi a batalha, é verdade, mas não deixei de lutar pelas coisas que acredito.
O tempo passou, eu me casei e tive duas lindas meninas a quem ensinei valores como respeito pelas pessoas e respeito pelo planeta.
Em datas comemorativas (ou mesmo quando eu viajava) os presentes que eu dava a elas eram livros, portanto as bonecas e brinquedos,  geralmente, eram surpresas ao longo do ano e fora dessas datas. Isso funcionou muito bem, em minha casa.
Um dos livros  com o qual presenteei a minha primogênita foi  esse que vocês estão vendo na foto acima: 50 Coisas Simples Que As Crianças Podem Fazer Para Salvar a Terra. A minha pequena, na época (abril de 1993) estava com 12 anos e foi maravilhoso e inesequecível vê-la desfilando pela casa, com o livro sempre debaixo do braço, fiscalizando os desperdícios e tentando reciclar seus próprios objetos. 
Ela também cresceu. Tornou-se uma mulher, se formou na faculdade, construiu uma carreira bem sucedida e casou, mas carregou consigo todos os valores que um dia eu lhe ensinei e isso para mim, não tem preço (nem mastercard, rrsrsrs) que pague.
Com base em minha experiência, posso garantir que um bom começo é ensinar as crianças a amar. Amar não somente as pessoas mas amar também o planeta onde vivemos. O respeito é uma consequência do amor e quando amamos, ele vem naturalmente.
Tenho a consciência tranquila em relação a isso, tendo em vista que ensinei as minhas filhas e hoje ensino ao meu neto valores que infelizmente, às vezes, tenho a impressão que estão se perdendo.
O garotinho lindo (sei que sou suspeita) da foto, é o meu neto em um dos seus passeios com a tia dele (a minha primogênita de quem falo aqui) que atualmente passa adiante o que aprendeu sobre ecologia.
Aqui, ele está no Parque  Sabina um espaço multidisciplinar onde a criança explora várias áreas do conhecimento, sendo a ecologia  uma delas. Um bom programa para fazer com as crianças, no feriado ou no fim de semana.
O pequeno João faz perguntas, fica super atento, entusiamado com esses ensinamentos e parece gostar muito de estar descobrindo essas questões. Espero que ele cresça assim.
Quanto ao livro que indico aqui, ele custa apenas  R$ 17,90 em um desses sites de compras mas é uma verdadeira preciosidade. O livro mostra o que está acontecendo com o planeta, ; ensina como as crianças  podem colaborar na preservação dos oceanos, rios, lagos; como manter o verde; fala sobre a proteção dos animais; sobre a questão do uso inteligente da energia; sobre a  reciclagem  e de que maneira as crianças podem compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas.
Vou deixar aqui o endereço do Parque Sabina, que fica em Santo André, região do grande  ABC, em São Paulo:
Rua Juquiá, s/nº - Bairro Paraíso - Santo André - SP
O parque é aberto de terça à sexta das 8:30 às 19:30h e nos feriados e fins de semana o funcionamento é das 9:00 às 17:30. O ingresso é gratuito para menores de 5 anos, e portadores de necessidades especiais. Para os demais, custa R$ 10,00. Se desejar maiores informações clique aqui.
Gente, não estou ganhando nada para fazer propaganda mas acho que iniciativas e espaços assim devem ser divulgadas.
Para finalizar, uma frase que a minha filhota escreveu no livro acima, em 13 de Abril de 1993. Olha só que bonitinho!