Amo essa canção!

Mostrando postagens com marcador Você sabia?. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Você sabia?. Mostrar todas as postagens

18/05/2011

"Brasil - Um País de Todos..." Será Mesmo?!



                                        Imagens daqui

Antes do meu post de hoje, propriamente dito, quero agradecer a todos os amigos que me deixaram recadinhos no post anterior. Obrigada mesmo, de coração.
Felizmente a vida continua, e assim, como uma fênix, vamos renascendo das cinzas a cada novo dia
Não costumo deixar longas mensagens em minha página do Facebook, mas hoje, depois de receber da minha filha o vídeo abaixo, com o discurso inflamado de uma professora do Rio Grande do Norte, foi impossível não fazer um desabafo que ao mesmo tempo é uma homenagem a todos os professores deste país.
Embora essa professora fale das precariedades da Educação em seu estado, posso garantir a vocês que essa é a realidade vivida por todos os professores brasileiros, especialmente os professores de São Paulo.
É para eles, que já estiveram em sala de aula, e também para os que ainda estão atuando, que vai minha homenagem de hoje. É para esses profissionais que são os verdadeiros heróis do Brasil, que trabalham incansavelmente para melhorar o ensino, mesmo ganhando salários vergonhosos, até quando possuem 2, 3, 4 diplomas universitários em seus currículos ,  que são agredidos física e verbalmente por alunos e até mesmo por pais de alunos, que estão sendo mortos pelo simples fato de darem ao aluno a nota que ele merece, que trabalham em condições precárias, sendo humilhados, escrachados em praça pública por governantes irresponsáveis que apresentam números absurdos, estatísticas totalmente mentirosas, dizendo que a Educação deste país está melhorando a cada dia. Isso é uma grande mentira!! Tudo na Educação é mascarado, os números são inventados, conforme a conveniência dos políticos.
Está na hora da sociedade brasileira acordar e perceber que sem educação um país não irá longe. Está na hora da sociedade brasileira sair da letargia, da comodidade de ficar agarrados aos pelos do coelho, de subir à superfície, para ver o que está acontecendo e tomar partido, porque afinal, educação é um problema de todos nós.
Professor não é o culpado pelo fracasso da educação, não é vilão que se mostra na TV, ele é o herói, na história da Educação Brasileira!

20/10/2010

Importantíssimo! Imagens no Blog

Olá amigos!
Através dos comentários de vocês em meu post anterior, percebi que todos compartilham comigo as preocupações relacionadas com o limite que temos para postar imagens em nossos amados blogs, bem como saber a quantas anda a nossa cota de imagens.

Pois bem, já que  "levantei a lebre", que deixei a maioria de vocês preocupados, me senti na obrigação de correr atrás de  maiores informações sobre o assunto e repassar o que descobri.

1) Existe realmente essa cota, que é de 1024 MB ( isso significa  1 GB mesmo). Ela  inclui  imagens que armazenamos no gmail e álbuns do Picasa (isso é automático quando enviamos imagens para nossos blogs).

2) Alguns  me perguntaram se isso é pouco ou é muito. Bem, creio que aqui,  vale a mesma regra do Flickr, sobre o qual falei no post anterior: quanto maior for a imagem, mais espaço ela ocupará e mais rápido sua cota será atingida. Portanto, o ideal é  sempre reduzir o tamanho da imagem, mas não tanto a ponto de perder qualidade.
Procuro colocar as minhas fotos sempre em 1024 x 734 (pixels), respeitando as proporções entre largura x altura. Dá até para ser menor. Por exemplo: 500 x 350 (pixels) que fica nítida, mas eu, particularmente, acho pequena.

3) Existe uma maneira de saber a quantas anda nossa cota? SIM!!! Desobri isso, e quero compartilhar com todos.

Ao entrar no painel de controle do blog, lá no alto, você visualiza seu email, painelminha conta, ajuda e sair. Clique em minha conta e depois, clique em "Álbuns da web do Picasa"; ao abrir, é só rolar o cursor e você verá no finalzinho da página (em letras verdes e pequenas) o quanto você está usando do seu limite. Eu, por exemplo, estou usando 12% da minha cota, o que corresponde a 132 MB dos 1024 MB a que temos direito (essa informação, que aí na foto, eu pintei de amarelo e escrevi "aqui").

