Amo essa canção!

Mostrando postagens com marcador Fatos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fatos. Mostrar todas as postagens

11/10/2010

Dia das Crianças - Onde Está a Infância?

Por aqui, amanhã se comemora o Dia das Crianças. Já faz muito tempo que fico refletindo sobre elas e me preocupo muito com isso.
O que vejo no meu dia-a-dia, o que presencio a cada instante, são crianças agindo, falando e se comportando como  se fossem adultos; o pior é que nem sempre imitam  e se comportam como adultos de bem.Vejo na TV, a todo momento, propagandas específicas para esse dia, nas quais as crianças são incentivadas a pedirem de presente aos seus pais, aparelhos eletrônicos de última geração, celulares com câmeras fotográficas  que as meninas certamente usarão para fazerem fotos em poses sensuais e postarem nas redes sociais e por aí vai.
 Criança não gosta mais de brinquedos? Não tem apreço pelos livros? São tantos livros infantis  maravilhosos que existem no mercado, mas eles são ignorados pelas crianças e o que é pior, com o aval dos pais (sem querer generalizar).
Onde será que foi parar a infância das nossas crianças? Que a mídia é perversa, já sabemos disso, mas porque será que pais e mães não se dão conta de que estão entrando nesse jogo de perversidade contra as crianças?
Outro dia, eu estava no salão de beleza e chegou uma jovem mãe com a filha pequena (por volta de 8 anos) para fazer as unhas ( manicure e pedicure) e a menina optou por pintá-las com um esmalte bem vermelho. A mãe exibia isso orgulhosamente, falando para todos os presentes sobre o quanto a filha é vaidosa e o quanto ela incentiva a menina a isso, levando-a toda semana ao salão de beleza para fazer as unhas e escovar os cabelos (detalhe: com mechas coloridas!).
Ao sairem do salão não resiti e comentei com a cabelereira que eu acho isso uma coisa absurda, algo inapropriado para aquela idade. Pela cara com que muitas pessoas me olharam, devo ter sido rotulada  de chata, careta e coisas piores. 
A cabelereira então me contou, que tem uma cliente que leva a filha de 11 anos, para fazer depilação, com cera, nas pernas e na sombrancelha. Fiquei estarrecida com aquilo, porém, me lembrei que conheço várias meninas por volta de 8, 9 anos, cujas mães fazem escova progressiva nos cabelos. Só para lembrar, essa história de que existe  químico para escova progressiva sem adição de formol é pura "balela". Todos levam formol, sim! E o formol é uma dos produtos químicos que mais causam prejuízo ao ser humano.
Fico pensando onde isso tudo levará as nossas crianças, que estão tendo sua infância roubada em nome de uma vaidade sem limites, em nome de uma sensualidade completamente fora de hora, que faz com que elas estejam se  desenvolvendo fisicamente de maneira precoce, por conta dos milhões de estímulos recebidos nesse sentido, sem que  tenham nenhuma maturidade mental para arcarem com as consequências que isso acarreta. 
Contando outra historinha (infelizmente verdadeira), outro dia pedi a um menino de 7 anos que desenhasse seu auto-retrato. Ele fez o desenho em uma academia de ginástica, "puxando ferro"  e com os braços e pernas super musculosos. Ao indagá-lo sobre aquele desenho, ele disse-me que seu pai prometeu que no próximo ano irá matriculá-lo em uma academia de ginástica, para que ele já cresca  com o corpo"sarado".
Então, diante de tudo isso eu me pergunto: Onde foi parar a infância das nossas crianças?!

13/08/2010

Esclarecimentos - Blogagem Coletiva Sentimentos

Caríssimos participantes da Blogagem Coletiva Sentimentos,  quero pedir-lhe desculpas porque vou atrasar a postagem sobre a Inveja,  proposta feita pela Glorinha  para a data de hoje.
Motivo: ontem à noite, quando eu estava pensando na postagem que faria para hoje, minha filha Indira, do blog Vivendo e Aprendendo,  ligou-me, chorando, dizendo que havia sofrido um acidente de carro. Voês devem imaginar como fiquei. Perdi o chão, perdi o fôlego e mesmo depois que ela disse que não foi  grave, eu  fiquei desnorteada e não tive mais concentração para nada .
Graças a Deus que os prejuízos foram apenas materiais! Mesmo assim, ela ficou muito, muito triste pois como alguns aqui sabem, ela está de casamento marcado para Setembro, está tendo muitos gastos por conta disso, está de emprego novo (começou essa semana) e depende do carro para trabalhar, além do carro ser "novinho em folha". Claro que tentei fazê-la enxergar que prejuízos materiais são recuperáveis e que a vida é o nosso bem mais valioso, mesmo assim sei que está sendo um momento difícil para ela.

