Amo essa canção!

Mostrando postagens com marcador Vinhos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Vinhos. Mostrar todas as postagens

29/05/2010

Vinho Trapiche

Oba, o  fim de semana chegou! O frio, aos poucos está chegando. Apesar do sol brilhando lá fora, a temperatura, aqui em Sampa, continua agradável, com um friozinho gostoso pela manhã e também no final da tarde . Em dias assim, gosto do que ficar em casa (de preferência bem acompanhada), tomar um vinhozinho, fazer comidinhas especiais, assistir um filme em DVD, ouvir música, ler e namorar. 
Hoje, eu trouxe uma sugestão de  vinho que vai aquecer o seu fim de semana. É um Merlot argentino, da vinícola Trapiche, que é uma delícia!(adoro merlot). Além disso, é um vinho de baixo custo e fácil de ser encontrado.
Esse, que degustamos aqui em casa, é um varietal. Isso significa que ele foi produzido, (predominantemente) com uma só variedade de uva, nesse caso a merlot.
Para ser um varietal, é necessário que o vinho tenha entre 65 e 75% da uva declarada no rótulo.
Em alguns países (principalmente da Europa) esse tipo de vinho é chamado "vinho de corte' e o termo "varietal" é empregado para designar os vinhos mais simples da vinícola, aqueles que não passam por barris de carvalho. Aqui, em nosso continente, isso não se aplica.

10/04/2010

Vinhos - Como Eles Vão à Mesa

Adoro degustar um vinho e, esse momento para mim, é sempre algo muito especial. Seja na companhia de amigos, da família, do meu amado ou mesmo sozinha, ouvindo um belo blues ou um jazz, procuro seguir algumas regrinhas que considero indispensáveis,  já que o glamour do vinho passa pelo ritual, também.
Hoje, quero compartilhar com voces algumas regras para levar o vinho à mesa. Sei que muitas pessoas podem pensar: "ah, regras existem para serem quebradas". Eu até concordo com isso em muitos aspectos, mas em relação aos vinhos acho que segui-las é fundamental. Então vamos lá:
1) Procure deixar o rótulo bem visível, para que seus amigos possam saber exatamente o que estão bebendo.
2) Ao abrir uma garrafa de vinho efervescente procure não fazer ruído. Isso é indesejável.
3) Verter o vinho efervescente devagar para não deixar que a espuma transborde da taça
4) Respeitar a temperatura ideal para cada vinho. Isso é importantíssimo!
e) Se o vinho for levado à mesa no balde de gelo, seque a garrafa antes de abrir e servir.
5) Envolva a garrafa retirada do balde em um guardanapo (de tecido)
6) Encha as taças no máximo até  dois terços da sua altura
7) Jamais sirva dois tipos de vinho em uma mesma taça
8) Depois de terminar a garrafa, não afaste-a da mesa e se colocar de volta no balde, jamais coloque-a de cabeça para baixo.




* Referência: Manual do Sommellier

06/03/2010

Celebre a Vida !

Adoro vinhos! Embora meus prediletos sejam  são os tintos, hoje estou aqui para compartilhar com voces, um branquinho que conheci, recentemente, na região de Mendoza ( Argentina) e pelo qual me apaixonei: " Cosecha de Otõno". Ele tem esse nome porque é produzido a partir da uva Sauvignon Blanc em uma colheta tardia, no começo do outono .Essa experiência, bem sucedida, se deu pela primeira vez no ano de 1999. Sem dúvida, uma bela cartada da vinícola Weinert!
Por se tratar de um vinho branco suave (naturalmente suave, sem ser doce)ele deve ser servido a uma temperatura entre 10 e 12°C e acompanhar pratos  à base de peixe, frutos do mar, massas leves, risotos e por aí vai.
Aproveitando esse tempinho ligeiramente frio e chuvoso (aqui em São Paulo) que tal ficar em casa, preparar uma comidinha bem gostosa, abrir uma garrafa de vinho e celebrar a vida com quem você ama?
Digamos que você  esteja sozinha(o), que ainda não tenha encontrado aquela pessoa especial ou que as pessoas que você ama estejam longe, nesse momento....Mesmo assim, celebre a vida , agradeça por estar viva(o) e faça um brinde a pessoa mais importante: Você!

19/02/2010

Prazer e Lenda

Quem leu o que está escrito lá no meu perfil já sabe que tenho algumas paixões especiais como: viagens, fotografia e VINHOS (Ai, ai,ai... Porque será que tenho essa tendência a ter  hobbies tão caros?)
Como gosto pesquisar sobre  as coisas pelas quais me apaixono, estudei um pouco sobre esse néctar maravilhoso que atende pelo nome de vinho. Porém,  de modo algum, me considero uma sommelier, muito menos uma enóloga até porque  para isso, eu precisaria de dedicação total e no momento não disponho desse tempo (quem sabe essa será a minha atividade, quando eu estiver aposentada...Rs) 
Bem, então como eu me classifico? Como uma grande APRECIADORA e como alguém que tem a consciência que jamais saberá tudo sobre vinhos pois, ele é só o resultado final de um universo inteiro e, eu estou apenas engatinhando em direção a esse universo.
Pretendo em alguns posts, dividir com voces o que aprendi, o que continuo aprendendo sobre eles mas hoje, especialmente, estou aqui para falar sobre esse vinho que saboreei no almoço de domingo, na casa da minha filha.
O "Casillero del Diabo"  é produzido pela Concha Y Toro, uma marca chilena bastante vendida aqui no Brasil. É uma das parte mais nobres da produção dessa vinícola e tem esse nome devido a uma lenda criada pelo seu proprietário, em tempos remotos.
Diz a lenda que: os melhores vinhos eram selecionados em um lugar especial da vinícola pois, seu proprietário reservava estes para beber com sua família e seus amigos porém, depois de um tempo os barris passaram a desaparecer, estavam sendo roubadas. O velho "Concha" então, resolveu espalhar o boato que ali naquele lugar morava um diabo. Depois disso, nenhum barril foi roubado e a partir desse momento, os vinhos ficaram conhecidos como Casillero del Diabo".
Gosto de tudo que tenha história e ou lenda envolvidas e por isso quis compartilhar com voces a lenda desse vinho.
Em uma próxima oportunidade falarei sobre a uva Syrah ou, Shiraz como é mais conhecida aqui no Novo Mundo.
Esse vinho de Reserva , safra 2008, feito com a uva Shiraz custa cerca de 45 a 50 reais no mercado brasileiro. Uma opção boa e barata de vinho para acompanhar o almoço de domingo.Voces não acham?