Seguindo na mesma linha, tem um link escrito mais espaço... Lá, estão todos os valores cobrados para um armazenamento adicional.

Os valores são os seguintes:
* 20 GB - 5 dólares. Segundo informaçao do google, isso é espaço que dá para armazenar 10.000  fotos em 5 megaxpixel. Uma resolução altíssima.
* 80 GB - 20 dólares
* 200 GB -  50,00 dólares
* 400 GB - 100,00
* 1 TB -( nem tenho idéia do tamanho desse espaço,mas deve ser absurdamente grande,rs) custa 256,00 dólares.
Acima disso, os valores são sob consulta. Lembrando que todos eses valores são cobrados por ano.

Se eu tiver mais uma surpresa em relação ao Blogger (espero não ter outras) porém, se eu descobrir algo novo, fiquem tranquilos, que virei correndo aqui, repassar tudo para vocês. Por hoje é só.

29/06/2010

A Cidade do Sol - Emoção e Reflexão

Sinopse: "Mariam tem 33 anos. Sua mae morreu quando ela tinha 15 anos e Jalil, o homem que deveria ser seu pai, a deu em casamento a Rasheed, um sapateiro de 45 anos. Ela sempre soube que seu destino era servir seu marido e dar-lhe muitos filhos. Mas as pessoas nao controlam seus destinos. Laila tem 14 anos. É filha de um professor que sempre lhe diz: "Você pode ser tudo o que quiser." Ela vai à escola todos os dias, é considerada uma das melhores alunas do colégio e sempre soube que seu destino era muito maior do que casar e ter filhos. Mas as pessoas nao controlam seus destinos. Confrontadas pela História, o que parecia impossível acontece: Mariam e Laila se encontram, absolutamente sos. E a partir desse momento, embora a História continue a decidir os destinos, uma outra história começa a ser contada, aquela que ensina que todos nós fazemos parte do "todo humano", somos iguais na diferença, com nossos pensamentos, sentimentos e mistérios."
Faz um tempinho que acabei de ler esse livro maravilhoso (por indicação da minha amiga Laís) e  estou querendo escrever um pouco sobre o mesmo pois, há muito tempo eu não lia um livro tão comovente quanto esse. É um livro para viajar na cultura afegã, na história e principalmente no universo feminino daquele país.
É triste e lamentável saber que em pleno século XXI, mulheres ainda vivem daquela forma, sofrendo os mais diversos tipos de humilhação que o autor da obra nos mostra, através de Mariam e Laila; presonagens principais do livro.
Fiquei totalmente envolvida com essa leitura e, mesmo sem muito tempo,"devorei" o livro em exatos 13 dias.
Quando li o post da Glorinha sobre a cultura africana e a forma como vivem as mulheres naquele continente, me senti inspirada para falar sobre a condição feminina no Afeganistão.
Logo após ler o livro de Khaled Hosseini, encontrei uma matéria sobre o assunto , onde vi dados alarmantes sobre a condição (atual) das mulheres afegãs:
*"A aplicação de castigos físicos a mulheres de "mau comportamento" continua a ser vista como um dever e um direito da família. Uma pesquisa feita em 2008 com 4 700 afegãs mostrou que 87% já tinham sido vítimas de espancamentos ou abusos sexuais e psicológicos.
* No Afeganistão, apenas 15% das mulheres com mais de 15 anos sabem ler e escrever.
* Entre 2008 e 2009, ao menos oitenta afegãs tentaram o suicídio ateando fogo ao prórpio corpo. Na província de Herat, a oeste de Cabul, a incidência desse tipo de episódio é tão alta que o principal hospital da região montou uma unidade para atender exclusivamente a casos assim (a grande maioria é de mulhres com no máximo 26 anos que se dizem cansadas da vida)
Gente, imagine o sofrimento profundo dessas mulhres que no auge da juventude  já não querem mais continuar vivendo.
* A segregação sexista faz com que até nos saguões dos aeroportos e nas festas de casamento exista um "setor feminino".
* Nove anos depois da queda do regime do Talibã, as afegãs continuam pagando a parte mais pesada da conta do fundamentalismo religioso. Nas ruas, a maioria (um percentual de 70%)  ainda usa a burca (não porquê gostam mas porquê são obrigadas, por seus homens), metade delas ainda casa antes dos 16 anos, com alguém escolhido pela família e  embora o regime Talibã tenha "caído" há um tempo, elas não ousam desafiar muitas  regras que foram impostas naquela época.

