Amo essa canção!

Mostrando postagens com marcador Gastronomia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Gastronomia. Mostrar todas as postagens

17/10/2010

Truta Salmonada - "Que Marravilha"!

Sabe um daqueles domingos que você acorda perto da  onze, sem a menor vontade de fazer nada, se joga no sofá (ainda de camisola) folheando uma revista, porque a preguiça não deixa nem mesmo você se concentrar na leitura de um livro? Pois é, meu domingo começou exatamente assim, mas eu não estava nem um pouco preocupada, pois tinha um "restô d´ontê"(assim mesmo com apóstrofo para ficar mais charmoso) na geladeira.
Gente, claro que não vou falar que era um resto de comida de ontem, né! Não é lá muito bonito falar essas coisas, e eu estava decidida a encarar esse prato mesmo, tendo em vista que iria almoçar sozinha, já que marido tinha descido a serra, para resolver uma questão em Santos e eu imaginei que ele fosse ficar por lá o dia todo, mas para minha surpresa (e satisfação, claro) ele retornou logo, então pensei: e agora, o que faço para o almoço? De repente o telefone toca e eis a salvação do meu domingo. Do outro lado da linha parte um convite para almoçar, na casa da minha filha e do meu genro. Ele que é um cozinheiro de mão cheia, preparou uma truta salmonada que estava simplesmente ma-ra-vi-lho- sa! Claro que eu não iria fazer uma desfeita ao meu genro, recusando um convite desses, você não acham que estou certa?
Pronto. Meu domingo foi salvo e vou contar uma coisa para vocês: tenho tentado, desesperadamente, fechar a boca, pois engordei horrores do ano passado para cá, então à princípio, até fiz o prato do jeitinho que vocês estão vendo na foto, depois...Não resiti e parti para a repetição, acrescentando  arroz.  Como comi, aff!
Adoro trutas, adoro salmão! Só que até hoje, não sei exatamente  o que é uma truta salmonada (nem também pesquisei sobre isso,rs) Será que é  apenas um salmão mais barato? Ou será que é  uma truta rosada? Ou quem sabe um filhote, resultado do cruzamento de um salmão com uma truta? Kkkk... Piadinha infame, essa. 
De qualquer modo, quem souber, exatamente, o que é uma truta salmonada, por favor, venha aqui me contar.

Tenham todos uma ótima semana!

19/09/2010

Bolo de Banana - Porque Hoje é Domingo!

Um dia desses, visitando os amigos, eis que fui ao blog da Ana Maria, o Trelelê da Ana e me deparei com uma receitinha de bolo que parecia ser tudo de bom. Fiquei babando e resolvi testá-la.
Aproveitem que hoje é domingo para liberar geral...Calma, calma, não pensem besteira, eu estou apenas falando de sair da dieta, de cair de boca nesse bolo porque ele é uma delícia!
Se animou? Então tá. Aí vai a receita:
Bolo de Banana
Bata no liquidificador:
1 xícara de óleo (usei óleo de canola)
3 ovos
4 bananas (usei bananas nanicas)

Misture em uma tigela:
2 xícaras de farinha de rosca
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento 
Modo de fazer

Junte os ingredientes que bateu no liquidificador aos ingredientes secos, previamente misturados; mexa bastante e leve ao forno em uma  forma untada com açúcar e canela em pó.
Ao retirar o bolo do forno, salpique o mesmo com canela e açúcar, misturados.
Depois...Ah, depois é só comer sem culpa,rs.

23/07/2010

Beijinho na Colher

Olha só o que eu trouxe para adoçar a noite de vocês! Beijinho na colher. Isso mesmo! 
A foto não ficou das mais bonitas, pois quando eu tive a idéia de fazer o clique para compartilhar com vocês, nós já tínhamos começado a degustar essa delícia.
Gente, essa semana  eu caprichei no cardápio, aqui em casa, hehehe. Estive na cozinha tantas vezes, como há um bom tempo não fazia. Mas tudo muito simples e rápido, pois tenho mais do que fazer do que ficar o dia inteiro na cozinha, né!
Tenho que blogar, que visitar vocês e pensar nos próximos posts, por exemplo.
Até porque, minhas curtas férias acabaram e segunda-feira eu já volto para a vidinha dura.
Mas vamos lá. Anote aí a receitinha e aproveite para  experimentá-la como sobremesa de domingo e depois,  não esqueça de passar por aqui e me dizer se gostou.