Quanto a minha participação na Blogagem Coletiva, ficará para hoje à noite ou talvez para amanhã.

10/08/2010

Pinto...O Filhinho da Galinha

Ando na correria e mal estou conseguindo passar por aqui e visitar todos os amigos . Hoje porém, eu não resiti, pois precisava compartilhar com vocês uma história real, que aconteceu, na última quinta-feira, com uma amiga minha.
A minha amiga é professora do primeiro ano do ensino fundamental, trabalha com crianças de 6 anos.  Naquela dia, ela resolveu dar uma cruzadinha com o nome de alguns  bichos para os alunos; uma das figuras que eles deveriam olhar  e escrever o nome  nos quadrinhos era o pinto, "o filhinho da galinha" (como foi explicado depois pela professora). Claro que a minha amiga ficou preocupada com a repercussão que isso poderia ter na classe, porém, como eles ainda são muito pequenos, ela se tranquilizou e distribuiu as  folhas, dando em seguida as orientações  sobre a lição.
Uma das alunas levantou a folha, no fundo da classe, e perguntou:
- Professora, esse bichinho aqui, é uma arara, não é?
A professora respondeu:
-Não querida.  Esse bichinho é o filhinho da galinha.
Outra aluna  comentou:
- É o pintinho!
A professora  tentando fazer com eles pensassem falou:
- Nesse espaço, não cabe a palavra pintinho. Como então, vocês deverão escrever?
Um dos meninos respondeu:
- Pinto! A palavra é pinto.
-Muito bem! Disse a professora.
A classe começou a gargalhar e a minha amiga, muito séria, disse que não estava entendendo o motivo das gargalhadas, já que o nome do "filhinho" da galinha é mesmo pinto.
Um dos meninos, todo cheio de si, foi até a mesa da professora e disse:
- Não liga não, professora. Isso é coisa de homem (Olha só isso!!!)
A professora  perguntou:
- Por que isso é coisa de homem?
Um outro aluno, sentado na frente, perguntou:
- A senhora tem esposo ( não foi marido, não...Foi esposo mesmo)?
Professora respondeu:
- Sim. Eu tenho esposo.
Ele disse:
- Então não esquenta não, professora. Um dia a senhora vai descobrir do que estamos falando.
Gente, essa crianças têm somente 6 anos! O que a princípio parece engraçadinho, é na verdade a ponta de um iceberg. Elas estão perdendo a inocência cada vez mais cedo e isso é assustador.

05/08/2010

Meu Dinheiro de Volta

Vocês devem estar lembrados que no início do mês passado eu fiz um post, intitulado"Bandidos Eletrônicos- Eles Estão Soltos, cuidado!" para expressar minha idignação com o caixa eletrônico, dentro do banco, que "surrupiou" meu dinheiro.Se você não sabe do que estou falando, leia sobre isso aqui aqui 
Bem, muitos amigos quiseram saber o desfecho da história e aí está:
- Como eu estava de férias, não quis me estressar indo ao banco naqueles dias, até porque não era um valor tão alto. Fui somente quinze dias depois e pasmem: o dinheiro ainda não havia sido depositado, mesmo o gerente pedindo os dados da minha conta e prometendo que na segunda-feira ( o fato aconteceu na quinta)o meu dinheiro seria devolvido. Tive que enfrentar uma fila enorme, esperar o gerente, que não se encontrava na agência naquele  momento, para poder exigir o  que me pertencia.
Tive o meu dinheiro devolvido naquele dia, mas não sem antes  ter que reclamar, resmungar e perder  uma boa parte da tarde.