Segundo o último relatório feito pelo Unicef, o Afeganistão foi considerado o lugar mais perigoso do mundo para gerar uma criança mas...Se essa criança for do sexo feminino, nascer é ainda muito pior.
Um assunto que sem dúvida, merece, no mínimo, uma reflexão.

24/05/2010

Deixe o Mundo Mais Verde - Blogagem Coletiva

Agora é pra valer. Essa é, realmente, a última semana da blogagem coletiva "Colorindo a Vida" e a proposta da Glorinha é que cada um dos participantes fale da sua cor preferida.
Como não poderia deixar de ser, falarei do verde. Porém, dessa vez, não trago o meu universo particular. Tago a cor em uma escala maior, uma proposta para deixarmos o mundo mais verde, o planeta em melhores condições.
Você consegue imaginar uma coisa que nos dê papel, flores, frutas, castanhas-do-pará, madeira, lugar para os pássaros, e que além de tudo isso ajude a manter o ar limpo? Não! Nada pode substituir as árvores. Precisamos manter o mundo cheio de árvores portanto, plante uma delas.
Você sabia?
* O norte-americano consome 7 árvores por ano, em forma de papel, madeira e outros produtos feitos com árvores. É mais de um bilhão de árvores por ano!
* A casa que tem a sombra de uma árvore precisará de muito menos energia  com o ar-condicionado (até 50% de energia a menos). Isso significa menos carvão quiemado para produzir energia, coisa que, sem dúvida alguma, é uma boa medida para ajudar a salvar o planeta.
Se ainda assim você não se aminou com a idéia de plantar uma árvore de grande porte, que tal cultivar o verde dentro de casa, cercar-se de verde? É simples, fácil e dá um belo visual ao seu lar. Basta uma muda (ou sementes), um recipiente, adubo (orgânico, por favor!) e um pouco de disposição para cuidar das suas plantinhas.
Agora você se animou mas ainda tem dúvidas, em relação ao que gostaria de cultivar? Pois bem, aqui está uma idéia: as verduras, flores e ervas são fáceis de cultivar em vasos, em uma varanda ou mesmo em um peitoril ensolarado. Alface e repolho roxo ficam ótimos assim. Salsa, cebolinha, endro e algumas outras, também ficam bem, plantadas em vasos.
Imagine só  que delícia seria, colher frutas de uma árvore plantada no seu quintal.Tudo de bom não é mesmo?
Se animou, agora? Então, mãos à obra.

* Fonte de referência: Livro - "50 Coisas Simples que as Crianças Podem Fazer para Salvar a Terra".



14/04/2010

Água - Sabendo Usar Não Vai Faltar


Lendo uma revista de turismo encontrei  parte de uma matéria da  National   Geographic. Uma informação super interessante e que veio a calhar com uma série de postagens que tenho em mente, sobre a sustentabilidade do nosso planeta.
Você sabia que a Organização Mundial de Saúde estabelece que 110 litros de água potável  por dia são suficientes para o consumo e higiene do ser humano? Lamentavelmente, não é isso que acontece.
Eis aqui o consumo diário de água (por pessoa) em  algumas regiões do mundo:
1) Canadenses - gastam 500 litros diariamente
2) Norte-Americanos -  gastam 350 litros
3) Japoneses - 350 litros diários
4) Europeus - consomem   200    litros por dia
5) Brasileiros - gastam 150 litros diariamente
6) Africanos(da região subsaariana) consomem apenas 10 a 20 litros por dia
Até que nós, brasileiros,  não estamos tão  acima  do que é  estabelecido  pela    OMS. De qualquer modo,   precisamos  melhorar muito, no que diz respeito aos cuidados com o planeta e isso inclui a questão da água.
As notícias  não são nada animadoras. Segundo a reportagem:
* "Em 15 anos, 1,8 bilhão    de   pessoas   viverá em regiões com severa escassez de água"
*"Aproximadamente 70% da água doce do mundo está sob a forma de gelo. O restante está em aqüíferos, que estamos drenando muito mais rápido do que a capacidade de recarga da natureza"
* " Dois terços da água potável é usada para produzir alimentos"
*" Com 83 milhões de pessoas a mais no planeta a cada ano, a demanda continuará subindo, a menos que a gente mude a maneira de usá-la."