Ingredientes

1 lata de leite condensado
100 gramas de coco ralado
1/4 de xícara (chá) de água
3/4 de xícara(chá) de açúcar
alguns cravos-da-índia (hoje eu não usei)

Modo de  Fazer  

Misturar todos os ingredientes, em um recipiente alto. Levar ao microondas na potência 100% por cinco minutos; depois desse tempo, tirar  e mexer bem. Reduzir a potência do microondas para 50% e colocar o recipente novamente lá dentro, deixando por mais seis minutos, mexa mais uma vez e deixe esfriar.

P.S 
- O recipiente deve ser bem fundo, pois durante o cozimento o doce sobe e derrama bastante, caso o recipiente seja raso.
- Se quiser deixar seu doce mais bonito, enfeite o mesmo com cravo-da-índia antes de servi-lo. Eu não fiz isso, hoje, por um motivo muito simples: não tinha os cravos em casa.

21/07/2010

Fuzilli com Molho Quatro Queijos

Hoje acordei com inspirações gastronômicas. Embora eu tenha desenvolvido bastante o gosto pela cozinha, não sou prendada a ponto de inventar prato nenhum. Pego receitas de outras pessoas ou da net e muitas vezes dou o meu toque, acrescentando ou mudando algum ingrediente (ou não). Segui direitinho a receita de um Fuzilli com Molho Quatro Queijos, que vi outro dia no blog da minha amiga Eliana. Alias, o blog dela é simplesmente delicioso, apetitoso,  um convite ao pecado da gula. Se quiser comprovar o que estou dizendo basta clicar aqui.
Mas agora vamos a receita que é simples, rápida e muito saborosa. É assim que eu gosto: comidinhas gostosas porém, fáceis de preparar,rs.

Ingredientes

frango cozido e desfiado (usei filé de frango)
fuzilli ou qualquer outra massa de sua preferência
molho 4 quejos (usei aquele da Maggi)
alho e cebola
*acrescentei salsa e cebolinha verde por conta própria

Modo de Fazer

Em uma frigideira grande ponha azeite suficiente para forrar o fundo, alho, cebola e deixe dourar. Adicione o frango, refogue e misture a massa, mexendo bem. Acrescente o molho e sirva.

P.S - Embora a massa tenha passado um pouquinho do tempo de cozimento, o ideal é que ela fique al dente, o prato ficou delicioso! Marido comeu tanto que fiquei preocupada, achando que ele podia passar mal, hehehe.

Obrigada Eliana!

15/07/2010

A Sopa Está Servida

Caríssimos,
Como o frio lá fora está de matar, (eu não reclamo, pois adoooro o frio) nada melhor do que uma sopinha de abóbora para nos aquecer. Mas aí você deve estar se perguntando: "com vinho?" Sim, com vinho, sempre. Eu não abro mão do pão, para acompanhar a sopa e nem do vinho, para aquecer a alma, rsrsrs.
Se tem um prato de inverno que eu amo comer e fazer, é sopa. Seja lá do que for, uma sopinha sempre cai bem nesses dias frios, portanto, vou compartilhar com vocês a receita de uma das minhas sopas prediletas. Já fiz outras versões também, mas essa, fica ótima.

Ingredientes

1/2 kg de abóbora descascada cortada em cubos
1 l  de leite desnatado
1/2 colher de sopa de maizena
1 colheres de margarina
1pitadinha de sal e pimenta do reino moída
1/2 colher de chá de páprica picante
Cebolinha verde picada
Queijo parmesão(ou qualquer outro, do seu gosto) ralado
1 colher de azeite

Modo de Preparo

Refogue a abóbora no azeite e cozinhe sem adicionar água alguma
Bata no liquidificador e passe pela peneira
Junte a essa massa, o leite com a maizena dissolvida, a margarina, e leve ao fogo para ferver por 5 minutos
Tempere com sal, pimenta e páprica e sirva polvilhada com queijo ralado e cebolinha verde
Dica: Convide os amigos, a família e/ou o amado, faça uma mesa bem bonita, de preferência com flores e velas. Sirva sua sopa bem quentinha  no pão italiano sem miolo, como mostro aqui  e prepare-se para receber os elogios.