06/07/2010

Frida Kahlo - A Tua Dor é a Minha Dor

Se estivesse viva, Frida Kahlo estaria completando hoje, 103 anos. Eu não poderia deixar passar em branco essa data, já que Frida é uma das minhas artistas preferidas. Sua obra autobiográfica é tão forte quanto foi a sua dor, tanto a dor física como as dores emocionais, é impactante como foi a sua vida.
Essa mulher tirava uma força tão grande de dentro de si que conhecendo a sua história fica até difícil pensar que os nossos problemas são  os maiores do mundo, como muitas vezes nos parcem.
Me identifico demais com ela, não apenas pela sua força interior, já que  a minha não chega nem perto da que ela tinha mas,  vivi um drama pessoal decorrente de um acidente automobilístico e vi minha filha sofrendo as dores de Frida, tomando morfina até mesmo para suportar um simples banho ou para conseguir dormir por 15 minutos, vi minha filha usando, por muito tempo, um colete parecido com o que ela usa nesse auto retrato, e carregando, até hoje, em sua coluna vertebral, uma haste metálica idêntica a essa  que Frida também carregou...É impossível não me emocionar quando falo sobre esse assunto. Talvez um dia eu conte, aqui no blog, os detalhes desse capítulo da minha história e os fantasmas que ainda rondam a minha cabeça quando as lembranças insistem em me atormentar. É impossível não chorar por dentro cada vez que  olho as obras  ou cada vez que leio sobre essa artista  que me fala tão alto ao coração.
É para Frida Kahlo que vai a minha homengem de hoje.

29/06/2010

A Cidade do Sol - Emoção e Reflexão

Sinopse: "Mariam tem 33 anos. Sua mae morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas nao controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas nao controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sos. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios."
Faz um tempinho que acabei de ler esse livro maravilhoso (por indicação da minha amiga Laís) e  estou querendo escrever um pouco sobre o mesmo pois, há muito tempo eu não lia um livro tão comovente quanto esse. É um livro para viajar na cultura afegã, na história e principalmente no universo feminino daquele país.
É triste e lamentável saber que em pleno século XXI, mulheres ainda vivem daquela forma, sofrendo os mais diversos tipos de humilhação que o autor da obra nos mostra, através de Mariam e Laila; presonagens principais do livro.
Fiquei totalmente envolvida com essa leitura e, mesmo sem muito tempo,"devorei" o livro em exatos 13 dias.
Quando li o post da Glorinha sobre a cultura africana e a forma como vivem as mulheres naquele continente, me senti inspirada para falar sobre a condição feminina no Afeganistão.
Logo após ler o livro de Khaled Hosseini, encontrei uma matéria sobre o assunto , onde vi dados alarmantes sobre a condição (atual) das mulheres afegãs:
*"A aplicação de castigos físicos a mulheres de "mau comportamento" continua a ser vista como um dever e um direito da família. Uma pesquisa feita em 2008 com 4 700 afegãs mostrou que 87% já tinham sido vítimas de espancamentos ou abusos sexuais e psicológicos.
* No Afeganistão, apenas 15% das mulheres com mais de 15 anos sabem ler e escrever.
* Entre 2008 e 2009, ao menos oitenta afegãs tentaram o suicídio ateando fogo ao prórpio corpo. Na província de Herat, a oeste de Cabul, a incidência desse tipo de episódio é tão alta que o principal hospital da região montou uma unidade para atender exclusivamente a casos assim (a grande maioria é de mulhres com no máximo 26 anos que se dizem cansadas da vida)
Gente, imagine o sofrimento profundo dessas mulhres que no auge da juventude  já não querem mais continuar vivendo.
* A segregação sexista faz com que até nos saguões dos aeroportos e nas festas de casamento exista um "setor feminino".
* Nove anos depois da queda do regime do Talibã, as afegãs continuam pagando a parte mais pesada da conta do fundamentalismo religioso. Nas ruas, a maioria (um percentual de 70%)  ainda usa a burca (não porquê gostam mas porquê são obrigadas, por seus homens), metade delas ainda casa antes dos 16 anos, com alguém escolhido pela família e  embora o regime Talibã tenha "caído" há um tempo, elas não ousam desafiar muitas  regras que foram impostas naquela época.

Segundo o último relatório feito pelo Unicef, o Afeganistão foi considerado o lugar mais perigoso do mundo para gerar uma criança mas...Se essa criança for do sexo feminino, nascer é ainda muito pior.
Um assunto que sem dúvida, merece, no mínimo, uma reflexão.

08/04/2010

Tragédia no Rio de Janeiro

Deixo aqui a minha solidariedade ao povo carioca. A todos que perderam seus entes queridos e também aqueles  que perderam suas casas e tudo que construíram ao longo de suas vidas.
Um tragédia de grandes proporções, o maior temporal do estado em 44 anos que, segundo as últimas notícias, já contabiliza 20 mil desabrigados e 175 mortos. Sendo que 100 dessas vítimas moravam na cidade de Niterói.