08/04/2010

Curitiba - Uma Cidade Premiada

Como muitos já sabem, passei o último final de semana em Curitiba.Adorei a cidade e garanto que vale a pena incluir a capital paranaense na lista dos lugares que não podemos deixar de conhecer.
O motivo pelo qual estou fazendo esse post é porque entre tantas tragédias, roubalheiras, e corrupção, li ontem uma notícia que muito me alegrou e me fez pensar que em nosso país ainda existem coisas boas. Então, eu quis compartilhar com voces.
Curitiba venceu recentemente um concurso global de cidades sustentáveis e receberá o prêmio no próximo dia 29 de Abril. Ela concorreu com as seguintes cidades: Sidney (Austrália); Malmö (Suécia); Múrcia (Espanha); Songp ( Coréia do Sul); e Stargard Szezecinski ( Polônia) e venceu por unanimidade.
A nota destacou "a abordagem holística com que a cidade encarou os desafios da sustentabilidade em clara demonstração de forte e saudável participação da comunidade e integração da dimensão ambiental com as dimensões intelectual, cultural e social".
Curitiba e seus habitantes estão de parabéns, pois a cidade realmente faz jus ao prêmio e aos inúmeros títulos que carrega em sua história.
Se quiser conhecer um pouco mais sobre essa cidade incrível e aproveitar para saber, com detalhes, como foi a minha viagem clique aqui . 

27/02/2010

A Lua e Eu

Quem de nós nunca ficou admirando a beleza da lua? Quem de nós não fez juras de amor sob a luz do luar? Pensando nisso, lembrei que na época que eu era bem jovem tinha uma relação mais próxima com esse lindo satélite natural da terra. Por exemplo: meu cabelo, só era cortado na lua nova e quando eu precisava perder algum quilinho adquirido depois das férias, era para  a dieta da lua que eu recorria. E vou falar uma coisa pra voces: isso sempre funcionou.
Depois de uns anos, fui perdendo aquilo que eu achava que era apenas uma superstição. A dieta da lua (como tantas outras) saiu da moda e eu até esqueci dela mas, navegando  pela net outro dia, encontrei um site muito bom sobre astronomia e não é que encontrei lá o velho calendário lunar? Claro que na mesma hora tive a idéia de postar aqui e compartilhar com voces (afinal, estamos sempre de dieta...Rs)
A dieta da lua consiste em tomar apenas líquidos e cremes (caldos, sopas, sucos, vitaminhas) por vinte e quatro horas na passagem da lua e, a recompensa é : um quilo a menos na balança (por semana).
Conversei com algumas colegas de trabalho que já fizeram a dieta da lua e muitas disseram que ela não surtiu efeito porém, descobri que essas pessoas faziam a dieta de maneira errada. Elas desconheciam  uma informação super importante: é necessário começar a dieta, no momento exato da passagem de uma lua para outra, seguindo rigorosamente o calendário lunar e fazendo o regime por 24 horas a partir daquele momento.
Eis aqui o calendário lunar para o ano de 2010. Se ainda assim, não eliminarmos os quatro quilos prometidos em um mês, pelo menos teremos purificado nosso estômago e intestinos, limpado tantos resíduos que muitas vezes se deterioram e nos causam algumas doenças.