13/06/2010

Domingão em Família

Depois da "overdose" de amor no dia de ontem, (além de celebrar o Dia dos Namorados, eu  celebrei, também, o aniversário de casamento) hoje fui para a cozinha preparar uma almoço simples mas gostosinho para a família:  filha, genro e sogro almoçaram conosco.
Tudo começou direitinho até que resolvi colocar roupa  na máquina de lavar enquanto  preparava o menu.  Com essa mania que tenho de fazer várias coisas ao mesmo tempo, acabei esquecendo um perfex dentro do tanque (onde  a máquina desagua) e um balde em cima do ralo na área  de serviço...Nem preciso dizer o que aconteceu né! A cozinha virou bonita lagoa e por muito pouco a sala não  se transformou em um lago. Fiquei louca da vida e corri para resolver esse "pequeno problema". Quando voltei a minha atenção para a cozinha, o capeletti tinha passado do ponto e tome dona Yoyo:mais uma contrariedade. Ainda bem que existem os molhos. Na hora lembrei de algo que li há muitos anos no livro "Na Sala com Danuza"(Danuza Leão) onde ela diz que se você adicionar molhos e mais molhos a qualquer prato, seus convidados comerão cobras e lagartos e ainda acharão um manjar dos deuses,hehehehe. Salvei meu capaletti com bastante molho branco e todos acharam  muito bom.Se eu não tivesse comentado, nem teriam percebido que passou do ponto.
Para garantir uma carta na manga fiz também arroz branco, que acabou sobrando já que devoraram o capeletti.
Fiz também um chester assado; meu sogro só acredita que um almoço é de verdade se tiver carne na mesa e não apenas como recheio do que quer que seja,rs.
À essa altura, a sobremesa tinha que ser algo rápido e prático, então, nada melhor do que pudim de leite condensado, feito no microondas. Fica ótimo! Ultimamente só tenho feito pudim de microondas.
Capelleti ao molho branco 


Ingredientes:


500 gr de capeletti 
100 gr de bacon picado (opcional)
03 colheres (sopa) de margarina
01 cebola pequena picada
150 gr de presunto picado
150 gr de queijo prato picado
350 ml de leite
02 colheres (sopa) rasas de maizena dissolvidas em meia xícara de água fria
queijo parmesão a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo:

Aqueça a panela, derreta a margarina, frite o bacon, a cebola e o presunto até dourar. Junte o leite e quando começar levantar fervura coloque o queijo prato e mexa até derreter, junte a maizena dissolvida, acrescente sal a gosto até obter consistência cremosa. Junte o creme ao capelleti já cozido e polvilhe com parmesão

04/05/2010

Eu Fiz o Flan da Fran

Como já sabem, meus domingos normalmente são reservados para a família ou para os amigos e é nesse dia que exercito meus dotes culinários, que embora não cheguem nem perto do talento de muita gente que conheço na blogsfera, costumam agradar bastante aqui em casa. Também pudera....O meu pessoal  é bom de garfo e fácil de agradar,rs.
Para o almoço desse último domingo, resolvi assar um peru que estava no freezer desde janeiro. Embora essa ave já venha temperada eu prefiro dar o meu "toque" e acrescento  alho, cebola, azeite de oliva, salsa, alecrim e 1/2 taça de vinho; depois jogo um pouco de mel por cima. Daí então, cubro com papel alumínio e levo ao forno. Servi com arroz branco e salada, mas infelizmente não deu tempo de fotografar o coitado do peru pois ele foi rapidamente devorado.
Para  sobremesa, decidi fazer a receita de um flan de côco que eu tinha visto, essa semana, no blog da Francoise e que me pareceu delicioso. 
A receita da Fran é a seguinte:

Ingredientes

1/2 litro de leite

3 colheres (sopa) de côco ralado
1/2 lata de leite condensado
1/2 caixinha de creme de leite
1 gema
2 colheres (sopa) de maisena
Açucar - se necessário


Como preparar:

Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo até formar consistência de creme.
Coloque em taças individuais e decore com côco ralado fresco, chantily e morangos.