26/03/2010

Reflexão Sobre Justiça

Hoje, no quarto dia de julgamento do caso Isabella Nardoni, vendo o sensacionalismo, o espetáculo da mídia, juntamente com a confusão das  pessoas que se aglomeram em frente ao fórum no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, me fizeram pensar sobre o conceito da palavra JUSTIÇA  e seu real  significado.
"O termo justiça de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o principio básico de um acordo que objetiva manter a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal ou na sua aplicação a casos específicos. Sua ordem máxima, representada em Roma por uma estátua, com olhos vendados, visa seus valores máximos onde "todos são iguais perante a lei" e "todos têm iguais garantias legais", ou ainda, "todos têm iguais direitos". A justiça deve buscar a igualdade entre os cidadãos."
Quantas crianças morrem de forma idêntica a pequena Isabella em nosso país todos os anos  e a mídia não lhes dedica mais do que dez segundos, quando muito! São inúmeros, os casos.
Segundo Aristóteles,o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).
Portanto, com base em Aristóteles, não devemos esperar e clamar apenas por  aquela justiça que cumpre as leis. Devemos clamar também, pela justiça no sentido universal; aquela que é feita através da igual importância que damos a fatos semelhantes. Então, eu me pergunto: por que será que essas pessoas que largam seus empregos, viajam milhares de quilômetros e permanecem dias e dias embaixo de chuva e de sol chorando cipiosamante a morte da pequena Isabella, também não se sensibilizam quando casos semelhantes acontecem?? Por que será que elas também não vão às ruas clamando por justiça para as outras crianças que são brutalmente assassinadas?
Terão sido elas influenciadas pela mídia? Será essa mídia justa, quando não coloca em prática conceitos de igualdade, tratando de igual maneira todos os casos semelhantes? Será que todas essas pessoas  estão apenas experimentando uma catarse?
De acordo com Aristóteles, a catarse é o sentimento de terror e piedade que a tragédia  provoca nos expectadores, quando o herói, passa da ventura para a desventura por ter cometido algum "ato falho". A catarse, então, seria a purificação dessas emoções.
*No início desse mês,  uma criança de 1 ano e 8 meses morreu em Goiânia, de falência múltipla dos órgãos depois de ficar 20 horas sem receber alimentação e água. Quem foram os resposáveis? A própria mãe de 22 anos e o padastro do bebê. Em entrevista na TV eu ouvi essa mãe dizer que não sabia que deixar um bebê sem água ou comida causaria sua morte. A mãe monstro  afirmou isso de maneira cínica, sem mover um único músculo do rosto, sem  expressar   nunhum    sentimento  ou remorso.
A notícia foi rápida e divulgada por apenas uma emissora de televisão, de modo que poucas pessoas ouviram falar sobre o caso.
*Há dois anos, dois irmãos foram assassinados pelo pai e pela madrasta na Grande São Paulo, com requintes de crueldade. Morreram asfixiados, depois foi ateado fogo aos corpos e por fim esquartejados e colocados no lixo. Durante quanto tempo a  mídia abordou o assunto? Não mais do que dois ou tres dias. Hoje, quem se lembra do caso? Pouquíssimas pessoas e ninguém fala  mais sobre o assunto.
Em julho de 2009, duas crianças, uma de dois anos e outra de nove meses, foram assassinadas com uma barra de ferro na cidade de Recife  e mais uma vez lhes pergunto: quem foi a assassino? O próprio pai.  Quantas pessoas ouviram falar desse caso? Certamente poucas pois, que eu saiba, ele foi noticiado somente pelos jornais da região.
É claro que queremos justiça no caso Isabella mas, não devemos esquecer que casos como o dela, acontecem com muita frequência portanto a mídia, como a grande formadora de opinião, deveria dar tratamento igual aos outros casos e nós, deveríamos pensar mais sobre tudo isso...Para não sermos manipulados pela "cultura televisiva", que muitas vezes desfaz o raciocínio das pessoas e modifica completamente a opinião do povo, direcionando-o no sentido que ela quer .
Desculpe-me pelo desabafo, mas eu tinha que falar. Estava preso na garganta.