*LEMBRE-SE: é uma dieta para ser feita apenas uma vez por semana!
Calendário Lunar - 2010

Janeiro -  07/01 07:41 - 15/01 04:13 - 23/01 07:55 - 30/01 03:19  

Fevereiro -05/02 20:50 -  13/02 23:53 -  21/02 21:44 -  28/02 13:39

Março - 07/03 12:43 - 15/03 18:02 -  23/03 08:01  - 29/03 23:27 

Abril - 06/04 06:38 - 14/04 09:30  - 21/04 15:21 - 28/04 09:20

Maio -06/05 01:16 - 13/05 22:06  - 20/05 20:44 -  27/05 20:09 

Junho - 04/06 19:14  12/06 08:16 -  19/06 01:31 -  26/06 08:32

Julho - 04/07 11:37 - 11/07 16:42 -  18/07 07:12 -  25/07 22:38

Agosto - 03/08 02:00 - 10/08 00:09 -  16/08 15:15 -  24/08 14:06

Setembro -01/09 14:23 - 08/09 07:31 -  15/09 02:51 - 23/09 06:19

Outubro -01/10 00:53 - 07/10 15:46 -  14/10 18:29 -  22/10 22:38 -  30/10 09:47

Novembro -  06/11 01:53 -  13/11 13:40 -  21/11 14:29 -  28/11 17:38

Dezembro -  05/12 14:37 -  13/12 11:00 -  21/12 05:15 -  28/12 01:20

24/02/2010

Perdeu o Celular? Minimize a Perda

No final do ano passado aconteceu algo bem chato.Em uma viagem a outro país, meu marido perdeu o aparelho de celular dele. Uma semana depois de voltarmos, foi a minha vez.
Eram aparelhos caros, de última geração e ficamos amargando e lamentando  o prejuízo financeiro. Sem contar com a chateação de perder nossas agendas.
O meu, foi perdido dentro de uma grande loja de departamento, aqui de Sampa . Esqueci o mesmo em um banco e, menos de cinco minutos depois anunciei a perda. Os funcionários solicitaram(através de microfones) a quem encontou que devolvesem mas, infelizmente isso não aconteceu, o que me levou a conclusão que, certamente, a pessoa que encontrou agiu de má fé. Ficou claro que ela queria o meu aparelho pois, desligou o celular imediatamente.
Ao chegar em casa, fiz um bloetim de ocorrência pela internet mesmo e, logo em seguida liguei para a operadora solicitando o bloqueio da linha.
Cerca de dois dias depois, recebi um email da Secretaria de Segurança dizendo que eu já poderia entrar no site e imprimir o meu BO. Com o número do boletim em mãos, voltei a ligar para a operadora e fiz o bloqueio do meu aparelho mas isso só foi possível porque eu tinha guardada a caixa do mesmo pois, para bloqueá-lo foi necessário passar para a operadora um número do código de barra que fica na lateral da caixa.
Meu marido conseguiu reaver a linha mas, como não tinha guardado a caixa , não sabia o número e não teve como bloquear o aparelho dele.
Eu quis compartilhar essa informação, porque imagino que muitas pessoas não têm conhecimento disso (assim como eu não tinha, até então).
Portanto, guardem a caixa dos seus aparelhos ou pelo menos, guarde o número que fica na lateral da caixa porque, um dia ele poderá ser bem útil, como foi para mim.
Se todos procedessem assim, quem sabe diminuiria os roubos de celulares
Ah! Depois disso, decidimos (meu marido e eu) comprar aparelhos bem simples, com funções que realmente usamos em nosso dia-a-dia.
Outra coisa: agora insiro todos os números da minha agenda no site da operadora que oferece o serviço gratuitamente.
Fazer o BO na delegacia virtual é simples e muito rápido portanto, vou deixar aqui o endereço aqui:
http://www.ssp.sp.gov.br/Bo/