Obs.
Eu dobrei a quantidade  do leite condensado e do creme de leite, coloquei 2 gemas,  3 colheres de maizena, não adicionei acúcar  e acrescentei 1 garrafinha de leite de côco. Ficou delicioso e o resultado é esse da foto acima, mas o sabor voces terão que fazer para saber, pois desse aí não sobrou nem o cheiro.

27/04/2010

Tiramissu - Para Deixar a Semana Bem Doce.

Difícil resitir a um pedacinho de Tiramissu, não é mesmo? Essa é uma das minhas sobremesas preferidas. Eu adoro e por isso   trouxe a receita para vocês.

Ingredientes:


400 g de mascarpone
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
4 claras
1 colher (sopa) de NESCAFÉ Tradição
1 colher (sopa) de licor de amêndoas (Frangélico)
1 caixa de biscoito inglês
meio tablete de Classic Meio Amargo
2 colheres (sopa) de Chocolate em Pó

Modo de Fazer:

Em uma tigela misture bem o mascarpone com o açúcar, a baunilha e reserve. Bata as claras em neve e junte-as delicadamente ao creme reservado. Com uma xícara (chá) de água dilua o Nescafé e adicione o licor. Passe o biscoito por essa mistura e monte camadas alternadas com o creme e o Chocolate picadinho. Termine com o creme e polvilhe Chocolate em Pó. Sirva gelado.

Dicas:
Se desejar, substitua o mascarpone pela mesma quantidade de Cream Cheese
Você pode fazer molde vazado de lua, estrela (ou o qualquer outra figura)  colocar em cima e polvilhar o chocolate. Quando retirar o molde, as figuras estarão lá e você fará o maior sucesso com os convidados.

Obs. Dá para 4 porções.

06/04/2010

Já Comeu Barreado? É Uma Delícia!

Nesse feriado, viajei para Curitiba e de tanto uma amiga minha falar no Barreado de Morretes, resolvemos ir até essa pequena cidade para experimentar a iguaria, diretamente do seu lugar de origem. Se bem que essa questão da origem é  um tanto polêmica pois as cidades de Antonina e  Paranaguá também reivindicam o título. Seja lá como for, o fato é que esse é um prato delicioso e não podemos ir ao Paraná e deixar de comer um barreado.
É um prato típico paranaense cujo segredo está no tempo de cozimento da carne  que varia entre 15 e 20 horas em uma panela vedada por uma massa feita com  farinha de mandioca  e água.
Essa maravilha de carne é servida acompanhada de arroz e frutas como banana, laranja e tem o jeito certinho de preparar a comida no prato, de modo que ele fique consistente mas não muito seco. Além do acompanhamento tradicional, eles servem também dois tipos de camarão, peixe frito e salada. Uma verdadeira farra gastronômica.
Como  nunca tínhamos provado, o graçon  fez questão de demonstrar como se prepara e principlamente de testar se o barreado ficou no ponto certo. De que maneira? Virando o prato em cima da nossas cabeças, como podem observar na foto. Se não cair do prato é porque ficou no ponto.
Gente, confesso que fiquei um pouco preocupada pois eu tinha lavado cabeça há poucas horas e já imaginei a minha cara toda suja e aquele caldo sendo absorvido pelo meu cabelo, mas felizmente tudo deu certo.
Ah, eu já estava esquecendo de dizer se gostei. Eu simplesmente adorei e comi tanto que por mais um pouco sairia do restaurante rolando, como uma bola. Kkkkkkkkk
Segue a receita para quem quiser se aventurar na cozinha.