*Fontes de referência: wikpedia.org; Dicionário da Mitologia Grega e  Romana (Pierre Grimal); midiaindependente.org

19/03/2010

Hoje é Dia de Emoção

Como diz Milton Nascimento, "amigo é coisa pra se guardar do lado esquero do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não..."
Como é de costume, hoje logo cedo dei uma checada em minhas mensagens e olha o mimo que recebi da minha amiga Cássia! Uma amiga que embora não tenha nascido cigana, tem alma  cigana e se dedica aos estudos e a preservação dessa cultura. Uma pessoa linda demais (por fora e por dentro) um ser admirável. 
Nos conhecemos no trabalho e assim que ela chegou já nos identificamos. Somos duas "estabanadas"dessas que batem a cara no vidro, cai da cadeira no meio de um evento e por conta disso, ríamos muito das nossas trapalhadas.
Um dia ela foi embora e nunca mais nos vimos mas, até hoje, graças aos novos meios de comunicação, mantemos contato. Isso faz pelo menos quatro anos porém, tem dias que lembro dela com muito carinho e saudade e hoje ela  me  deixou com as emoções à flor da pele, quando enviou-me  essa foto minha  com o meu amado, editada em programa de imagem e certamente feita com muito carinho.


*Créditos vídeo: ammyleadertaining

17/03/2010

Meu Estilo

Desde a adolescência que gosto de costomizar minhas coisas, de personalizar meus objetos. Por uma questão de tempo, isso nem sempre é possível mas, quando dá, faço  sempre um mimo para mim mesma, para minhas filhas ou simplesmente para presentear amigos queridos.
Não comercializo porque, infelizmente, nem todo mundo valoriza trabalhos assim já que não sabe as horas de dedicação que são gastas para se executar um objeto como esses.
Quando não consigo fazer minhas próprias bijouterias, compro de amigas que trabalham nessa mesma linha: com objetos personalizados e exclusivos. E se gosto de algo da vitrine de uma loja, sempre penso em um jeito diferente de usar, de fazer alguma adaptação que deixe o mesmo com a minha cara. Assim, transformo uma peça atual em algo especial.

É claro que objetos assim custam um pouco mais caro porém, se o preço não for abusivo, acho que vale á pena investir para se ter algo diferenciado.
Todos os objetos que mostrei aqui são meus. Esse é o meu estilo.
O colar de fuxicos e chochê fui eu quem fiz, as pulseiras e os brincos foram comprados de uma amiga, o relógio ganhei do meu marido há exatos dez anos e tem uma história muito engraçada:
Fiquei 4 anos sonhando com ele, sempre que o via na vitrine de um shopping  mas, nunca tinha coragem para comprá-lo pois, era um relógio caro. É de uma marca francesa e há 10 anos, os produtos importados tinham preços altíssimos.
Um dia minha máquina de lavar roupas quebrou. Antes que eu eu pensasse em comprar outra, recebi uma máquina nova em casa. Então, no mesmo momento meu marido ligou perguntando se eu tinha gostado do presente.Pensei duas vezes antes de responder e disse que  tudo bem...Era uma presente útil mas que eu preferia ganhar um perfume, por exemplo.
Ele pediu que eu fosse ver direitinho a máquina por dentro e dizer se tinha gostado da parte interna.Claro que não entendi nada mas fui. Ao abrir a mesma, o que encontrei lá dentro? Uma caixinha de presente com o meu tão sonhado relógio.
Nem preciso dizer que quase desmaiei de tanta alegria.

15/03/2010

Pare o Mundo! Eu quero Descer...