19/02/2010

Prazer e Lenda

Quem leu o que está escrito lá no meu perfil já sabe que tenho algumas paixões especiais como: viagens, fotografia e VINHOS (Ai, ai,ai... Porque será que tenho essa tendência a ter  hobbies tão caros?)
Como gosto pesquisar sobre  as coisas pelas quais me apaixono, estudei um pouco sobre esse néctar maravilhoso que atende pelo nome de vinho. Porém,  de modo algum, me considero uma sommelier, muito menos uma enóloga até porque  para isso, eu precisaria de dedicação total e no momento não disponho desse tempo (quem sabe essa será a minha atividade, quando eu estiver aposentada...Rs) 
Bem, então como eu me classifico? Como uma grande APRECIADORA e como alguém que tem a consciência que jamais saberá tudo sobre vinhos pois, ele é só o resultado final de um universo inteiro e, eu estou apenas engatinhando em direção a esse universo.
Pretendo em alguns posts, dividir com voces o que aprendi, o que continuo aprendendo sobre eles mas hoje, especialmente, estou aqui para falar sobre esse vinho que saboreei no almoço de domingo, na casa da minha filha.
O "Casillero del Diabo"  é produzido pela Concha Y Toro, uma marca chilena bastante vendida aqui no Brasil. É uma das parte mais nobres da produção dessa vinícola e tem esse nome devido a uma lenda criada pelo seu proprietário, em tempos remotos.
Diz a lenda que: os melhores vinhos eram selecionados em um lugar especial da vinícola pois, seu proprietário reservava estes para beber com sua família e seus amigos porém, depois de um tempo os barris passaram a desaparecer, estavam sendo roubadas. O velho "Concha" então, resolveu espalhar o boato que ali naquele lugar morava um diabo. Depois disso, nenhum barril foi roubado e a partir desse momento, os vinhos ficaram conhecidos como Casillero del Diabo".
Gosto de tudo que tenha história e ou lenda envolvidas e por isso quis compartilhar com voces a lenda desse vinho.
Em uma próxima oportunidade falarei sobre a uva Syrah ou, Shiraz como é mais conhecida aqui no Novo Mundo.
Esse vinho de Reserva , safra 2008, feito com a uva Shiraz custa cerca de 45 a 50 reais no mercado brasileiro. Uma opção boa e barata de vinho para acompanhar o almoço de domingo.Voces não acham? 

12/02/2010

Carnaval, Carnaval...

Apesar do carnaval no Brasil ser considerado a maior festa popular do mundo, ele tem sua origem nas festividades pagãs da antiga Grécia. Há quem afirme que ele surgiu muito antes disso mas, os relatos que existem datam da civilização grega.
A festa desembarcou no Brasil no ano de 1723 trazida pelos europeus e de acordo com o costume dos portugueses da Ilha da Madeira e dos Açores era comum  as pessoas sairem em um correria louca pelas ruas, sujando as outras com farinha, ovos e água com limão. Esse era um costume também compartilhado pelos escravos vindos de Cabo Verde.
Tempos depois, foi que vieram as batalhas de confetes e serpentinas, assim como também, as máscaras, que foram usadas por mais de setenta  anos e só desapareceram por causa do aumento nos preços dos materiais.Nesse período aos poucos os trajes ficando reduzidos e a explicação para tal fato é que  se fazia necesário por conta da liberdade de movimentos e por conta dos calor do nosso país.
 
Eu já fui uma foliã daquelas, de "pular" quatro, cinco dias de carnaval.Hoje não curto mais.Estou em uma fase mais tranquila (digamos assim...Rs).E você, vai curtir o carnaval? Então não esqueça de tomar algumas precuações:
*evite o consumo exagerado de álcool
*durma, descanse bastante entre uma folia e outra
*use roupas e calçados confortáveis
*hidrate-se. Tome muito líquido porém, cuidado com o tipo de líquido que está tomando. Descobri ontem, que um copo de refrigerante, por exemplo, tem o equivalente a seis, sete colheres de sopa de açúcar portanto, entre um refrigerante e um suco, não pense duas vezes: fique com a segunda opção. Para piorar, o refrigenrante contém aromatizantes, corantes e outros aditivos químicos que só servem para intoxicar o organismo.
                             
Coma alimentos leves, como frutas e verduras, beba muita água, tome água do coco, faça alongamento, antes de cair na folia e tenha um ótimo carnaval!


* referência: Fundação Joaquim Nabuco