INGREDIENTES
5 k de carne( peito, patinho, colchão mole )
500 g de toucinho fresco,
5 cabeças grandes de cebola,
3 cabeças médias de alho.
 Folhas de louro,1 pitada de cominho em pó,
1 colher de sopa rasa de pimenta do reino,1 pitada de coentro,
pimenta vermelha a gosto
Sal a gosto

MODO DE PREPARO
Na véspera de ser servido, cortar as carnes em pedaços pequenos ( cubos de 4 cm )e o toucinho em pedaços menores (cubos de 2cm )

Coloca-se nas carnes todos os temperos, menos a pimenta vermelha
Coloca-se tudo numa panela de barro, vedando muito bem com a tampa
Usa-se a folha de bananeira sapecada no fogo, antes de colocar a tampa da panela
O fogo é brando e o tempo de cozimento jamais deve ser inferior à 12 horas
O grande segredo é o cozimento lento, por isso o preparo deve ser de véspera
Quando abrir a panela, experimente o sal e acrescente o molho de pimenta vermelha a gosto

*Serve-se com farinha de mandioca acompanhado de banana, laranja e arroz branco

22/03/2010

Brunch

Como voces  sabem, adoro reunir a família, e quando possível os amigos, em volta mesa, aos domingos. Hoje não foi uma exceção.
Como não houve tempo hábil para preparar um almoço ou um jantar , resolvi fazer um brunch mesmo. Só que ao invés de ser no meio do dia, foi no final da tarde, se tornando uma espécie de "chá das cinco" (sem chá) . Acho que estou lançando moda...Rsrs
Algumas comidinhas eu mesma fiz, outras comprei prontas em um mercadinho aqui perto de casa, que embora seja pequeno,  tem coisas incríveis e que não encontro em qualqer lugar.
Convidei minha filha com meu genro, e mais dois casais amigos porém, um desses casais não pode comparecer então, ficamos em seis pessoas.
De entrada, servi torradas, azeitonas recheadas com pimentão e pão ciabatta fatiado com geléia de goiaba, geléia de uva e também um patê delicioso feito pelo meu amigo cuja receita ele guarda à sete chaves. Aliás esse meu amigo, que assim como meu genro, é ótimo cozinheiro e sempre que é convidado chega aqui carregado de comidinhas deliciosas, o que aconteceu hoje também.
Como prato principal, fiz um "sanduichão" de queijo assado no forno com orégano e alecrim.
O sanduíche no forno é gostoso e muito fácil de fazer. Algo bem prático, como voces podem conferir aqui:                                         
INGREDIENTES
1 pacote de pão de forma
250 gramas de mussarela fatiada
1 tomate
Orégano, alecrim e alho  à gosto
Leite
MODO DE FAZER
Tire toda a casca do pão e umedeça o mesmo no leite. Unte um refratário com azeite e coloque uma camada do pão umedecido. Depois, coloque por cima uma camada de mussarela e adicione o alho, o orégano e o alecrim por cima de cada camada de queijo.Vá intercalando com camada de pão umedecido e no final adicione umas rodelas de tomate.
Leve ao forno por aproximadamente 15 minutos.
Como eu tinha comprado mais alguns salgados fiz também um galatini (uma espeécie de patê de ricota com alho que fica parecido com um pudim e é delicioso  para passar no pão, nas torradas em qualquer outro tipo de salgados.
INGREDIENTES
1 Ricota
2 dentes de alho
1 cubinho de caldo de galinha
1 gelatina incolor(sem sabor)
1 lata de creme de leite light
MODO DE FAZER
Dissolva a gelatina e descasque os dentes de alho. Bata no liquidificador o caldo já dissolvido, a gelatina, o alho, o creme de leite e, aos poucos (para sentir a consistência) vá adicionando a ricota.
Unte um refratário redondo(pode ser forma para gelatina, fica bem bonito)com azeite e coloque na geladeira por aproximadamente duas horas. Depois de frio é só desenformar e servir.
Para beber, servi suco de abacaxi e refrigerante zero para os "meninos" já que as "meninas estão sempre de dieta mas de qualquer maneira não faltou cerveja e um vinhozinho, que no caso, optamos por um malbec.
 De sobremesa comemos bolo de abacaxi, delícia e uns biscoitos amanteigados maravilhosos! Para finalizar, um licor de amarula e o indispensável cafezinho.
Sei que essa farra gastronômica me custou algumas calorias a mais porém, nada que uma semana de saladas e grelhados não resolva e depois, a alegria e o prazer de estar em companhia das pessoas que amamos, compensa um dia de exageros. Afinal, é só um dia na semana.