Ontem à noite, vi uma máteria na TV que me fez lembrar um fato ocorrido  semana passada e que me deixou  muito indignada, pelo mesmo motivo que já fiquei tantas vezes.
Outro dia, fui ao hipermercado e por conta do calor, quis deixar o meu carro no estacionamento coberto. Como é de costume, dei uma volta e, perto da entrada só tinha vagas para idosos e portadores de deficiência física. Me afastei um pouco e percebi que tinha várias vagas, há menos de 20 metros dali.
Enquanto me dirigia à pé para a entrada, notei que vários carros que chegaram depois de mim e estacionaram ali mesmo, nas vagas exclusivas. Detalhe: todos os motoristas desses carros eram pessoas jovens e saudáveis. Fui falar com um deles que foi super arrogante comigo e me disse o seguinte: "cuide da sua vida".
Em outra ocasião, levei minha mãe que já é bastante idosa , com enorme dificuldade de locomoção, ao banco. Tive que ficar dando voltas no quarteirão pois, todas as vagas exclusivas estavam ocupadas. Não aguentei aquilo, entrei no banco e falei com o segurança que anunciou o fato mas, ninguém se habilitou a tirar seu carro dali. Tive que ficar esperando e constatei (o que eu já imaginava) depois de um tempo, que as pessoas que ocupavam aquelas vagas eram mesmo pessoas saudáveis e na maior parte dos casos, eram jovens.
Fico revoltada com essa atitude e, diferente do especialista que vi na TV dizendo que isso é malandragem, considero isso como uma tremendo egoísmo,  falta de caráter mesmo.
Será que essas pessoas não pensam que a fatalidade sobrevém a todos? Que um dia poderão estar com dificuldades de locomoção? Será que elas não pensam que um dia serão idosas também, caso não morram jovens?
Nos ônibus coletivos e no metrô a situação é a mesma. Pessoas sentam nos bancos exclusivos e quando entra algum idoso, grávida ou portador de deficiência física, essas pessoas até fingem que estão dormindo, para não ceder o lugar a quem é de direito. Então eu me pergunto? "Que país é esse"? Que falta de respeito!
Além de tudo, nem punidas essas pessoas são.Quando muito (o que é raríssimo) são apenas alertadas de que estão fazendo algo errado...Como se elas não soubesem o que estão fazendo!

01/03/2010

Comidinhas de Domingo


Reunir a família, em volta da mesa, para compartilhar o almoço de domingo, sempre foi um evento sagrado para mim. Até hoje,que minhas filhas já cresceram, já saíram de casa, faço questão de preservar esse costume mas, ultimamente tenho tido a alegria de ser convidada para o almoço de domingo na casa da minha filha mais velha, já que a minha caçula não almoça conosco pois, mora há 2.000Km de distância...Snif...Snif...Snif.
O talento da minha primogênita nunca tinha sido a gastronomia porém, agora, ela resolveu fazer uma reeducação alimentar e mudar definitivamente (assim espero) sua relação com os alimentos e, segundo a nutricionista que ela freqüenta, nada melhor do que passar a preparar os próprios pratos para aprender a valorizar mais os alimentos.
No primeiro domingo, ficamos todos muito cépticos aqui em casa mas, para a nossa surpresa, ela se saiu muitíssimo bem no preparo de uma "Massa Integral com Shiitake e Alcachofras."
Já para esse domingo, o prato escolhido foi: "Kafta no Forno" acompanhada de "Arroz com Açafrão." Foi um grande sucesso na família e, então eu fiquei pensando: não é que os filhos sempre nos surpreendem, de alguma maneira, mesmo depois que crescem?
Eis aqui a receita preparada pela minha filhota:

KAFTA NO FORNO
300 gramas de patinho moído
1 cebola média processada
1 dente de alho processado
1 colher de café de sal
3 colheres de sopa de hortelã picada
1/2 xícara de chá de salsa e cebolinha verde picada
1 colher de sopa de óleo de canola (ou girassol)
Palitos de espetinhos

           MODO DE PREPARO
Misturar todos os ingredientes em uma travessa, separar em 6 partes, formar pequenas bolas, espetar nos palitos até o centro do mesmo, apertar ao longo do palito, embrulhar com papel alumínio e colocar os palitos apoiados em uma forma do tipo assadeira, de modo que não encoste no fundo da forma.Levar ao forno quente por aproximadamente 30 minutos. Retirar o papel alumínio e voltar ao forno para dourar por aproximadamente 10 minutos. Servir quente.

*Obs. Dá para 6 porções

24/02/2010

Perdeu o Celular? Minimize a Perda

No final do ano passado aconteceu algo bem chato.Em uma viagem a outro país, meu marido perdeu o aparelho de celular dele. Uma semana depois de voltarmos, foi a minha vez.
Eram aparelhos caros, de última geração e ficamos amargando e lamentando  o prejuízo financeiro. Sem contar com a chateação de perder nossas agendas.
O meu, foi perdido dentro de uma grande loja de departamento, aqui de Sampa . Esqueci o mesmo em um banco e, menos de cinco minutos depois anunciei a perda. Os funcionários solicitaram(através de microfones) a quem encontou que devolvesem mas, infelizmente isso não aconteceu, o que me levou a conclusão que, certamente, a pessoa que encontrou agiu de má fé. Ficou claro que ela queria o meu aparelho pois, desligou o celular imediatamente.
Ao chegar em casa, fiz um bloetim de ocorrência pela internet mesmo e, logo em seguida liguei para a operadora solicitando o bloqueio da linha.
Cerca de dois dias depois, recebi um email da Secretaria de Segurança dizendo que eu já poderia entrar no site e imprimir o meu BO. Com o número do boletim em mãos, voltei a ligar para a operadora e fiz o bloqueio do meu aparelho mas isso só foi possível porque eu tinha guardada a caixa do mesmo pois, para bloqueá-lo foi necessário passar para a operadora um número do código de barra que fica na lateral da caixa.
Meu marido conseguiu reaver a linha mas, como não tinha guardado a caixa , não sabia o número e não teve como bloquear o aparelho dele.
Eu quis compartilhar essa informação, porque imagino que muitas pessoas não têm conhecimento disso (assim como eu não tinha, até então).
Portanto, guardem a caixa dos seus aparelhos ou pelo menos, guarde o número que fica na lateral da caixa porque, um dia ele poderá ser bem útil, como foi para mim.
Se todos procedessem assim, quem sabe diminuiria os roubos de celulares
Ah! Depois disso, decidimos (meu marido e eu) comprar aparelhos bem simples, com funções que realmente usamos em nosso dia-a-dia.
Outra coisa: agora insiro todos os números da minha agenda no site da operadora que oferece o serviço gratuitamente.
Fazer o BO na delegacia virtual é simples e muito rápido portanto, vou deixar aqui o endereço aqui:
http://www.ssp.sp.gov.br/Bo/

23/02/2010

Já Virou Pizza...

Pois é amigos...A novela Kassab já virou pizza, como tantos e tantos outros casos de corrupção política que que acontecem, diariamente, em nosso país.
O mais duro de tudo, é ver a cara desses canalhas na televisão e em todo as mídias, dando uma de coitados, de vítimas, de perseguidos, mentindo descaradamente. Sem dúvida nenhuma, essas pizzas, nos quais todos os casos se transformam, são muito difíceis de digerir.

07/02/2010

Por Acaso Tenho Cara de Palhaço, Kassab??

Deve ser assim que o Sr. Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo (eleito pelo povo)vê os moradores da maior cidade do Brasil, certamente. Se não é assim que ele vê, é assim que eu me sinto: COM CARA DE PALHAÇO! E tenho, a mais absoluta certeza, de que esse sentimento é compartilhado por muitos paulistanos.
Escolhi  esse palhaço para ilustrar o texto porque ele não é um palhaço comum. Fotografei o mesmo ano passado e naquela época, ele já andava com um remo e um óculos de natação, motivos pelos quais achei que veio a calhar nesse momento em que para andarmos pelas ruas da cidade, temos de nos equipar com tais acessórios para não morrermos afogados, enquanto o senhor prefeito não está nem aí!
Bem, na verdade esse é outro assunto que merece mais um post. Hoje, estou aqui para protestar contra as atitudes arbitrárias desse senhor(eleito pelo povo) em relação a inspeção veicular.  
Para quem não sabe, a prefeitura implantou o sistema de inspeção veicular em 2008 com o objetivo (aquele objetivo que foi declarado...) de minimzar as emissões de poluentes na  cidade; uma vez que o proprietário do veículo que não está em dia com a manutenção e for reprovado tem o prazo de um mês para retornar.
 Pelo serviço que dura aproximadamente 7 minutos, desembolsamos a quantia de R$ 52,23.Quantia essa    que era    devolvida em nossa conta bancária, caso o veículo fosse aprovado na inspeção. Até aí tudo bem (parece até uma atitude legal,uma preocupação com o meio ambiente) mesmo tendo que faltar ao serviço para fazer a inspeção na data agendada pois, nem sempre é quando queremos e sim,quando tem a disponibilidade.
 Para o ano de 2010    temos uma grande novidade, caros leitores: a quantia que teve um aumento  de 7% em relação ao ano passado, ficando atualmente em 56,44, NÃO  será  devolvida. Nem mesmo aqueles proprietários de veículos  que estejam com a manutençao em dia e forem aprovados pela inspeção receberão seu dinheiro de volta.E tem mais: se você perder a data, a multa aplicada será de R$ 550,00 portanto, fique atento pois, a data da sua inspeção é de acordo com  a placa do seu carro,conforme determinado pela prefeitura.
Diante dessa situação, eu  completamente indignada, lhes convido a pensar:
- para onde vai todo esse dinheiro???
Não pense que é pouco dinheiro, não. A estimativa do IBGE  é que a cidade de São Paulo tem atualmente 11.037.593  habitantes e segundo uma pesquisa feita pelo Departamento Estadual de Trânsito em 2008, a cidade já  tinha uma frota  enorme de carros(sem contar as motos, que também passam pela inspeção) o correspondente a 1 carro para cada 2 habitantes e naquele ano, cerca de 1.000 a 1.500 carros novos eram colocados nas ruas da cidade, diariamente.
Detalhe: esses dados foram levantados antes da isenção do IPI. Imaginem só depois disso...Imaginem só,quantos milhões arrecadados na inspeção veicular serão embolsados pela prefeitura. Se isso tudo fosse revertido em benefícios para a população mas....Sinceramente, eu não acredito mais em Papai Noel . E  você, o que acha ?