02/03/2010

Macarrão Ligth

Estou postando aqui, a receita que a minha filha preparou no almoço de domingo (na semana passada) Essa é a massa que citei no post anterior:
MACARRÃO INTEGRAL COM SIITAKE E ALCACHOFRA
40 gramas  de macarrão integral
100 gramas de palmito picado em tiras
1 xícara de chá de brócolis cozido e picado
1/2 xícara de chá de coração de alcachofra cozida e picada
1/2 xícara de alho poró picado
1 tomate maduro picado(cubos pequenos, sem semente e sem pele)
1 xícara de chá de alho desidratado
1/4 de colher de chá de sal
1 colher de sobremesa de óleo de canola(ou girassol)
2 colheres de sobremesa de azeite de oliva
1 colher de sopa de manjericão fresco picado
1/4 xícara de chá de salsa e cebolinha fresca picadas
2 ou 3 colheres de sopa de ricota fresca esfarelada
MODO DE PREPARO
Em uma panela aqueça o óleo, acrescente o alho poró e deixe fritar rapidamente. Em seguida, junte o tomate picado, o sal e o manjericão.Reserve.Cozinhe o macarrão em água fervente, al dente.Enquanto isso, acrescente ao molho, o extrato de tomate, misture e leve ao fogo novamente.Quando estiver bem quente, acrescente o palmito, a alcachofra,  o brócolis  e então, deixe reduzir o volume.
Escorra o macarrão, coloque a salsa e cebolinha picadas.Em seguida, despeje a massa em uma travessa e  acrescente o azeite, o molho de alcachofra com palmito e brócolis.Espalhe a ricota esfarelada por cima e sirve em seguida.
*Obs. Dá uma porção

01/03/2010

Comidinhas de Domingo


Reunir a família, em volta da mesa, para compartilhar o almoço de domingo, sempre foi um evento sagrado para mim. Até hoje,que minhas filhas já cresceram, já saíram de casa, faço questão de preservar esse costume mas, ultimamente tenho tido a alegria de ser convidada para o almoço de domingo na casa da minha filha mais velha, já que a minha caçula não almoça conosco pois, mora há 2.000Km de distância...Snif...Snif...Snif.
O talento da minha primogênita nunca tinha sido a gastronomia porém, agora, ela resolveu fazer uma reeducação alimentar e mudar definitivamente (assim espero) sua relação com os alimentos e, segundo a nutricionista que ela freqüenta, nada melhor do que passar a preparar os próprios pratos para aprender a valorizar mais os alimentos.
No primeiro domingo, ficamos todos muito cépticos aqui em casa mas, para a nossa surpresa, ela se saiu muitíssimo bem no preparo de uma "Massa Integral com Shiitake e Alcachofras."
Já para esse domingo, o prato escolhido foi: "Kafta no Forno" acompanhada de "Arroz com Açafrão." Foi um grande sucesso na família e, então eu fiquei pensando: não é que os filhos sempre nos surpreendem, de alguma maneira, mesmo depois que crescem?
Eis aqui a receita preparada pela minha filhota:

KAFTA NO FORNO
300 gramas de patinho moído
1 cebola média processada
1 dente de alho processado
1 colher de café de sal
3 colheres de sopa de hortelã picada
1/2 xícara de chá de salsa e cebolinha verde picada
1 colher de sopa de óleo de canola (ou girassol)
Palitos de espetinhos

           MODO DE PREPARO
Misturar todos os ingredientes em uma travessa, separar em 6 partes, formar pequenas bolas, espetar nos palitos até o centro do mesmo, apertar ao longo do palito, embrulhar com papel alumínio e colocar os palitos apoiados em uma forma do tipo assadeira, de modo que não encoste no fundo da forma.Levar ao forno quente por aproximadamente 30 minutos. Retirar o papel alumínio e voltar ao forno para dourar por aproximadamente 10 minutos. Servir quente.

*Obs. Dá para 6 porções