28/01/2010

Mais Chuva em São Paulo



Já virou rotina. Todos os dias, no final da tarde (muitas vezes no início da tarde, como hoje) começa o "dilúvio" em São Paulo, deixando a cidade  completamente alagada, o trânsito impossível, aeroportos fechados e por aí vai.
São 65 mortos no estado e milhares de desabrigados. São 37 dias consecutivos de chuva e, pelo visto ela ainda vai causar muitos estragos pois, sabe Deus quando esse temporais vão dar uma trégua. 
Aqueles que podem, mudaram suas rotinas. Eu mesma (como ainda estou de férias) procuro sair, para resolver as minhas coisas, no período da manhã mas, a grande maioria das pessoas não têm essa oportunidade; muitas trabalham a quilômetros de suas casas e precisam enfrentar horas, muitas horas para chegarem aos seus lares.
Ainda ontem, uma amiga minha levou 3 horas no trânsito entre o aeroporto de Cumbica(em Guarulhos) e o aeroporto de Congonhas (no bairro de Moema)
Governantes, que na relidade nada fazem para melhorar a vida dos paulistnos, jogam a culpa na natureza. Pessoas, jogam a culpa nos governantes e assim vamos levando... Todo mundo parece procurar um culpado para situações de calamidades porém, eu me pergunto: será que todos nós fazemos mesmo a nossa parte?
Essa semana aconteceu algo que me fez refletir sobre isso. Eu estava parada em um semáforo, quando vi passageiros de outro carro jogando lixo na rua (detalhe:uma rua que costuma ficar alagada) e infelizmente, isso é rotina...Outro dia, trafegando pela Av dos Bndeirantes, meu carro  foi atingido, no para brisa, por uma latinha de refrigerante atirada pelo motorista do carro da frente. 
Apesar de muito se falar atualmente, em proteção ao meio ambiente,em respeito à natureza, vejo que na prática pouco se faz.
Pode até parecer piegas mas o fato é que enquanto todas as pessoas, não tomarem consciência da importância desse ato, sofreremos cada vez mais as consquências  e, ficaremos assustados cada vez que olharmos para o céu e vermos as nuvens anunciando novos temporais.
                            

25/01/2010

Parabéns São Paulo!


São Paulo está aniversariando, completando 456 anos! É uma velha senhora. Uma senhora de respeito, com cara bem moderinha. É a mãe cujo coração sempre cabe mais um, aquela que acolhe seus filhos e está sempre  de braços abertos , ainda que às vezes seja maltratada por eles.
Por ser uma das maiores do mundo, São Paulo tem grandes problemas. Até porque, quando se trata de São Paulo tudo é superlativo mas essa cidade, que eu amo tanto, também tem suas belezas, tem coisas maravilhosas que somente quem mora aqui entende. Tem arte espalhada por todos os cantos, tem muito verde em seus inúmeros parques, tem cultura do mundo inteiro, tem uma das mais diversificadas gastronomias do planeta, tem o requinte e a sofisticação das grandes grifes mas tem também a 25 de Março com seu comércio popular. Enfim...Tudo que se falar sobre São Paulo ainda é pouco para descrevê-la.
Em minha opinião, SÃO PAULO É TUDO DE BOM!


Acho que ninguém traduziu melhor essa cidade do que o queridíssimo Caetano Veloso em sua música Sampa, com a qual finalizo a minha homenagem através do vídeo abaixo.